Dissertação

Crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira Brasil/ Venezuela a respeito do processo de ensino/ aprendizagem de espanhol como língua estrangeira

This ethnographic qualitative research aims to identify and understand the beliefs of Brazilian students who live in Brazil/Venezuela border regarding the teaching/learning process of Spanish as a foreign language. The research was conducted in a public school located in Pacaraima city - Brazil. To...

ver descrição completa

Autor principal: Lima, Mara Gardeane Abreu
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal de Roraima 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/536
id oai:repositorio.ufrr.br:prefix-536
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.ufrr.br:prefix-5362023-09-27T18:14:58Z Crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira Brasil/ Venezuela a respeito do processo de ensino/ aprendizagem de espanhol como língua estrangeira Lima, Mara Gardeane Abreu Freitas, Déborah de Brito Albuquerque Pontes http://lattes.cnpq.br/2869534307232059 Linguística aplicada Ensino/aprendizagem de línguas Fronteira Brasil/ Venezuela Crenças Beliefs Language learning Teaching, Brazil Brazil/Venezuela borders Applied linguistics CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS This ethnographic qualitative research aims to identify and understand the beliefs of Brazilian students who live in Brazil/Venezuela border regarding the teaching/learning process of Spanish as a foreign language. The research was conducted in a public school located in Pacaraima city - Brazil. To achieve the main goal, observations were made in and out of the classroom during the months from March to October of 2014 and interviews with nine high school students. The theoretical basis of this research is based on studies in Applied Linguistics regarding beliefs (Almeida Filho, 2003; Barcelos, 1995, 2004, 2007.2011; Silva, 2005, 2008). The questions that guided this study were: 1. What are the beliefs of Brazilian students of a public school in Brazil /Venezuela border context about the process of teaching and learning Spanish as a foreign language? 2. What are the beliefs of Brazilian students about the Spanish spoken in the Venezuelan border? 3. How do the students beliefs, mentioned above, influence the Spanish learning process as a foreign language? The results suggest that pointing the grammar as a pillar of language learning has contributed to construct beliefs that seem to influence negatively not only on the process of learning the Spanish language in school, but also in relation to Venezuelan variant spoken in Brazil / Venezuela border, focus of this research. Esta pesquisa de cunho qualitativo etnográfico tem como objetivo identificar e compreender as crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira Brasil/Venezuela a respeito do processo de ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. A pesquisa foi realizada em uma escola pública localizada no município de Pacaraima-Brasil. Para alcançar este objetivo foram realizadas observações dentro e fora de sala de aula entre os meses de março a setembro de 2014 e entrevistas com 9 alunos do ensino médio. O embasamento teórico da pesquisa se constitui de estudos realizados em Linguística Aplicada a respeito de crenças (Almeida Filho, 2003; Barcelos, 1995, 2004, 2007,2011; Silva, 2005, 2008). As perguntas que nortearam este estudo foram: 1. Quais são as crenças de alunos brasileiros de uma escola pública em contexto de fronteira Brasil/Venezuela a respeito do processo de ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira? 2. Quais são as crenças dos alunos brasileiros a respeito do espanhol venezuelano falado na fronteira? 3. Como as crenças dos alunos, citadas acima, influenciam no processo de aprendizagem de espanhol como língua estrangeira? Os resultados sugerem que a gramática como pilar da aprendizagem de línguas tem contribuído para construção de crenças que parecem influenciar de forma negativa não apenas em relação ao processo de aprendizagem da língua espanhola na escola como também em relação à variedade venezuelana falada na fronteira Brasil/Venezuela, foco desta pesquisa. Agência 1 2022-03-15T18:20:42Z 2022 2022-03-15T18:20:42Z 2015 Dissertação LIMA, Mara Gardeane Abreu. Crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira Brasil/ Venezuela a respeito do processo de ensino/ aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. 2015. 84f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2015. http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/536 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ Universidade Federal de Roraima Brasil PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras UFRR
institution Repositório Institucional - Universidade Federa de Roraima - UFRR
collection DSpace
language por
topic Linguística aplicada
Ensino/aprendizagem de línguas
Fronteira Brasil/ Venezuela
Crenças
Beliefs
Language learning
Teaching, Brazil
Brazil/Venezuela borders
Applied linguistics
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Linguística aplicada
Ensino/aprendizagem de línguas
Fronteira Brasil/ Venezuela
Crenças
Beliefs
Language learning
Teaching, Brazil
Brazil/Venezuela borders
Applied linguistics
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Lima, Mara Gardeane Abreu
Crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira Brasil/ Venezuela a respeito do processo de ensino/ aprendizagem de espanhol como língua estrangeira
topic_facet Linguística aplicada
Ensino/aprendizagem de línguas
Fronteira Brasil/ Venezuela
Crenças
Beliefs
Language learning
Teaching, Brazil
Brazil/Venezuela borders
Applied linguistics
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description This ethnographic qualitative research aims to identify and understand the beliefs of Brazilian students who live in Brazil/Venezuela border regarding the teaching/learning process of Spanish as a foreign language. The research was conducted in a public school located in Pacaraima city - Brazil. To achieve the main goal, observations were made in and out of the classroom during the months from March to October of 2014 and interviews with nine high school students. The theoretical basis of this research is based on studies in Applied Linguistics regarding beliefs (Almeida Filho, 2003; Barcelos, 1995, 2004, 2007.2011; Silva, 2005, 2008). The questions that guided this study were: 1. What are the beliefs of Brazilian students of a public school in Brazil /Venezuela border context about the process of teaching and learning Spanish as a foreign language? 2. What are the beliefs of Brazilian students about the Spanish spoken in the Venezuelan border? 3. How do the students beliefs, mentioned above, influence the Spanish learning process as a foreign language? The results suggest that pointing the grammar as a pillar of language learning has contributed to construct beliefs that seem to influence negatively not only on the process of learning the Spanish language in school, but also in relation to Venezuelan variant spoken in Brazil / Venezuela border, focus of this research.
author_additional Freitas, Déborah de Brito Albuquerque Pontes
author_additionalStr Freitas, Déborah de Brito Albuquerque Pontes
format Dissertação
author Lima, Mara Gardeane Abreu
title Crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira Brasil/ Venezuela a respeito do processo de ensino/ aprendizagem de espanhol como língua estrangeira
title_short Crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira Brasil/ Venezuela a respeito do processo de ensino/ aprendizagem de espanhol como língua estrangeira
title_full Crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira Brasil/ Venezuela a respeito do processo de ensino/ aprendizagem de espanhol como língua estrangeira
title_fullStr Crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira Brasil/ Venezuela a respeito do processo de ensino/ aprendizagem de espanhol como língua estrangeira
title_full_unstemmed Crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira Brasil/ Venezuela a respeito do processo de ensino/ aprendizagem de espanhol como língua estrangeira
title_sort crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira brasil/ venezuela a respeito do processo de ensino/ aprendizagem de espanhol como língua estrangeira
publisher Universidade Federal de Roraima
publishDate 2022
url http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/536
_version_ 1787156624176054272
score 11.755432