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Artigo
Refletindo sobre tecnologias para a educação e tecnologia assistiva: a inclusão chegou à escola pública?
Apresenta dados parciais de uma pesquisa que objetiva analisar o impacto das experiências de ensino, pesquisa e extensão na formação inicial dos acadêmicos das Licenciaturas em Matemática e Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas. O texto busca aproximar os relatos de experiência à perspecti...
Autor principal: | Santos, Thaís Melo dos |
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Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade do Estado do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/625 |
Resumo: |
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Apresenta dados parciais de uma pesquisa que objetiva analisar o impacto das experiências de ensino, pesquisa e extensão na formação inicial dos acadêmicos das Licenciaturas em Matemática e Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas. O texto busca aproximar os relatos de experiência à perspectiva de aprofundamento de leituras sobre tecnologia para a educação e tecnologia assistiva, visando contribuir com as discussões sobre a inclusão escolar. A pesquisa bibliográfica e documental subsidia o trabalho investigativo, tendo como sujeitos do estudo 07 acadêmicos da Escola Normal Superior/UEA e 03 professores do ensino superior. A pesquisa encontra-se na fase inicial, mais especificamente, foi inaugurada com a vivência deles no planejamento e apoio à coordenação do I Workshop de Tecnologias Educacionais: Quebrando Paradigmas, realizado pela Universidade do Estado do Amazonas nos dias 1 e 2 de dezembro de 2016. Os dados apresentados tiveram como fontes de consulta artigos científicos de pesquisadores nacionais, livros da área da educação e tecnologias para a educação, bem como relatórios produzidos pelos acadêmicos sobre do Evento. Os dados dos relatórios demonstram a percepção dos alunos quanto à contribuição dessa atividade à formação acadêmica e profissional, mas também evidenciam sua motivação e necessidade de aprofundamento sobre a temática em debate. Por fim, o texto propõe um movimento reflexivo de aproximação entre educação, tecnologia para a educação e tecnologia assistiva, capaz de desencadear uma melhor compreensão sobre as bases teórico-legais da inclusão escolar. O desejo é que as inquietações resultantes desse trabalho colaborativo se traduzam em pontos de interrogação para as discussões, estudos e trabalhos futuros sobre os desafios da profissão docente. |