/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Avaliação do trabalho docente durante a pandemia: a realidade da educação infantil no interior do Estado do Tocantins
The present work deals with the evaluation of teaching performance in the pandemic. Result of a survey with teachers who work in the area of Early Childhood Education in the interior of the state of Tocantins. The objective is to analyze the evaluation of teacher performance in Early Childhood Ed...
Autor principal: | Santana, Ângela Maria Vasconcelos |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/4242 |
id |
ir-11612-4242 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-42422022-10-12T06:00:42Z Avaliação do trabalho docente durante a pandemia: a realidade da educação infantil no interior do Estado do Tocantins Santana, Ângela Maria Vasconcelos Locatelli, Cleomar Avaliação do desempenho docente Educação Infantil Pandemia Assessment of teaching performance Child education Pandemic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR The present work deals with the evaluation of teaching performance in the pandemic. Result of a survey with teachers who work in the area of Early Childhood Education in the interior of the state of Tocantins. The objective is to analyze the evaluation of teacher performance in Early Childhood Education, considering the family's participation as an evaluative follow-up of this process. The theoretical foundation consisted of a literature review of authors such as: Gatti (2014), Duarte; Hypolito (2020), Zatti; Minhoto (2019), among others. Data collection took place through a questionnaire developed by the research group – GIEPEES. The questionnaire included all teachers of basic education, however, in this article only the responses of early childhood teachers were analyzed. The study shows that the evaluation of teacher performance in Early Childhood Education, during the pandemic, was not characterized by a systematic action of teaching networks or schools, but by a specific look from families that valued the affective aspects in the teacher/child relationship the interaction with the family. O presente trabalho trata da avaliação do desempenho docente na pandemia. Resultado de uma pesquisa com professoras que atuam na área de Educação Infantil no interior do estado do Tocantins. O objetivo é analisar a avaliação do desempenho docente na Educação Infantil, considerando a participação da família como seguimento avaliador desse processo. A fundamentação teórica consistiu em uma revisão bibliográfica de autores como: Gatti (2014), Duarte; Hypolito (2020), Zatti; Minhoto (2019), dentre outros. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário desenvolvido pelo grupo de pesquisa – GIEPEES. O questionário, foi dirigido ao conjunto dos professores da educação básica, entretanto, neste artigo foram analisadas somente as respostas das professoras de educação infantil. O estudo evidencia que a avaliação do desempenho docente na Educação Infantil, durante a pandemia, não se caracterizou por uma ação sistemática das redes de ensino ou escolas, mas, sim, por um olhar específico das famílias que valorizou a linguagem adequada ao processo educativo, o domínio de conteúdos e a interação com a família. 2022-10-11T13:37:46Z 2022-10-11T13:37:46Z 2022-08-19 Artigo Fabiane Pereira Da Silva. O processo de implementação do programa novo ensino médio em consonância com a BNCC nas escolas pilotos da regional de Tocantinópolis - TO. 2021. 21 f. Artigo (Especialização) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso Especialização em Gestão e Organização do Trabalho Escolar, Campus de Tocantinópolis-TO. Anna Thércia José Carvalho de Amorim. BNCC, educação infantil e as intervenções do mercado: alguns apontamentos. 2022. 31 f. Artigo (Especialização) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso Especialização em Educação Infantil, Campus de Tocantinópolis-TO. ngela Maria Vasconcelos Santana. Avaliação do trabalho docente durante a pandemia: a realidade da educação infantil no interior do Estado do Tocantins. 2022. 24 f. Artigo (Especialização) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso Especialização em Educação Infantil, Campus de Tocantinópolis-TO. http://hdl.handle.net/11612/4242 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS Tocantinópolis Especialização |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Avaliação do desempenho docente Educação Infantil Pandemia Assessment of teaching performance Child education Pandemic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
spellingShingle |
Avaliação do desempenho docente Educação Infantil Pandemia Assessment of teaching performance Child education Pandemic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR Santana, Ângela Maria Vasconcelos Avaliação do trabalho docente durante a pandemia: a realidade da educação infantil no interior do Estado do Tocantins |
topic_facet |
Avaliação do desempenho docente Educação Infantil Pandemia Assessment of teaching performance Child education Pandemic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
description |
The present work deals with the evaluation of teaching performance in the pandemic. Result
of a survey with teachers who work in the area of Early Childhood Education in the interior of
the state of Tocantins. The objective is to analyze the evaluation of teacher performance in
Early Childhood Education, considering the family's participation as an evaluative follow-up
of this process. The theoretical foundation consisted of a literature review of authors such as:
Gatti (2014), Duarte; Hypolito (2020), Zatti; Minhoto (2019), among others. Data collection
took place through a questionnaire developed by the research group – GIEPEES. The
questionnaire included all teachers of basic education, however, in this article only the
responses of early childhood teachers were analyzed. The study shows that the evaluation of
teacher performance in Early Childhood Education, during the pandemic, was not
characterized by a systematic action of teaching networks or schools, but by a specific look
from families that valued the affective aspects in the teacher/child relationship the interaction
with the family. |
author_additional |
Locatelli, Cleomar |
author_additionalStr |
Locatelli, Cleomar |
format |
Artigo |
author |
Santana, Ângela Maria Vasconcelos |
title |
Avaliação do trabalho docente durante a pandemia: a realidade da educação infantil no interior do Estado do Tocantins |
title_short |
Avaliação do trabalho docente durante a pandemia: a realidade da educação infantil no interior do Estado do Tocantins |
title_full |
Avaliação do trabalho docente durante a pandemia: a realidade da educação infantil no interior do Estado do Tocantins |
title_fullStr |
Avaliação do trabalho docente durante a pandemia: a realidade da educação infantil no interior do Estado do Tocantins |
title_full_unstemmed |
Avaliação do trabalho docente durante a pandemia: a realidade da educação infantil no interior do Estado do Tocantins |
title_sort |
avaliação do trabalho docente durante a pandemia: a realidade da educação infantil no interior do estado do tocantins |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2022 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/4242 |
_version_ |
1787134160134995968 |
score |
11.755432 |