Monografia

Ensino de língua inglesa e interculturalidade: reflexões teórico-práticas para o fazer docente.

This article aims to bring some theoretical and practical reflections on interculturality and how it could provide a language education in order to foster more effective and inclusive teaching and learning. We understand that teaching English goes beyond understanding the language and its grammat...

ver descrição completa

Autor principal: Rocha, Nara da Costa Sandes
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4430
id ir-11612-4430
recordtype dspace
spelling ir-11612-44302022-11-30T06:01:07Z Ensino de língua inglesa e interculturalidade: reflexões teórico-práticas para o fazer docente. Rocha, Nara da Costa Sandes Alencar, Elisa Borges de Alcântara Interculturalidade, Formação de Professores. Língua inglesa. Educação Linguística. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS This article aims to bring some theoretical and practical reflections on interculturality and how it could provide a language education in order to foster more effective and inclusive teaching and learning. We understand that teaching English goes beyond understanding the language and its grammatical rules. Therefore, knowing cultural diversity is important to expand not only the understanding of the world, but also the understanding of how languages are important in our construction as social subjects. We outline the importance of using interculturality in teaching work, bringing enriching contributions to English language teachers. We argue that the interaction between cultures (local and global) occurs through self-awareness and the context in which cultural and identity diversities are aligned with the subject's ability to critically position himself. This is a qualitative bibliographic research with theoretical and practical support that can be used as a teaching tool in English language classes. O presente artigo tem como finalidade trazer algumas reflexões teórico-práticas sobre a interculturalidade e como ela poderia propiciar uma educação linguística a fim de fomentar um ensino e aprendizagem mais efetivos e inclusivos. Entendemos que ensinar Inglês vai além da compreensão da língua e suas regras gramaticais. Sendo assim, conhecer a diversidade cultural é importante para ampliar não apenas a compreensão de mundo, mas também a compreensão de como as línguas são importantes em nossa construção em quanto sujeitos sociais. Delineamos a importância do uso da interculturalidade no trabalho docente, trazendo contribuições enriquecedoras para os professores de língua inglesa. Defendemos que a interação entre as culturas (locais e globais) ocorre pelo intermédio da autoconsciência e do contexto em que as diversidades culturais e identitárias estão alinhadas com a capacidade do sujeito posicionar-se criticamente. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa com aporte teórico-prático que pode ser usado como ferramenta de ensino nas aulas de língua inglesa. 2022-11-29T21:54:45Z 2022-11-29T21:54:45Z 2022-11-29 Monografia ROCHA,Nara da Costa Sandes. Ensino de língua inglesa e interculturalidade: reflexões teórico-práticas para o fazer docente. 30f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2021. http://hdl.handle.net/11612/4430 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Interculturalidade,
Formação de Professores.
Língua inglesa.
Educação Linguística.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
spellingShingle Interculturalidade,
Formação de Professores.
Língua inglesa.
Educação Linguística.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Rocha, Nara da Costa Sandes
Ensino de língua inglesa e interculturalidade: reflexões teórico-práticas para o fazer docente.
topic_facet Interculturalidade,
Formação de Professores.
Língua inglesa.
Educação Linguística.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description This article aims to bring some theoretical and practical reflections on interculturality and how it could provide a language education in order to foster more effective and inclusive teaching and learning. We understand that teaching English goes beyond understanding the language and its grammatical rules. Therefore, knowing cultural diversity is important to expand not only the understanding of the world, but also the understanding of how languages are important in our construction as social subjects. We outline the importance of using interculturality in teaching work, bringing enriching contributions to English language teachers. We argue that the interaction between cultures (local and global) occurs through self-awareness and the context in which cultural and identity diversities are aligned with the subject's ability to critically position himself. This is a qualitative bibliographic research with theoretical and practical support that can be used as a teaching tool in English language classes.
author_additional Alencar, Elisa Borges de Alcântara
author_additionalStr Alencar, Elisa Borges de Alcântara
format Monografia
author Rocha, Nara da Costa Sandes
title Ensino de língua inglesa e interculturalidade: reflexões teórico-práticas para o fazer docente.
title_short Ensino de língua inglesa e interculturalidade: reflexões teórico-práticas para o fazer docente.
title_full Ensino de língua inglesa e interculturalidade: reflexões teórico-práticas para o fazer docente.
title_fullStr Ensino de língua inglesa e interculturalidade: reflexões teórico-práticas para o fazer docente.
title_full_unstemmed Ensino de língua inglesa e interculturalidade: reflexões teórico-práticas para o fazer docente.
title_sort ensino de língua inglesa e interculturalidade: reflexões teórico-práticas para o fazer docente.
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2022
url http://hdl.handle.net/11612/4430
_version_ 1787134718768054272
score 11.674752