/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
Avaliação na educação infantil pré-escolar: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem
This research deals with the role of assessment in Early Childhood Education: preschool, as it is part of the school routine, contributing to the learning process. Thus, assessment is essential to promote the gradual development of the student, and it is increasingly necessary to look for assessm...
Autor principal: | Marinho, Camila Almeida |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/4587 |
id |
ir-11612-4587 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-45872023-02-02T06:01:45Z Avaliação na educação infantil pré-escolar: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem Marinho, Camila Almeida Barros, Zian Karla Vasconcelos Educação Infantil pré-escolar Avaliação Aprendizagem Desenvolvimento Early Childhood Education Preschool Assessment Learning Development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This research deals with the role of assessment in Early Childhood Education: preschool, as it is part of the school routine, contributing to the learning process. Thus, assessment is essential to promote the gradual development of the student, and it is increasingly necessary to look for assessment methods that achieve this development. So, the objective specifically is for preschool teachers to understand assessment as a tool to improve learning in Early Childhood Education and which assessment methods are used by them to make this learning happen. To carry out this work, a research was carried out in books and articles that deal with the theme and, later, a field research with the subjects mentioned above. It was concluded that the evaluation in preschool, although it is considered a complex task, is recognized as a means to provide the students' development, and to provoke pedagogical changes according to the presented needs. Esta pesquisa trata do papel da avaliação na Educação Infantil: pré-escolar, visto que esta faz parte da rotina escolar, contribuindo para o processo de aprendizagem. Desse modo, a avaliação é fundamental para promover o desenvolvimento gradual do aluno, sendo cada vez mais necessário procurar métodos avaliativos que alcancem esse desenvolvimento. Então, o objetivo especificamente é que os professores da pré-escola, compreendam a avaliação como ferramenta para melhorar a aprendizagem na Educação Infantil e quais métodos avaliativos são utilizados por eles para que esse aprendizado aconteça. Para a realização desse trabalho foi feita uma pesquisa em livros e artigos que tratam da temática e, posteriormente uma pesquisa de campo com os sujeitos citados acima. Concluiu-se que a avaliação na pré-escola, embora seja considerada uma tarefa complexa, é reconhecida como um meio para proporcionar o desenvolvimento dos alunos, e provocar mudanças pedagógicas de acordo com as necessidades apresentadas. 2023-02-01T13:48:48Z 2023-02-01T13:48:48Z 2019-06-11 Monografia Camila Almeida Marinho. Avaliação na educação infantil pré-escolar: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem. 53 f. 2019. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO. http://hdl.handle.net/11612/4587 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Tocantinópolis Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Educação Infantil pré-escolar Avaliação Aprendizagem Desenvolvimento Early Childhood Education Preschool Assessment Learning Development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Educação Infantil pré-escolar Avaliação Aprendizagem Desenvolvimento Early Childhood Education Preschool Assessment Learning Development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Marinho, Camila Almeida Avaliação na educação infantil pré-escolar: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem |
topic_facet |
Educação Infantil pré-escolar Avaliação Aprendizagem Desenvolvimento Early Childhood Education Preschool Assessment Learning Development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This research deals with the role of assessment in Early Childhood Education: preschool, as it
is part of the school routine, contributing to the learning process. Thus, assessment is essential
to promote the gradual development of the student, and it is increasingly necessary to look for
assessment methods that achieve this development. So, the objective specifically is for
preschool teachers to understand assessment as a tool to improve learning in Early Childhood
Education and which assessment methods are used by them to make this learning happen. To
carry out this work, a research was carried out in books and articles that deal with the theme
and, later, a field research with the subjects mentioned above. It was concluded that the
evaluation in preschool, although it is considered a complex task, is recognized as a means to
provide the students' development, and to provoke pedagogical changes according to the
presented needs. |
author_additional |
Barros, Zian Karla Vasconcelos |
author_additionalStr |
Barros, Zian Karla Vasconcelos |
format |
Monografia |
author |
Marinho, Camila Almeida |
title |
Avaliação na educação infantil pré-escolar: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem |
title_short |
Avaliação na educação infantil pré-escolar: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem |
title_full |
Avaliação na educação infantil pré-escolar: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem |
title_fullStr |
Avaliação na educação infantil pré-escolar: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Avaliação na educação infantil pré-escolar: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem |
title_sort |
avaliação na educação infantil pré-escolar: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2023 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/4587 |
_version_ |
1787134065771544576 |
score |
11.755432 |