Periódico

A REPRESENTAÇÃO DA AFETIVIDADE EM UMA TURMA DE 2° ANO DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA-PA

Autor principal: Melo, Érica da Silva
Outros Autores: Lobato, Vivian da Silva
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2017
Acesso em linha: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4261
id oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-4261
recordtype ojs
spelling oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-42612021-01-06T17:32:14Z A REPRESENTAÇÃO DA AFETIVIDADE EM UMA TURMA DE 2° ANO DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA-PA Melo, Érica da Silva Lobato, Vivian da Silva Resumo: O artigo discute a afetividade como algo indissociável do desenvolvimento humano e indispensável na aprendizagem a partir da perspectiva Walloniana. A presente pesquisa originou-se de um Trabalho de Conclusão de Curso. O objetivo é analisar como a afetividade está sendo compreendida e desenvolvida em uma turma de 2° ano. A pesquisa foi realizada através da observação do cotidiano de uma sala de aula e uma entrevista com a professora da turma. Henri Wallon é a principal fundamentação teórica, e alguns autores que discutem a sua teoria como: Almeida (2007, 2012) Dantas (1992), Galvão (2011), Mahoney (2010), dentre outros. O artigo está organizado em: Introdução, referencial teórico, desenvolvimento (sobre a pesquisa) e considerações finais. Constatou-se que a afetividade é algo indispensável no âmbito escolar, porém ainda é um desafio para os professores. Afetividade e aprendizagem são indissociáveis no processo de ensino aprendizagem. É imprescindível reconhecer a importância da afetividade e tê-la como aliada na aprendizagem.Palavras-chave: Afetividade. Wallon. Aprendizagem. UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2017-03-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Exclusivo para graduandos, em co-autoria com o orientador application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4261 10.18542/rmi.v10i14.4261 Margens: Revista Interdisciplinar; v. 10, n. 14 (2016): Dossiê Formação Docente; 245-260 Margens; v. 10, n. 14 (2016): Dossiê Formação Docente; 245-260 1982-5374 1806-0560 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4261/4132 Direitos autorais 2017 Revista Margens Interdisciplinar
institution Periódicos Ufpa
collection periodicosUFPA
language por
format Periódico
author Melo, Érica da Silva
spellingShingle Melo, Érica da Silva
A REPRESENTAÇÃO DA AFETIVIDADE EM UMA TURMA DE 2° ANO DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA-PA
author-letter Melo, Érica da Silva
author2 Lobato, Vivian da Silva
author2Str Lobato, Vivian da Silva
title A REPRESENTAÇÃO DA AFETIVIDADE EM UMA TURMA DE 2° ANO DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA-PA
title_short A REPRESENTAÇÃO DA AFETIVIDADE EM UMA TURMA DE 2° ANO DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA-PA
title_full A REPRESENTAÇÃO DA AFETIVIDADE EM UMA TURMA DE 2° ANO DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA-PA
title_fullStr A REPRESENTAÇÃO DA AFETIVIDADE EM UMA TURMA DE 2° ANO DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA-PA
title_full_unstemmed A REPRESENTAÇÃO DA AFETIVIDADE EM UMA TURMA DE 2° ANO DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA-PA
title_sort representaÇÃo da afetividade em uma turma de 2° ano do municÍpio de abaetetuba-pa
publisher UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI
publishDate 2017
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4261
_version_ 1787151898111901696
score 11.675088