/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
Ensino de língua inglesa e interculturalidade: reflexões teórico-práticas para o fazer docente.
This article aims to bring some theoretical and practical reflections on interculturality and how it could provide a language education in order to foster more effective and inclusive teaching and learning. We understand that teaching English goes beyond understanding the language and its grammat...
Autor principal: | Rocha, Nara da Costa Sandes |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/4430 |
id |
ir-11612-4430 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-44302022-11-30T06:01:07Z Ensino de língua inglesa e interculturalidade: reflexões teórico-práticas para o fazer docente. Rocha, Nara da Costa Sandes Alencar, Elisa Borges de Alcântara Interculturalidade, Formação de Professores. Língua inglesa. Educação Linguística. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS This article aims to bring some theoretical and practical reflections on interculturality and how it could provide a language education in order to foster more effective and inclusive teaching and learning. We understand that teaching English goes beyond understanding the language and its grammatical rules. Therefore, knowing cultural diversity is important to expand not only the understanding of the world, but also the understanding of how languages are important in our construction as social subjects. We outline the importance of using interculturality in teaching work, bringing enriching contributions to English language teachers. We argue that the interaction between cultures (local and global) occurs through self-awareness and the context in which cultural and identity diversities are aligned with the subject's ability to critically position himself. This is a qualitative bibliographic research with theoretical and practical support that can be used as a teaching tool in English language classes. O presente artigo tem como finalidade trazer algumas reflexões teórico-práticas sobre a interculturalidade e como ela poderia propiciar uma educação linguística a fim de fomentar um ensino e aprendizagem mais efetivos e inclusivos. Entendemos que ensinar Inglês vai além da compreensão da língua e suas regras gramaticais. Sendo assim, conhecer a diversidade cultural é importante para ampliar não apenas a compreensão de mundo, mas também a compreensão de como as línguas são importantes em nossa construção em quanto sujeitos sociais. Delineamos a importância do uso da interculturalidade no trabalho docente, trazendo contribuições enriquecedoras para os professores de língua inglesa. Defendemos que a interação entre as culturas (locais e globais) ocorre pelo intermédio da autoconsciência e do contexto em que as diversidades culturais e identitárias estão alinhadas com a capacidade do sujeito posicionar-se criticamente. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa com aporte teórico-prático que pode ser usado como ferramenta de ensino nas aulas de língua inglesa. 2022-11-29T21:54:45Z 2022-11-29T21:54:45Z 2022-11-29 Monografia ROCHA,Nara da Costa Sandes. Ensino de língua inglesa e interculturalidade: reflexões teórico-práticas para o fazer docente. 30f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2021. http://hdl.handle.net/11612/4430 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS Araguaína Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Interculturalidade, Formação de Professores. Língua inglesa. Educação Linguística. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
spellingShingle |
Interculturalidade, Formação de Professores. Língua inglesa. Educação Linguística. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Rocha, Nara da Costa Sandes Ensino de língua inglesa e interculturalidade: reflexões teórico-práticas para o fazer docente. |
topic_facet |
Interculturalidade, Formação de Professores. Língua inglesa. Educação Linguística. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
description |
This article aims to bring some theoretical and practical reflections on interculturality and how
it could provide a language education in order to foster more effective and inclusive teaching
and learning. We understand that teaching English goes beyond understanding the language
and its grammatical rules. Therefore, knowing cultural diversity is important to expand not only
the understanding of the world, but also the understanding of how languages are important in
our construction as social subjects. We outline the importance of using interculturality in
teaching work, bringing enriching contributions to English language teachers. We argue that
the interaction between cultures (local and global) occurs through self-awareness and the
context in which cultural and identity diversities are aligned with the subject's ability to
critically position himself. This is a qualitative bibliographic research with theoretical and
practical support that can be used as a teaching tool in English language classes. |
author_additional |
Alencar, Elisa Borges de Alcântara |
author_additionalStr |
Alencar, Elisa Borges de Alcântara |
format |
Monografia |
author |
Rocha, Nara da Costa Sandes |
title |
Ensino de língua inglesa e interculturalidade: reflexões teórico-práticas para o fazer docente. |
title_short |
Ensino de língua inglesa e interculturalidade: reflexões teórico-práticas para o fazer docente. |
title_full |
Ensino de língua inglesa e interculturalidade: reflexões teórico-práticas para o fazer docente. |
title_fullStr |
Ensino de língua inglesa e interculturalidade: reflexões teórico-práticas para o fazer docente. |
title_full_unstemmed |
Ensino de língua inglesa e interculturalidade: reflexões teórico-práticas para o fazer docente. |
title_sort |
ensino de língua inglesa e interculturalidade: reflexões teórico-práticas para o fazer docente. |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2022 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/4430 |
_version_ |
1787134718768054272 |
score |
11.674752 |