/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Tecnologia assistiva com uso de aplicativo de comunicação e os avanços no ambiente escolar
The purpose of this article is to present assistive technologies and their potentialities in special educational, and inclusive. Providing to develop applicable methods of their resources to students with specific needs diagnosed in the school environment, providing mobility and autonomy to facilita...
Autor principal: | FRAZÃO JUNIOR, Estevam |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Instituto Federal do Amapá
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/398 |
id |
oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-398 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-3982021-08-24T18:52:24Z Tecnologia assistiva com uso de aplicativo de comunicação e os avanços no ambiente escolar Assitive technology with the use of a communication application and advances in the school environment FRAZÃO JUNIOR, Estevam LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo https://orcid.org/0000-0002-2886-0702 http://lattes.cnpq.br/3281668032776122 LIMA, Rosana do Socorro Campos http://lattes.cnpq.br/8272632719926848 Tecnologia assistiva - política de inclusão Ambiente escolar - uso aplicativo Educação especial - inclusão CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM The purpose of this article is to present assistive technologies and their potentialities in special educational, and inclusive. Providing to develop applicable methods of their resources to students with specific needs diagnosed in the school environment, providing mobility and autonomy to facilitate the quality of life to students with these resolutions of functional difficulties and accessibility. The goals are to acquire the autonomy, resources and functions to be followed, reaching support with these resources, promoting discussions and preparing students with specific needs, to be more critical, aware, and responsible for their journey, fulfilling their role in school, society, and also in their family environment, in view of accessibility and mobility barriers, which do not contribute to the development of students with specific needs. Given the assumption, the use of the Hand Talk communication application in the use of sign language, optimizing the dialogue between deaf and listeners. Este artigo tem como objetivo apresentar as tecnologias assistivas e suas potencialidades na educação especial e inclusiva, visando desenvolver métodos aplicáveis de seus recursos com alunos com necessidades específicas diante das barreiras que encontramos no percurso escolar, dar mobilidade e autonomia para favorecer a qualidade de vida dos alunos com dificuldades de mobilidade, acessibilidade e resolução de dificuldades funcionais, buscando autonomia, recursos e desempenhar a funções traçando metas para alcançar com o apoio destes recursos, promovendo discussões para tornar o aluno com necessidade específica mais crítico, consciente e responsável por seu percurso, cumprindo o seu papel na escola, sociedade e no meio familiar frente às barreiras de acessibilidade e mobilidade que por sua vez, pouco contribuem no desenvolvimento dos alunos com necessidades específicas. Diante o pressuposto, o uso do aplicativo de comunicação Hand Talk na interação do uso de língua de sinais otimizando o diálogo entre surdos e ouvintes. Instituto Federal do Amapá 2021-08-24T18:47:46Z 2021-08-24 2021-08-24T18:47:46Z 2020-02-21 Artigo Acadêmico FRAZÃO JUNIOR, Estevam. Tecnologia assistiva com uso de aplicativo de comunicação e os avanços no ambiente escolar. 2020. 8f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020. http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/398 por Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Instituto Federal do Amapá Brasil Pós-Graduação Informática na Educação IFAP |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amapá |
collection |
RI-IFAP |
language |
por |
topic |
Tecnologia assistiva - política de inclusão Ambiente escolar - uso aplicativo Educação especial - inclusão CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Tecnologia assistiva - política de inclusão Ambiente escolar - uso aplicativo Educação especial - inclusão CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM FRAZÃO JUNIOR, Estevam Tecnologia assistiva com uso de aplicativo de comunicação e os avanços no ambiente escolar |
topic_facet |
Tecnologia assistiva - política de inclusão Ambiente escolar - uso aplicativo Educação especial - inclusão CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
The purpose of this article is to present assistive technologies and their potentialities in special educational, and inclusive. Providing to develop applicable methods of their resources to students with specific needs diagnosed in the school environment, providing mobility and autonomy to facilitate the quality of life to students with these resolutions of functional difficulties and accessibility. The goals are to acquire the autonomy, resources and functions to be followed, reaching support with these resources, promoting discussions and preparing students with specific needs, to be more critical, aware, and responsible for their journey, fulfilling their role in school, society, and also in their family environment, in view of accessibility and mobility barriers, which do not contribute to the development of students with specific needs. Given the assumption, the use of the Hand Talk communication application in the use of sign language, optimizing the dialogue between deaf and listeners. |
author_additional |
LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo |
author_additionalStr |
LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo |
format |
Artigo |
author |
FRAZÃO JUNIOR, Estevam |
title |
Tecnologia assistiva com uso de aplicativo de comunicação e os avanços no ambiente escolar |
title_short |
Tecnologia assistiva com uso de aplicativo de comunicação e os avanços no ambiente escolar |
title_full |
Tecnologia assistiva com uso de aplicativo de comunicação e os avanços no ambiente escolar |
title_fullStr |
Tecnologia assistiva com uso de aplicativo de comunicação e os avanços no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
Tecnologia assistiva com uso de aplicativo de comunicação e os avanços no ambiente escolar |
title_sort |
tecnologia assistiva com uso de aplicativo de comunicação e os avanços no ambiente escolar |
publisher |
Instituto Federal do Amapá |
publishDate |
2021 |
url |
http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/398 |
_version_ |
1781329222023774208 |
score |
11.755432 |