Monografia

Avaliação na educação infantil pré-escolar: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem

This research deals with the role of assessment in Early Childhood Education: preschool, as it is part of the school routine, contributing to the learning process. Thus, assessment is essential to promote the gradual development of the student, and it is increasingly necessary to look for assessm...

ver descrição completa

Autor principal: Marinho, Camila Almeida
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4587
id ir-11612-4587
recordtype dspace
spelling ir-11612-45872023-02-02T06:01:45Z Avaliação na educação infantil pré-escolar: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem Marinho, Camila Almeida Barros, Zian Karla Vasconcelos Educação Infantil pré-escolar Avaliação Aprendizagem Desenvolvimento Early Childhood Education Preschool Assessment Learning Development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This research deals with the role of assessment in Early Childhood Education: preschool, as it is part of the school routine, contributing to the learning process. Thus, assessment is essential to promote the gradual development of the student, and it is increasingly necessary to look for assessment methods that achieve this development. So, the objective specifically is for preschool teachers to understand assessment as a tool to improve learning in Early Childhood Education and which assessment methods are used by them to make this learning happen. To carry out this work, a research was carried out in books and articles that deal with the theme and, later, a field research with the subjects mentioned above. It was concluded that the evaluation in preschool, although it is considered a complex task, is recognized as a means to provide the students' development, and to provoke pedagogical changes according to the presented needs. Esta pesquisa trata do papel da avaliação na Educação Infantil: pré-escolar, visto que esta faz parte da rotina escolar, contribuindo para o processo de aprendizagem. Desse modo, a avaliação é fundamental para promover o desenvolvimento gradual do aluno, sendo cada vez mais necessário procurar métodos avaliativos que alcancem esse desenvolvimento. Então, o objetivo especificamente é que os professores da pré-escola, compreendam a avaliação como ferramenta para melhorar a aprendizagem na Educação Infantil e quais métodos avaliativos são utilizados por eles para que esse aprendizado aconteça. Para a realização desse trabalho foi feita uma pesquisa em livros e artigos que tratam da temática e, posteriormente uma pesquisa de campo com os sujeitos citados acima. Concluiu-se que a avaliação na pré-escola, embora seja considerada uma tarefa complexa, é reconhecida como um meio para proporcionar o desenvolvimento dos alunos, e provocar mudanças pedagógicas de acordo com as necessidades apresentadas. 2023-02-01T13:48:48Z 2023-02-01T13:48:48Z 2019-06-11 Monografia Camila Almeida Marinho. Avaliação na educação infantil pré-escolar: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem. 53 f. 2019. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO. http://hdl.handle.net/11612/4587 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Tocantinópolis Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Educação Infantil
pré-escolar
Avaliação
Aprendizagem
Desenvolvimento
Early Childhood Education
Preschool
Assessment
Learning
Development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação Infantil
pré-escolar
Avaliação
Aprendizagem
Desenvolvimento
Early Childhood Education
Preschool
Assessment
Learning
Development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Marinho, Camila Almeida
Avaliação na educação infantil pré-escolar: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem
topic_facet Educação Infantil
pré-escolar
Avaliação
Aprendizagem
Desenvolvimento
Early Childhood Education
Preschool
Assessment
Learning
Development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research deals with the role of assessment in Early Childhood Education: preschool, as it is part of the school routine, contributing to the learning process. Thus, assessment is essential to promote the gradual development of the student, and it is increasingly necessary to look for assessment methods that achieve this development. So, the objective specifically is for preschool teachers to understand assessment as a tool to improve learning in Early Childhood Education and which assessment methods are used by them to make this learning happen. To carry out this work, a research was carried out in books and articles that deal with the theme and, later, a field research with the subjects mentioned above. It was concluded that the evaluation in preschool, although it is considered a complex task, is recognized as a means to provide the students' development, and to provoke pedagogical changes according to the presented needs.
author_additional Barros, Zian Karla Vasconcelos
author_additionalStr Barros, Zian Karla Vasconcelos
format Monografia
author Marinho, Camila Almeida
title Avaliação na educação infantil pré-escolar: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem
title_short Avaliação na educação infantil pré-escolar: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem
title_full Avaliação na educação infantil pré-escolar: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem
title_fullStr Avaliação na educação infantil pré-escolar: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem
title_full_unstemmed Avaliação na educação infantil pré-escolar: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem
title_sort avaliação na educação infantil pré-escolar: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/4587
_version_ 1787134065771544576
score 11.755432