/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem
This work aims to analyze the Khan Academy platform as an innovative methodology in the teaching and learning process in the discipline of mathematics. cognitive learning functionality in the gamification process. In the second part of the work, we highlight the story of how Khan Academy came about...
Autor principal: | BARBOSA, Elziney Pereira |
---|---|
Outros Autores: | ALMEIDA, Josimary Pereira de |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Instituto Federal do Amapá
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/335 |
id |
oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-335 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-3352021-06-18T22:23:47Z A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem BARBOSA, Elziney Pereira ALMEIDA, Josimary Pereira de FREIRE, André Luiz da Silva http://lattes.cnpq.br/7443637990831514 Tecnologia na educação Khan Academy - ferramenta de ensino Khan Academy - plataforma de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL This work aims to analyze the Khan Academy platform as an innovative methodology in the teaching and learning process in the discipline of mathematics. cognitive learning functionality in the gamification process. In the second part of the work, we highlight the story of how Khan Academy came about and the platform's features and functionality. The methodology used was bibliographic research with emphasis on the qualitative research approach. Therefore, we argue that digital platforms have an immense importance aimed at learning different contents and in particular the teaching of mathematics for making concrete theoretical bases of this area of human knowledge. Thus, we conclude that the use of the Khan Academy platform, in addition to providing the understanding and internalization of various mathematical concepts, also offers a differentiated teaching process such as dynamic, interactive and immersive learning, making the subject the protagonist of his own knowledge, which is one of the main characteristics and competencies of BNCC. Este trabalho tem como objetivo analisar a plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de matemática, Foram utilizados para o referencial teórico, as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), Assim também na neurociência que vem mostrar a funcionalidade da aprendizagem cognitiva no processo da gamificação. No segundo momento do trabalho, destacamos a história de como surgiu a Khan Academy e as características e funcionalidades da plataforma. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica tendo como ênfase a abordagem de pesquisa qualitativa. Portanto, defendemos que as plataformas digitais tem uma imensa importância voltado a aprendizagens de diversos conteúdos e em específico o Ensino da matemática por tornar concretos bases teóricas dessa área do saber humano. Com isso, concluímos que a utilização da plataforma Khan Academy, além de proporcionar o entendimento e a internalização de vários conceitos matemáticos, ainda oferece um processo de ensino diferenciado como a aprendizagem dinâmica, interativa e imersivo, tornando o sujeito protagonista de seu próprio saber, que é umas das principais características e competências da BNCC. 2021-06-17T14:33:36Z 2021-06-17 2021-06-17T14:33:36Z 2021-04-22 Trabalho de Conclusão de Curso BARBOSA, Elziney Pereira; ALMEIDA, Josimary Pereira de. A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem. 2021. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021. http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/335 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Instituto Federal do Amapá Brasil Licenciatura em Informática IFAP |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amapá |
collection |
RI-IFAP |
language |
por |
topic |
Tecnologia na educação Khan Academy - ferramenta de ensino Khan Academy - plataforma de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
spellingShingle |
Tecnologia na educação Khan Academy - ferramenta de ensino Khan Academy - plataforma de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL BARBOSA, Elziney Pereira A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem |
topic_facet |
Tecnologia na educação Khan Academy - ferramenta de ensino Khan Academy - plataforma de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
This work aims to analyze the Khan Academy platform as an innovative methodology in the teaching and learning process in the discipline of mathematics. cognitive learning functionality in the gamification process. In the second part of the work, we highlight the story of how Khan Academy came about and the platform's features and functionality. The methodology used was bibliographic research with emphasis on the qualitative research approach. Therefore, we argue that digital platforms have an immense importance aimed at learning different contents and in particular the teaching of mathematics for making concrete theoretical bases of this area of human knowledge. Thus, we conclude that the use of the Khan Academy platform, in addition to providing the understanding and internalization of various mathematical concepts, also offers a differentiated teaching process such as dynamic, interactive and immersive learning, making the subject the protagonist of his own knowledge, which is one of the main characteristics and competencies of BNCC. |
author_additional |
FREIRE, André Luiz da Silva |
author_additionalStr |
FREIRE, André Luiz da Silva |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
BARBOSA, Elziney Pereira |
author2 |
ALMEIDA, Josimary Pereira de |
author2Str |
ALMEIDA, Josimary Pereira de |
title |
A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem |
title_short |
A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem |
title_full |
A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A utilização da plataforma Khan Academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem |
title_sort |
utilização da plataforma khan academy como metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem |
publisher |
Instituto Federal do Amapá |
publishDate |
2021 |
url |
http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/335 |
_version_ |
1781329212881240064 |
score |
11.674684 |