tcc

O ensino da Álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins-Universidade do Estado do Amazonas.

Com o intuito de compreender como se desenvolve o ensino da álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi estruturadas com a colaboração de oito...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Jéssica Santarém da
Grau: tcc
Idioma: por
Publicado em: Universidade do Estado do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1426
id oai:repositorioinstitucional:riuea-1426
recordtype dspace
spelling oai:repositorioinstitucional:riuea-14262019-05-08T20:19:10Z O ensino da Álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins-Universidade do Estado do Amazonas. The teaching of Algebra in the formation of the professor of mathematics at the Center for Higher Studies of Parintins-University of the State of Amazonas. Silva, Jéssica Santarém da Ensino de Álgebra Formação do Professor de Matemática Tendências Metodológicas Com o intuito de compreender como se desenvolve o ensino da álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi estruturadas com a colaboração de oito licenciados do curso de licenciatura em matemática, do Centro de Estudo Superiores de Parintins- Universidade do Estado do Amazonas, que já cursaram a disciplina de álgebra e uma professora que já ministrou a disciplina de álgebra. A análise dos dados foi realizada através do processo de categorização das entrevistas no qual foram dispostas nas seguintes categorias: álgebra na formação do professor de matemática, álgebra na visão dos licenciandos de matemática e subsídios teóricometodológicos para o ensino da álgebra. A partir das falas dos sujeitos da pesquisa, identificamos que os licenciandos se preocupam com sua formação algébrica e pedagógica devido à dissociação do ensino da álgebra escolar para a acadêmica. Além do mais, apontam suas percepções sobre a álgebra e subsídios teóricometodológicos que podem permitir e viabilizar o ensino dos conteúdos algébricos nos diferentes níveis da Educação. In order to understand how the teaching of algebra in the formation of the teacher of mathematics in the Center of Higher Studies of Parintins, a qualitative descriptive research was carried out. The data collection was performed through semi-structured interviews with the collaboration of eight graduates of the degree course in mathematics, the Center for the Study of Higher Parintins- University of the State of Amazonas, who have already studied the discipline of algebra and a teacher who has already taught the discipline of algebra. The analysis of the data was performed through the categorization process of the interviews in which they were arranged in the following categories: algebra in the teacher training of mathematics, algebra in the view of the math graduates and theoretical and methodological subsidies for the teaching of algebra. From the speeches of the research subjects, we identified that the licenciandos are concerned with their algebraic and pedagogical formation due to the dissociation of the teaching of the school algebra to the academic one. Moreover, they point out their perceptions about algebra and theoretical and methodological subsidies that may allow and enable the teaching of algebraic contents at different levels of Education. 2019-02-12T13:29:32Z 2019-02-12 2019-02-12T13:29:32Z tcc http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1426 por Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade do Estado do Amazonas
institution Repositório Institucional - Universidade do Estado do Amazonas - UEA
collection RI-UEA
language por
topic Ensino de Álgebra
Formação do Professor de Matemática
Tendências Metodológicas
spellingShingle Ensino de Álgebra
Formação do Professor de Matemática
Tendências Metodológicas
Silva, Jéssica Santarém da
O ensino da Álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins-Universidade do Estado do Amazonas.
topic_facet Ensino de Álgebra
Formação do Professor de Matemática
Tendências Metodológicas
description Com o intuito de compreender como se desenvolve o ensino da álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi estruturadas com a colaboração de oito licenciados do curso de licenciatura em matemática, do Centro de Estudo Superiores de Parintins- Universidade do Estado do Amazonas, que já cursaram a disciplina de álgebra e uma professora que já ministrou a disciplina de álgebra. A análise dos dados foi realizada através do processo de categorização das entrevistas no qual foram dispostas nas seguintes categorias: álgebra na formação do professor de matemática, álgebra na visão dos licenciandos de matemática e subsídios teóricometodológicos para o ensino da álgebra. A partir das falas dos sujeitos da pesquisa, identificamos que os licenciandos se preocupam com sua formação algébrica e pedagógica devido à dissociação do ensino da álgebra escolar para a acadêmica. Além do mais, apontam suas percepções sobre a álgebra e subsídios teóricometodológicos que podem permitir e viabilizar o ensino dos conteúdos algébricos nos diferentes níveis da Educação.
format tcc
author Silva, Jéssica Santarém da
title O ensino da Álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins-Universidade do Estado do Amazonas.
title_short O ensino da Álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins-Universidade do Estado do Amazonas.
title_full O ensino da Álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins-Universidade do Estado do Amazonas.
title_fullStr O ensino da Álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins-Universidade do Estado do Amazonas.
title_full_unstemmed O ensino da Álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins-Universidade do Estado do Amazonas.
title_sort o ensino da Álgebra na formação do professor de matemática no centro de estudos superiores de parintins-universidade do estado do amazonas.
publisher Universidade do Estado do Amazonas
publishDate 2019
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1426
_version_ 1811683206031736832
score 11.675088