Trabalho de Conclusão de Curso

Ensino de Ciências e literatura infantil: uma experiência com a interdisciplinaridade

The present research refers to the interdisciplinary teaching focusing on Teaching Science in Children's Literature. Data were collected at a public school in the city of Manaus, which the regent teacher was interviwed, activity with the students of the 5th year of elementary school and analysis of...

ver descrição completa

Autor principal: Soares, Thaise Dayane Nery
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Universidade do Estado do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1810
id oai:repositorioinstitucional:riuea-1810
recordtype dspace
spelling oai:repositorioinstitucional:riuea-18102019-12-02T13:29:39Z Ensino de Ciências e literatura infantil: uma experiência com a interdisciplinaridade Children's Science and Literature Teaching: An Experience with Interdisciplinarity Soares, Thaise Dayane Nery Araújo, Cleusa Suzana Oliveira de http://lattes.cnpq.br/7489509648411701 Andreatta, Elaine Pereira http://lattes.cnpq.br/4237395097967610 Teixeira, Leila Nogueira http://lattes.cnpq.br/5343470455865429 Interdisciplinar Interdisciplinary Ciências Literature Escola School Disciplina Subject Ensino - Aprendizagem The present research refers to the interdisciplinary teaching focusing on Teaching Science in Children's Literature. Data were collected at a public school in the city of Manaus, which the regent teacher was interviwed, activity with the students of the 5th year of elementary school and analysis of activities. The goal is to investigate how the teaching of science and children's literature is articulated in class, to analyze the importance of interdisciplinary teaching in the school, if literary books are offered in daily classes, as articulates the interdisciplinary teaching proposals for teaching of science. According to the development and articulation with the theorists, it was possible to understand the need to work in interdisciplinary teaching, even though science has its particularity, as well as children's literature. The possibility of working with science education articulated with children's literature through playfulness, new resources and a more comprehensive and meaningful methodology was also significant. A presente pesquisa refere-se ao ensino interdisciplinar com enfoque no Ensino de Ciências na Literatura Infantil. Foi feita coleta de dados em uma escola pública da cidade de Manaus, o qual realizou-se entrevista com a professora, atividade com os alunos do 5º ano do ensino fundamental e análise das atividades. O objetivo é investigar como se articula o ensino de ciências e a literatura infantil nas aulas, analisar a importância do ensino interdisciplinar na escola, se os livros literários são ofertados nas aulas cotidianas, como articula-se o interdisciplinar com as propostas didáticas para o ensino de ciências. Conforme o desenvolvimento e a articulação com os teóricos, foi possível compreender a necessidade de trabalhar o ensino interdisciplinar, mesmo compreendendo que a ciência possui sua particularidade, assim como a literatura infantil. Também evidenciou-se a possibilidade de trabalhar o ensino de ciências articulado com a literatura infantil, por meio da ludicidade, de novos recursos e de uma metodologia mais abrangente e significativa. 2019-12-02T13:29:38Z 2018-12-04 2019-12-02T13:29:38Z Trabalho de Conclusão de Curso SOARES, Thaise Dayane Nery. Ensino de Ciências e literatura infantil: uma experiência com a interdisciplinaridade. 2018. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018. http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1810 por ALVES, Railda Fernandes.; BRASILEIRO, Maria do Carmo E.; BRITO, Suerde M. de O. Interdisciplinaridade: Um conceito em construção. Porto Alegre, n. 19, p. 139-148, jul./dez. 2004.- 2004. ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. ARS POETICA EDITORA LTDA. 3º Ed. São Paulo. Papirus, 1994. ANTLOGA, Daiane Christ.; SLONGO, Iône Inês Pinsson. ENSINO DE CIÊNCIAS E LITERATURA INFANTIL: Uma articulação possível e necessária. Unochapecó, 2012. AUSUBEL, David Paul. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. 1º Ed. PT, 2003. BOSCOLI, Olga Maria de Andrade Pereira. A AÇÃO DOCENTE NUMA PERSPECTIVA INOVADORA: a construção coletiva de uma proposta. TRANSVERSAL - Revista Anual do IEDA, v.5, n.5, 2007. BUSH, Timothy. RUPI! – O menino das Cavernas. São Paulo: BRINQUE-BOOK, 1997. BRASIL. Lei 5.682, de 11 Fixa Diretrizes e Bases para o ensino do 1º e 2º graus. de agosto de 1971. In Legislação Fundamental, organiz. Pe. José Vasconcelos, Rio de Janeiro, 1971. BRASIL, Ministério do Educação. Secretaria da Educação Básica. Brasília, DF, Base Nacional Comum Curricular Educação é a Base, 2017. CHIZZOTTI, Antonio. (2013). Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis/RJ: Vozes. DELGADO, Ana Cristina; MULLER, Fernanda. Tempos e Espaços das Infâncias. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.1, pp.5-14, Jan/Jun 2006. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. INTERDISCIPLINARIDADE- Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade (GEPI) - Interdisciplinaridade, São Paulo, v.1, n.6, - abr. 2015 FIDALGO, Lucia. Pedro Menino Navegador. Editora: Manati, 2012. FORTUNATO, Raquel; CONFORTIN, Renata; SILVA, Rochele Tondello da. Interdisciplinaridade nas escolas de educação básica: da retórica à efetiva ação pedagógica. Vol. 8, 2013. