/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Periódico
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOBRE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: AÇÕES DO PIBID EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE PORTO NACIONAL - TO
Autor principal: | Gonçalves dos Santos, Luzirene |
---|---|
Outros Autores: | Capuchinho, Adriana Carvalho |
Grau: | Periódico |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins - UFT
2023
|
Acesso em linha: |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/15709 |
id |
ojs-article-15709 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
ojs-article-157092023-08-29T19:57:37Z SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOBRE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: AÇÕES DO PIBID EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE PORTO NACIONAL - TO Gonçalves dos Santos, Luzirene Capuchinho, Adriana Carvalho The Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (Pibid) works in schools located in more economically vulnerable neighbourhoods, contributing significantly to the academic trajectory, as it allows, from the first period of the course, the graduating student's contact with the school environment, which would only occur in the Supervised Internship. Thus, the fear and insecurity that surround many undergraduates, dissipate in the theory-practice relationship, right at the beginning of graduation, preventing evasion and promoting the training of teachers committed to a liberating education. Our objective here is to demonstrate the importance of Pibid in teacher training and, consequently, in the improvement of teaching in basic public schools, through the process of elaboration and execution of a didactic sequence (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004) on comics as textual genre, with a final production on racial prejudice, from the perspective of multiliteracies (KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020) and according to the National Common Curricular Base (BRASIL, 2018) in six workshops in a state school after almost total online activity on Pibid (2020-2022). It was a work developed through action research with a descriptive qualitative approach in which we associate the experiences obtained in this process with the studies by Libâneo (1999) and Paulo Freire (2004). The students demonstrated creativity, criticality and linguistic development in their final productions. Keywords: Didactic Sequence. Teacher Education. Comics. El Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (Pibid) opera en escuelas ubicadas en barrios económicamente vulnerables, contribuyendo significativamente a la trayectoria académica, ya que permite, desde el primer período de la carrera, el contacto del estudiante de pregrado con el medio escolar, la eso solo sucedería en la pasantía supervisada. Así, el miedo y la inseguridad que envuelven a muchos estudiantes de pregrado se disipan en la relación teoría-práctica, justo al inicio de la graduación, previniendo la evasión y promoviendo la formación de docentes comprometidos con una educación liberadora. Nuestro objetivo es demostrar la importancia de Pibid en la formación docente y consecuentemente en la mejora de la enseñanza en la red pública básica, a través del proceso de elaboración y ejecución de una secuencia didáctica (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004) sobre el género cómico textual. , con producción final sobre el tema del prejuicio racial, en la perspectiva de las multiletramentos (KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020) y según la Base Curricular Común Nacional (BRASIL, 2018) en seis talleres en una escuela estatal después de una actividad remota casi total en el Pibid 2020-2022. Fue un trabajo desarrollado a través de la investigación acción con un enfoque cualitativo descriptivo en el que asociamos las experiencias obtenidas en este proceso con los estudios de Libâneo (1999) y Paulo Freire (2004). Los estudiantes demostraron creatividad, criticidad y desarrollo lingüístico en sus producciones finales. Palabras clave: Secuencia Didáctica. Formación de Profesores. Cómics. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) atua nas escolas em bairros de vulnerabilidade econômica, contribuindo na trajetória acadêmica, permitindo o contato do graduando com o ambiente escolar já no início do curso, o que ocorreria somente no Estágio Supervisionado. Assim, o medo e a insegurança que envolvem muitos licenciandos, dissipam-se na relação teoria-prática, evitando a evasão e promovendo a formação de docentes comprometidos com uma educação libertadora. Nosso objetivo é demonstrar a importância do Pibid na formação docente e consequentemente no aprimoramento do ensino da rede pública básica, por meio do processo de elaboração e execução de uma sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004) sobre o gênero textual histórias em quadrinhos, com produção final na temática preconceito racial, a partir da perspectiva dos multiletramentos (KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020) e de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) em seis oficinas em uma escola estadual após quase total atividade remota no Pibid 2020-2022. Foi um trabalho desenvolvido por meio de pesquisa-ação com abordagem qualitativa descritiva em que associamos as experiências obtidas nesse processo com os estudos de Libâneo (1999) e Paulo Freire (2004). Os estudantes demonstraram criatividade, criticidade e desenvolvimento linguístico em suas produções. Palavras-chave: Sequência Didática. Formação Docente. Histórias em Quadrinhos. Universidade Federal do Tocantins - UFT 2023-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/15709 10.20873/pibid2023_2 DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins; Dossiê: PIBID em tempos de pandemia: Proposições pedagógicas em questão (2023) DESAFIOS; Dossiê: PIBID em tempos de pandemia: Proposições pedagógicas em questão (2023) DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins; Dossiê: PIBID em tempos de pandemia: Proposições pedagógicas em questão (2023) 2359-3652 por https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/15709/21410 Copyright (c) 2023 Luzirene, Adriana Carvalho Capuchinho http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Periódicos Uft |
collection |
periodicosUFT |
language |
por |
format |
Periódico |
author |
Gonçalves dos Santos, Luzirene |
spellingShingle |
Gonçalves dos Santos, Luzirene SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOBRE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: AÇÕES DO PIBID EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE PORTO NACIONAL - TO |
author-letter |
Gonçalves dos Santos, Luzirene |
author2 |
Capuchinho, Adriana Carvalho |
author2Str |
Capuchinho, Adriana Carvalho |
title |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOBRE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: AÇÕES DO PIBID EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE PORTO NACIONAL - TO |
title_short |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOBRE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: AÇÕES DO PIBID EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE PORTO NACIONAL - TO |
title_full |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOBRE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: AÇÕES DO PIBID EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE PORTO NACIONAL - TO |
title_fullStr |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOBRE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: AÇÕES DO PIBID EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE PORTO NACIONAL - TO |
title_full_unstemmed |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOBRE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: AÇÕES DO PIBID EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE PORTO NACIONAL - TO |
title_sort |
sequÊncias didÁticas sobre histÓrias em quadrinhos: aÇÕes do pibid em uma escola estadual de porto nacional - to |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
publishDate |
2023 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/15709 |
_version_ |
1778072072830844928 |
score |
11.755432 |