Trabalho de Conclusão de Curso

A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem

This work aims to analyze the Khan Academy platform as an innovative methodology in the teaching and learning process in the discipline of mathematics. cognitive learning functionality in the gamification process. In the second part of the work, we highlight the story of how Khan Academy came about...

ver descrição completa

Autor principal: BARBOSA, Elziney Pereira
Outros Autores: ALMEIDA, Josimary Pereira de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Instituto Federal do Amapá 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/335
id oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-335
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-3352021-06-18T22:23:47Z A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem BARBOSA, Elziney Pereira ALMEIDA, Josimary Pereira de FREIRE, André Luiz da Silva http://lattes.cnpq.br/7443637990831514 Tecnologia na educação Khan Academy - ferramenta de ensino Khan Academy - plataforma de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL This work aims to analyze the Khan Academy platform as an innovative methodology in the teaching and learning process in the discipline of mathematics. cognitive learning functionality in the gamification process. In the second part of the work, we highlight the story of how Khan Academy came about and the platform's features and functionality. The methodology used was bibliographic research with emphasis on the qualitative research approach. Therefore, we argue that digital platforms have an immense importance aimed at learning different contents and in particular the teaching of mathematics for making concrete theoretical bases of this area of human knowledge. Thus, we conclude that the use of the Khan Academy platform, in addition to providing the understanding and internalization of various mathematical concepts, also offers a differentiated teaching process such as dynamic, interactive and immersive learning, making the subject the protagonist of his own knowledge, which is one of the main characteristics and competencies of BNCC. Este trabalho tem como objetivo analisar a plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de matemática, Foram utilizados para o referencial teórico, as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), Assim também na neurociência que vem mostrar a funcionalidade da aprendizagem cognitiva no processo da gamificação. No segundo momento do trabalho, destacamos a história de como surgiu a Khan Academy e as características e funcionalidades da plataforma. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica tendo como ênfase a abordagem de pesquisa qualitativa. Portanto, defendemos que as plataformas digitais tem uma imensa importância voltado a aprendizagens de diversos conteúdos e em específico o Ensino da matemática por tornar concretos bases teóricas dessa área do saber humano. Com isso, concluímos que a utilização da plataforma Khan Academy, além de proporcionar o entendimento e a internalização de vários conceitos matemáticos, ainda oferece um processo de ensino diferenciado como a aprendizagem dinâmica, interativa e imersivo, tornando o sujeito protagonista de seu próprio saber, que é umas das principais características e competências da BNCC. 2021-06-17T14:33:36Z 2021-06-17 2021-06-17T14:33:36Z 2021-04-22 Trabalho de Conclusão de Curso BARBOSA, Elziney Pereira; ALMEIDA, Josimary Pereira de. A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem. 2021. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021. http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/335 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Instituto Federal do Amapá Brasil Licenciatura em Informática IFAP
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amapá
collection RI-IFAP
language por
topic Tecnologia na educação
Khan Academy - ferramenta de ensino
Khan Academy - plataforma de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
spellingShingle Tecnologia na educação
Khan Academy - ferramenta de ensino
Khan Academy - plataforma de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
BARBOSA, Elziney Pereira
A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem
topic_facet Tecnologia na educação
Khan Academy - ferramenta de ensino
Khan Academy - plataforma de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description This work aims to analyze the Khan Academy platform as an innovative methodology in the teaching and learning process in the discipline of mathematics. cognitive learning functionality in the gamification process. In the second part of the work, we highlight the story of how Khan Academy came about and the platform's features and functionality. The methodology used was bibliographic research with emphasis on the qualitative research approach. Therefore, we argue that digital platforms have an immense importance aimed at learning different contents and in particular the teaching of mathematics for making concrete theoretical bases of this area of human knowledge. Thus, we conclude that the use of the Khan Academy platform, in addition to providing the understanding and internalization of various mathematical concepts, also offers a differentiated teaching process such as dynamic, interactive and immersive learning, making the subject the protagonist of his own knowledge, which is one of the main characteristics and competencies of BNCC.
author_additional FREIRE, André Luiz da Silva
author_additionalStr FREIRE, André Luiz da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso
author BARBOSA, Elziney Pereira
author2 ALMEIDA, Josimary Pereira de
author2Str ALMEIDA, Josimary Pereira de
title A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem
title_short A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem
title_full A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem
title_sort utilização da plataforma khan academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem
publisher Instituto Federal do Amapá
publishDate 2021
url http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/335
_version_ 1781329212881240064
score 11.674684