/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira Brasil/ Venezuela a respeito do processo de ensino/ aprendizagem de espanhol como língua estrangeira
This ethnographic qualitative research aims to identify and understand the beliefs of Brazilian students who live in Brazil/Venezuela border regarding the teaching/learning process of Spanish as a foreign language. The research was conducted in a public school located in Pacaraima city - Brazil. To...
Autor principal: | Lima, Mara Gardeane Abreu |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal de Roraima
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/536 |
id |
oai:repositorio.ufrr.br:prefix-536 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:repositorio.ufrr.br:prefix-5362023-09-27T18:14:58Z Crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira Brasil/ Venezuela a respeito do processo de ensino/ aprendizagem de espanhol como língua estrangeira Lima, Mara Gardeane Abreu Freitas, Déborah de Brito Albuquerque Pontes http://lattes.cnpq.br/2869534307232059 Linguística aplicada Ensino/aprendizagem de línguas Fronteira Brasil/ Venezuela Crenças Beliefs Language learning Teaching, Brazil Brazil/Venezuela borders Applied linguistics CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS This ethnographic qualitative research aims to identify and understand the beliefs of Brazilian students who live in Brazil/Venezuela border regarding the teaching/learning process of Spanish as a foreign language. The research was conducted in a public school located in Pacaraima city - Brazil. To achieve the main goal, observations were made in and out of the classroom during the months from March to October of 2014 and interviews with nine high school students. The theoretical basis of this research is based on studies in Applied Linguistics regarding beliefs (Almeida Filho, 2003; Barcelos, 1995, 2004, 2007.2011; Silva, 2005, 2008). The questions that guided this study were: 1. What are the beliefs of Brazilian students of a public school in Brazil /Venezuela border context about the process of teaching and learning Spanish as a foreign language? 2. What are the beliefs of Brazilian students about the Spanish spoken in the Venezuelan border? 3. How do the students beliefs, mentioned above, influence the Spanish learning process as a foreign language? The results suggest that pointing the grammar as a pillar of language learning has contributed to construct beliefs that seem to influence negatively not only on the process of learning the Spanish language in school, but also in relation to Venezuelan variant spoken in Brazil / Venezuela border, focus of this research. Esta pesquisa de cunho qualitativo etnográfico tem como objetivo identificar e compreender as crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira Brasil/Venezuela a respeito do processo de ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. A pesquisa foi realizada em uma escola pública localizada no município de Pacaraima-Brasil. Para alcançar este objetivo foram realizadas observações dentro e fora de sala de aula entre os meses de março a setembro de 2014 e entrevistas com 9 alunos do ensino médio. O embasamento teórico da pesquisa se constitui de estudos realizados em Linguística Aplicada a respeito de crenças (Almeida Filho, 2003; Barcelos, 1995, 2004, 2007,2011; Silva, 2005, 2008). As perguntas que nortearam este estudo foram: 1. Quais são as crenças de alunos brasileiros de uma escola pública em contexto de fronteira Brasil/Venezuela a respeito do processo de ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira? 2. Quais são as crenças dos alunos brasileiros a respeito do espanhol venezuelano falado na fronteira? 3. Como as crenças dos alunos, citadas acima, influenciam no processo de aprendizagem de espanhol como língua estrangeira? Os resultados sugerem que a gramática como pilar da aprendizagem de línguas tem contribuído para construção de crenças que parecem influenciar de forma negativa não apenas em relação ao processo de aprendizagem da língua espanhola na escola como também em relação à variedade venezuelana falada na fronteira Brasil/Venezuela, foco desta pesquisa. Agência 1 2022-03-15T18:20:42Z 2022 2022-03-15T18:20:42Z 2015 Dissertação LIMA, Mara Gardeane Abreu. Crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira Brasil/ Venezuela a respeito do processo de ensino/ aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. 2015. 84f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2015. http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/536 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ Universidade Federal de Roraima Brasil PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras UFRR |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federa de Roraima - UFRR |
collection |
DSpace |
language |
por |
topic |
Linguística aplicada Ensino/aprendizagem de línguas Fronteira Brasil/ Venezuela Crenças Beliefs Language learning Teaching, Brazil Brazil/Venezuela borders Applied linguistics CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
spellingShingle |
Linguística aplicada Ensino/aprendizagem de línguas Fronteira Brasil/ Venezuela Crenças Beliefs Language learning Teaching, Brazil Brazil/Venezuela borders Applied linguistics CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Lima, Mara Gardeane Abreu Crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira Brasil/ Venezuela a respeito do processo de ensino/ aprendizagem de espanhol como língua estrangeira |
topic_facet |
Linguística aplicada Ensino/aprendizagem de línguas Fronteira Brasil/ Venezuela Crenças Beliefs Language learning Teaching, Brazil Brazil/Venezuela borders Applied linguistics CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
This ethnographic qualitative research aims to identify and understand the beliefs of Brazilian students who live in Brazil/Venezuela border regarding the teaching/learning process of Spanish as a foreign language. The research was conducted in a public school located in Pacaraima city - Brazil. To achieve the main goal, observations were made in and out of the classroom during the months from March to October of 2014 and interviews with nine high school students. The theoretical basis of this research is based on studies in Applied Linguistics regarding beliefs (Almeida Filho, 2003; Barcelos, 1995, 2004, 2007.2011; Silva, 2005, 2008). The questions that guided this study were: 1. What are the beliefs of Brazilian students of a public school in Brazil /Venezuela border context about the process of teaching and learning Spanish as a foreign language? 2. What are the beliefs of Brazilian students about the Spanish spoken in the Venezuelan border? 3. How do the students beliefs, mentioned above, influence the Spanish learning process as a foreign language? The results suggest that pointing the grammar as a pillar of language learning has contributed to construct beliefs that seem to influence negatively not only on the process of learning the Spanish language in school, but also in relation to Venezuelan variant spoken in Brazil / Venezuela border, focus of this research. |
author_additional |
Freitas, Déborah de Brito Albuquerque Pontes |
author_additionalStr |
Freitas, Déborah de Brito Albuquerque Pontes |
format |
Dissertação |
author |
Lima, Mara Gardeane Abreu |
title |
Crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira Brasil/ Venezuela a respeito do processo de ensino/ aprendizagem de espanhol como língua estrangeira |
title_short |
Crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira Brasil/ Venezuela a respeito do processo de ensino/ aprendizagem de espanhol como língua estrangeira |
title_full |
Crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira Brasil/ Venezuela a respeito do processo de ensino/ aprendizagem de espanhol como língua estrangeira |
title_fullStr |
Crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira Brasil/ Venezuela a respeito do processo de ensino/ aprendizagem de espanhol como língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira Brasil/ Venezuela a respeito do processo de ensino/ aprendizagem de espanhol como língua estrangeira |
title_sort |
crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira brasil/ venezuela a respeito do processo de ensino/ aprendizagem de espanhol como língua estrangeira |
publisher |
Universidade Federal de Roraima |
publishDate |
2022 |
url |
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/536 |
_version_ |
1787156624176054272 |
score |
11.755432 |