Monografia

A percepção dos professores de língua portuguesa do ensino fundamental II, sobre o uso de dicionários.

The present work had as main objective to investigate and analyze the use of dictionary in the classes of Portuguese Language of Elementary Education in two schools of Araguaína. This research was carried out at Luiz Augusto Parish School and CAIC School - Jorge Humberto Camargo. There were 10 Portu...

ver descrição completa

Autor principal: Aguiar, Elizane da Silva
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4545
id ir-11612-4545
recordtype dspace
spelling ir-11612-45452023-01-28T06:01:26Z A percepção dos professores de língua portuguesa do ensino fundamental II, sobre o uso de dicionários. Aguiar, Elizane da Silva Castiglioni, Ana Claudia Lexicografia. Dicionário. Sala de aula. Ensino e Aprendizado. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS The present work had as main objective to investigate and analyze the use of dictionary in the classes of Portuguese Language of Elementary Education in two schools of Araguaína. This research was carried out at Luiz Augusto Parish School and CAIC School - Jorge Humberto Camargo. There were 10 Portuguese language teachers for data collection. Such research is qualitative, quantitative and also bibliographic nature. To reach this goal, we used as a methodological research resource, a questionnaire obtained through the book by Hernández (1989). We have as theoretical support authors based on studies in relation to the lexicon as: Hernández (1989), (Welker 2006), (Krieger 2006), (Vázquez, 2010), (Isquerdo and Barros (2010), among other authors who study Lexicography.The analysis of the data showed that the teachers interviewed have some knowledge regarding the dictionary; the teachers know how important this didactic tool is.However 50% of them have revealed that they have no knowledge of Lexicography.In this way, the present study emphasizes the importance of exploring the use of the dictionary in Elementary School during Portuguese Language classes, a good reflection tool that should be used in the student teaching and learning process. O presente trabalho teve como principal objetivo investigar e analisar a percepção de professores sobre o uso de dicionário nas aulas de Língua Portuguesa em duas escolas de Araguaína no Ensino Fundamental II. A presente pesquisa foi realizada na Escola Paroquial Luiz Augusto e Escola CAIC- Jorge Humberto Camargo. Contou-se com 10 professores de Língua Portuguesa para coleta de dados. Tal pesquisa é de natureza qualitativa, quantitativa e também bibliográfica. Para alcançar o referido objetivo, utilizamos como recurso metodológico de pesquisa, questionário obtido por meio do livro de Hernández (1989). Tivemos, como suporte teórico, instantes na temática do léxico como: Hernández (1989), (Welker 2006), (Krieger 2006), (Vázquez, 2010), (Isquerdo e Barros (2010), entre outros autores que estudam a respeito da Lexicografia. A análise dos dados mostrou-nos que os professores entrevistados possuem algum conhecimento em relação ao dicionário, os docentes sabem quão importante é esta ferramenta didática , porém 50% deles nos revelaram que não possuem algum conhecimento, no que diz respeito à Lexicografia. Dessa forma, o presente estudo ressalta a importância de explorar o uso do dicionário no Ensino Fundamental durante as aulas de Língua Portuguesa, um bom instrumento de reflexão que deve ser utilizado no processo de ensino e de aprendizagem do aluno. 2023-01-27T21:46:45Z 2023-01-27T21:46:45Z 2023-01-27 Monografia AGUIAR,Elizane da Silva. A percepção dos professores de língua portuguesa do ensino fundamental II, sobre o uso de dicionários. 48f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2017. http://hdl.handle.net/11612/4545 pt_BR acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Lexicografia.
Dicionário.
Sala de aula.
Ensino e Aprendizado.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
spellingShingle Lexicografia.
Dicionário.
Sala de aula.
Ensino e Aprendizado.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Aguiar, Elizane da Silva
A percepção dos professores de língua portuguesa do ensino fundamental II, sobre o uso de dicionários.
topic_facet Lexicografia.
Dicionário.
Sala de aula.
Ensino e Aprendizado.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description The present work had as main objective to investigate and analyze the use of dictionary in the classes of Portuguese Language of Elementary Education in two schools of Araguaína. This research was carried out at Luiz Augusto Parish School and CAIC School - Jorge Humberto Camargo. There were 10 Portuguese language teachers for data collection. Such research is qualitative, quantitative and also bibliographic nature. To reach this goal, we used as a methodological research resource, a questionnaire obtained through the book by Hernández (1989). We have as theoretical support authors based on studies in relation to the lexicon as: Hernández (1989), (Welker 2006), (Krieger 2006), (Vázquez, 2010), (Isquerdo and Barros (2010), among other authors who study Lexicography.The analysis of the data showed that the teachers interviewed have some knowledge regarding the dictionary; the teachers know how important this didactic tool is.However 50% of them have revealed that they have no knowledge of Lexicography.In this way, the present study emphasizes the importance of exploring the use of the dictionary in Elementary School during Portuguese Language classes, a good reflection tool that should be used in the student teaching and learning process.
author_additional Castiglioni, Ana Claudia
author_additionalStr Castiglioni, Ana Claudia
format Monografia
author Aguiar, Elizane da Silva
title A percepção dos professores de língua portuguesa do ensino fundamental II, sobre o uso de dicionários.
title_short A percepção dos professores de língua portuguesa do ensino fundamental II, sobre o uso de dicionários.
title_full A percepção dos professores de língua portuguesa do ensino fundamental II, sobre o uso de dicionários.
title_fullStr A percepção dos professores de língua portuguesa do ensino fundamental II, sobre o uso de dicionários.
title_full_unstemmed A percepção dos professores de língua portuguesa do ensino fundamental II, sobre o uso de dicionários.
title_sort percepção dos professores de língua portuguesa do ensino fundamental ii, sobre o uso de dicionários.
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/4545
_version_ 1787134351116337152
score 11.755432