/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Proposta para análise de sites como recurso para ensino-aprendizagem de língua portuguesa
This article intends to bring a proposal for website analysis as a resource for teaching and learning the Portuguese language in order to indicate possible criteria for website analysis that can contribute to the learning of elementary school students and as support for teachers. For this we brin...
Autor principal: | Silva, Ramos dos Santos |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/3087 |
id |
ir-11612-3087 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-30872021-09-16T06:01:02Z Proposta para análise de sites como recurso para ensino-aprendizagem de língua portuguesa Silva, Ramos dos Santos Capuchinho, Adriana Carvalho Língua portuguesa Site educacional Ensino-aprendizagem Letramentos Tecnologias digitais Portuguese language Educational website Teaching- learning Process Literacies Digital Technologies CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES This article intends to bring a proposal for website analysis as a resource for teaching and learning the Portuguese language in order to indicate possible criteria for website analysis that can contribute to the learning of elementary school students and as support for teachers. For this we bring concepts about language described by Geraldi (1984), we raise learning theories such as behaviourism or behaviorism, constructivism and social interactionism in Gomes et al. (2010); Ferrari (2008) and Valadares (2011), in addition to the literacies, especially with Soares (2005) and the multi-literacies with Kalantzis, Cope and Pinheiro (2020) and Rojo and Moura (2012). We started from previous analyzes of other sites carried out by Araújo (2009) and Silva (2017) to define the analyzed categories. In order to demonstrate a possible analysis to assess the suitability of a website for the teacher's purposes, we conducted documentary research and observed the Portuguese website (www.portugues.com.br) as a possibility of extending the classroom in the teaching-learning of Portuguese language or as a resource for autonomous learning. Este artigo procura trazer uma proposta para análise de sites como recurso para o ensino-aprendizagem da língua portuguesa com o objetivo de indicar critérios possíveis para análise de sites que possam contribuir com a aprendizagem dos estudantes do ensino básico e como apoio aos docentes. Para isso trazemos conceitos sobre língua e linguagem descritas por Geraldi (1984), levantamos teorias de aprendizagem como o comportamentalismo ou behaviorismo, o construtivismo e o sociointeracionismo a partir de Gomes et al. (2010); Ferrari (2008) e Valadares, (2011), além de levantarmos sobre os letramentos, especialmente, com Soares (2005) e os multiletramentos com Kalantzis; Cope e Pinheiro (2020) e Rojo e Moura (2012). Partimos de análises anteriores de outros sites realizadas por Araújo (2009) e Silva (2017) para definirmos as categorias analisadas. A fim de demonstrarmos uma análise possível para avaliar a adequação de um site aos propósitos do docente, realizamos pesquisa documental e observamos o site Português (www.portugues.com.br) como possibilidade de extensão de sala de aula no ensino-aprendizagem da língua portuguesa ou como recurso para aprendizagem autônoma. 2021-09-15T22:21:15Z 2021-09-15T22:21:15Z 2021-09-15 Artigo SILVA, Ramos dos Santos. Proposta para análise de sites como recurso para ensino-aprendizagem de língua portuguesa. 2021. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras – Língua Portuguesa e Suas Respectivas Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021. http://hdl.handle.net/11612/3087 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Porto Nacional CURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURAS Porto Nacional Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Língua portuguesa Site educacional Ensino-aprendizagem Letramentos Tecnologias digitais Portuguese language Educational website Teaching- learning Process Literacies Digital Technologies CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Língua portuguesa Site educacional Ensino-aprendizagem Letramentos Tecnologias digitais Portuguese language Educational website Teaching- learning Process Literacies Digital Technologies CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Silva, Ramos dos Santos Proposta para análise de sites como recurso para ensino-aprendizagem de língua portuguesa |
topic_facet |
Língua portuguesa Site educacional Ensino-aprendizagem Letramentos Tecnologias digitais Portuguese language Educational website Teaching- learning Process Literacies Digital Technologies CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
This article intends to bring a proposal for website analysis as a resource for
teaching and learning the Portuguese language in order to indicate possible
criteria for website analysis that can contribute to the learning of elementary
school students and as support for teachers. For this we bring concepts about
language described by Geraldi (1984), we raise learning theories such as
behaviourism or behaviorism, constructivism and social interactionism in Gomes et
al. (2010); Ferrari (2008) and Valadares (2011), in addition to the literacies,
especially with Soares (2005) and the multi-literacies with Kalantzis, Cope and
Pinheiro (2020) and Rojo and Moura (2012). We started from previous analyzes of
other sites carried out by Araújo (2009) and Silva (2017) to define the analyzed
categories. In order to demonstrate a possible analysis to assess the suitability of
a website for the teacher's purposes, we conducted documentary research and
observed the Portuguese website (www.portugues.com.br) as a possibility of
extending the classroom in the teaching-learning of Portuguese language or as a
resource for autonomous learning. |
author_additional |
Capuchinho, Adriana Carvalho |
author_additionalStr |
Capuchinho, Adriana Carvalho |
format |
Artigo |
author |
Silva, Ramos dos Santos |
title |
Proposta para análise de sites como recurso para ensino-aprendizagem de língua portuguesa |
title_short |
Proposta para análise de sites como recurso para ensino-aprendizagem de língua portuguesa |
title_full |
Proposta para análise de sites como recurso para ensino-aprendizagem de língua portuguesa |
title_fullStr |
Proposta para análise de sites como recurso para ensino-aprendizagem de língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
Proposta para análise de sites como recurso para ensino-aprendizagem de língua portuguesa |
title_sort |
proposta para análise de sites como recurso para ensino-aprendizagem de língua portuguesa |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2021 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/3087 |
_version_ |
1787134296073437184 |
score |
11.755432 |