Artigo

Utilização de materiais de baixo custo como ferramenta de ensino aprendizagem no ensino de química: uma experiência com os alunos da Escola Estadual Joaquim Nabuco - Oiapoque/AP (1º ano do ensino médio)

This article arose from research on carrying out experimental practices in the teaching of Chemistry, considering the fact that they have a very significant relevance in relation to the teaching-learning process, as they provide moments for the exchange of knowledge, curiosities and approximation be...

ver descrição completa

Autor principal: DUARTE, Márcia Bethânia Ribeiro
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Instituto Federal do Amapá 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/415
id oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-415
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-4152021-08-27T20:56:56Z Utilização de materiais de baixo custo como ferramenta de ensino aprendizagem no ensino de química: uma experiência com os alunos da Escola Estadual Joaquim Nabuco - Oiapoque/AP (1º ano do ensino médio) Tasks with low-cost materials as a teaching and learning tool in the discipline of chemistry: a practice with students from Joaquim Nabuco State School- Oiapoque/AP (1st high school year) DUARTE, Márcia Bethânia Ribeiro VERAS, Moacir Medeiros http://lattes.cnpq.br/6973999183208022 Ensino de química Química - ensino e aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM This article arose from research on carrying out experimental practices in the teaching of Chemistry, considering the fact that they have a very significant relevance in relation to the teaching-learning process, as they provide moments for the exchange of knowledge, curiosities and approximation between the scientific environment and the student's everyday reality. It is important to emphasize that the most relevant point in this research is the realization of this experimental practice in a school that does not have a chemistry laboratory, which strengthens the thought the teacher does not need his own space to perform chemical experiments with their students, what really matters is that there is a combination of the theoretical class plus chemical experiment so that learning becomes more fun and pleasurable, because this type of methodology once applied has the power to stimulate curiosity and make that the student can relate scientific knowledge to his daily life and even make him a researcher, awakening in students the sense of scientific knowledge in thinking and acting. Este artigo, decorreu da pesquisa sobre a importância da realização de práticas experimentais no ensino de Química, levando em consideração o fato delas terem uma relevância bastante significativa em relação ao processo de ensino e aprendizagem, pois proporcionam momentos de troca de conhecimento, de curiosidades e de aproximação entre o meio científico e a realidade cotidiana do aluno. É importante ressaltar, que o ponto de maior relevância nessa pesquisa é a realização dessa prática experimental em uma escola que não dispõe de um laboratório de química, o que fortalece o pensamento de que não obrigatoriamente o professor necessita de um espaço próprio para realizar experimentos químicos com seus alunos, o que de fato importa é que haja a junção de aula teórica mais experimento químico para que o aprendizado se torne mais divertido e prazeroso. Uma vez que, esse tipo de metodologia aplicada tem o poder de estimular a curiosidade e fazer com que o aluno consiga relacionar um conhecimento científico ao seu cotidiano e até torná-lo um pesquisador, despertando nos discentes o senso do conhecimento científico no pensar e no agir. Instituto Federal do Amapá 2021-08-27T20:56:56Z 2021-08-27 2021-08-27T20:56:56Z 2020-12-22 Artigo Acadêmico DUARTE, Márcia Bethânia Ribeiro. Utilização de materiais de baixo custo como ferramenta de ensino aprendizagem no ensino de química: uma experiência com os alunos da Escola Estadual Joaquim Nabuco - Oiapoque/AP (1º ano do ensino médio). 2020. 12f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Ensino de Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020. http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/415 por Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Instituto Federal do Amapá Brasil Pós-Graduação Ensino de Química IFAP
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amapá
collection RI-IFAP
language por
topic Ensino de química
Química - ensino e aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Ensino de química
Química - ensino e aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
DUARTE, Márcia Bethânia Ribeiro
Utilização de materiais de baixo custo como ferramenta de ensino aprendizagem no ensino de química: uma experiência com os alunos da Escola Estadual Joaquim Nabuco - Oiapoque/AP (1º ano do ensino médio)
topic_facet Ensino de química
Química - ensino e aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This article arose from research on carrying out experimental practices in the teaching of Chemistry, considering the fact that they have a very significant relevance in relation to the teaching-learning process, as they provide moments for the exchange of knowledge, curiosities and approximation between the scientific environment and the student's everyday reality. It is important to emphasize that the most relevant point in this research is the realization of this experimental practice in a school that does not have a chemistry laboratory, which strengthens the thought the teacher does not need his own space to perform chemical experiments with their students, what really matters is that there is a combination of the theoretical class plus chemical experiment so that learning becomes more fun and pleasurable, because this type of methodology once applied has the power to stimulate curiosity and make that the student can relate scientific knowledge to his daily life and even make him a researcher, awakening in students the sense of scientific knowledge in thinking and acting.
author_additional VERAS, Moacir Medeiros
author_additionalStr VERAS, Moacir Medeiros
format Artigo
author DUARTE, Márcia Bethânia Ribeiro
title Utilização de materiais de baixo custo como ferramenta de ensino aprendizagem no ensino de química: uma experiência com os alunos da Escola Estadual Joaquim Nabuco - Oiapoque/AP (1º ano do ensino médio)
title_short Utilização de materiais de baixo custo como ferramenta de ensino aprendizagem no ensino de química: uma experiência com os alunos da Escola Estadual Joaquim Nabuco - Oiapoque/AP (1º ano do ensino médio)
title_full Utilização de materiais de baixo custo como ferramenta de ensino aprendizagem no ensino de química: uma experiência com os alunos da Escola Estadual Joaquim Nabuco - Oiapoque/AP (1º ano do ensino médio)
title_fullStr Utilização de materiais de baixo custo como ferramenta de ensino aprendizagem no ensino de química: uma experiência com os alunos da Escola Estadual Joaquim Nabuco - Oiapoque/AP (1º ano do ensino médio)
title_full_unstemmed Utilização de materiais de baixo custo como ferramenta de ensino aprendizagem no ensino de química: uma experiência com os alunos da Escola Estadual Joaquim Nabuco - Oiapoque/AP (1º ano do ensino médio)
title_sort utilização de materiais de baixo custo como ferramenta de ensino aprendizagem no ensino de química: uma experiência com os alunos da escola estadual joaquim nabuco - oiapoque/ap (1º ano do ensino médio)
publisher Instituto Federal do Amapá
publishDate 2021
url http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/415
_version_ 1781329224488976384
score 11.653393