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9º Ed. – Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981. _______, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003. _______, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática docente. 23º Ed. - São Paulo: Paz e Terra, 2008. GARNICA, Antônio Vicente Marafioti. Algumas notas sobre pesquisa qualitativa e fenomenologia. Interface — Comunicação, Saúde, Educação, v.1,n.1,1997.Disponível:https://www.researchgate.net/publication/250988766_Algumas_notas_sobre_pesquisa_qualitativa_e_fenomenologia> - Acesso: 28 de outubro de 2018. GOMES, Alexandre de Castro. CONDOMINIO DOS MONSTROS. Ed: 1º, 2010. GONZAGA, Amarildo Menezes. Reflexões sobre o Ensino de Ciências. 1º Ed. – Curitiba, PR: CRV, 2013. GUERRA, Elaine Linhares de Assis. Manual de pesquisa qualitativa. ANIMA EDUCAÇÃO-EAD. BH, 2014. GREGORIN FILHO, José Nicolau Gregorin. LITERATURA INFANTIL: Múltiplas linguagens na formação de leitura. – São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009. GROTO, Sílvia Regina. LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Natal/RN, 2012. MANAUS. Projeto Político Pedagógico – EMERF Anastácio Assunção. 2017. LIBÂNIO, José Carlos. Didática – São Paulo: Cortez, 1994. OLIVEIRA, Cristiano Lessa de. UM APANHADO TEÓRICO-CONCEITUAL SOBRE A PESQUISA QUALITATIVA: TIPOS, TÉCNICAS E CARACTERÍSTICAS. Travessia. Cascavel, PR, 2008. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/viewFile/3122/2459 Acessado em: 28/10/2018 PIASSI, Luis Paulo de Carvalho; ARAUJO, Paula Teixeira. A literatura infantil no ensino de Ciências: propostas didáticas para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Edição SM, São Paulo, 2012. PILETTI, Nelson. Aprendizagem: teoria e prática. São Paulo: Cortez, 2013. PINTO, Antônia Aurélio.; FERREIRA, Júlio César David.; RABONI, Paulo César de Almeida. ENSINO DE CIÊNCIAS, LEITURA E LITERATURA. 2010. PRESCOTT, Simon. NUMA NOTE MUITO, MUITO ESCURA. Ed. 1º, PUBLIFOLHA, 2010. RAO, Sirish; SHYAM, Bhaiiu. Como Eu Vejo as Coisas. Ed: 1º - Gaia, 2012. RIBEIRO, Verenice Leite; LUCAS, Constança de Almeida. A Galinha e a Pata e diferentes. Ed: 1º, Atual, 2008. SALLES, Gilsani Dalzoto. Metodologia do ensino de ciências biológicas e da natureza. Curitiba: Ibpex, 2007. SILVA, Carlos Alberto. A leitura dos contos de fada e sua influência na formação e educação da criança pré-escolar nos centros municipais de educação infantil no município do Recife-PE. Julio 2016, Vol. 3 Nro. 1 - Disponível:file:///C:/Users/ACER%208.1/Downloads/DialnetALeituraDosContosDeFadaESuaInfluenciaNaFormacaoEEd-5762980.pdf Acesso em: 26/11/2018. SOUSA, Mauricio de. Saiba Mais! Com A Turma Da Mônica: Ciências E Energia. Editora: Panini, 2012. SOUZA, Renata Junqueira de.; FEBA, Berta Lúcia Tagliari. Leitura Literária na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualificativa em educação. 1º Ed. – 23. Reimpr- São Paulo: Atlas, 2015. ZIGG, Ivan. A tampa do céu. Editora: Salamandra, 2005. Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade do Estado do Amazonas Brasil UEA
institution Repositório Institucional - Universidade do Estado do Amazonas - UEA
collection RI-UEA
language por
topic Interdisciplinar
Interdisciplinary
Ciências
Literature
Escola
School
Disciplina
Subject
Ensino - Aprendizagem
spellingShingle Interdisciplinar
Interdisciplinary
Ciências
Literature
Escola
School
Disciplina
Subject
Ensino - Aprendizagem
Soares, Thaise Dayane Nery
Ensino de Ciências e literatura infantil: uma experiência com a interdisciplinaridade
topic_facet Interdisciplinar
Interdisciplinary
Ciências
Literature
Escola
School
Disciplina
Subject
Ensino - Aprendizagem
description The present research refers to the interdisciplinary teaching focusing on Teaching Science in Children's Literature. Data were collected at a public school in the city of Manaus, which the regent teacher was interviwed, activity with the students of the 5th year of elementary school and analysis of activities. The goal is to investigate how the teaching of science and children's literature is articulated in class, to analyze the importance of interdisciplinary teaching in the school, if literary books are offered in daily classes, as articulates the interdisciplinary teaching proposals for teaching of science. According to the development and articulation with the theorists, it was possible to understand the need to work in interdisciplinary teaching, even though science has its particularity, as well as children's literature. The possibility of working with science education articulated with children's literature through playfulness, new resources and a more comprehensive and meaningful methodology was also significant.
author_additional Araújo, Cleusa Suzana Oliveira de
author_additionalStr Araújo, Cleusa Suzana Oliveira de
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Soares, Thaise Dayane Nery
title Ensino de Ciências e literatura infantil: uma experiência com a interdisciplinaridade
title_short Ensino de Ciências e literatura infantil: uma experiência com a interdisciplinaridade
title_full Ensino de Ciências e literatura infantil: uma experiência com a interdisciplinaridade
title_fullStr Ensino de Ciências e literatura infantil: uma experiência com a interdisciplinaridade
title_full_unstemmed Ensino de Ciências e literatura infantil: uma experiência com a interdisciplinaridade
title_sort ensino de ciências e literatura infantil: uma experiência com a interdisciplinaridade
publisher Universidade do Estado do Amazonas
publishDate 2019
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1810
_version_ 1811683215451095040
score 11.675088