/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
O processo de aquisição da leitura e escrita das crianças indígena krahô.
This project has its base in the bibliographical stamp, where in the course of the same will be found citations of some authors who have their bases in indigenous education in special the (KRAHÔ). What actually made me research indigenous school education, especially for the KRAHÔ people. It was...
Autor principal: | Araújo, Mércia da Silva |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/4671 |
id |
ir-11612-4671 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-46712023-02-08T06:01:52Z O processo de aquisição da leitura e escrita das crianças indígena krahô. Araújo, Mércia da Silva Albuquerque, Francisco Edviges Indígenas. KRAHÔ. Educação. Ensino. Aprendizado. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS This project has its base in the bibliographical stamp, where in the course of the same will be found citations of some authors who have their bases in indigenous education in special the (KRAHÔ). What actually made me research indigenous school education, especially for the KRAHÔ people. It was the fact of understanding a little bit of this culture, especially the way in which they are educated. Thus, the work sought to analyze and describe the situation of education in the 19 de Abril State Indigenous School in the Manoel Alves Pequeno Village. To do this we tried to report on the development of the students in terms of reading and writing; to understand how the presence of a teacher from the same people has made the students' development more productive; and to show how the students react to this change. From everything that has been presented throughout this work, it is possible to affirm that there is a great difficulty on the part of Brazilian society to create methodologies and institutions that can really include the indigenous population, which leads to the constant growth of discrimination, prejudice, and existing social inequality. Este projeto tem sua base no cunho bibliográfico, onde no decorrer dos mesmos serão encontradas citações de alguns autores que têm suas bases em educação escolar indígena, em especial, a educação escolar índigema KRAHÔ. O que na realidade nos motivou pesquisar sobre a educação escolar indígena, em especial, o povo KRAHÔ, foi o fato de entender um pouco dessa cultura, em especial a forma na qual eles são educados. Assim sendo, o trabalho buscou analisar e descrever a situação da educação na Escola Estadual Indígena 19 de Abril da Aldeia Manoel Alves Pequeno. Para isso foi tentado relatar como está o desenvolvimento do aluno no que diz respeito a ler e escrever; entender como a presença de um professor do mesmo povo tem feito com que o desenvolvimento dos alunos fosse mais produtivo e mostrar como os alunos reagem a essa mudança. A partir de tudo que foi apresentado no decorrer do trabalho, é possível afirmar que realmente existe uma grande dificuldade por parte da sociedade brasileira em criar metodologias e instituições que realmente consigam incluir a população indígena, o que faz com que haja o constante crescimento da discriminação, preconceito e desigualdade social existente. 2023-02-07T20:22:14Z 2023-02-07T20:22:14Z 2023-02-07 Monografia ARAÚJO, Mércia da Silva. O processo de aquisição da leitura e escrita das crianças indígena krahô. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2022. http://hdl.handle.net/11612/4671 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS Araguaína Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Indígenas. KRAHÔ. Educação. Ensino. Aprendizado. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
spellingShingle |
Indígenas. KRAHÔ. Educação. Ensino. Aprendizado. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Araújo, Mércia da Silva O processo de aquisição da leitura e escrita das crianças indígena krahô. |
topic_facet |
Indígenas. KRAHÔ. Educação. Ensino. Aprendizado. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
description |
This project has its base in the bibliographical stamp, where in the course of the
same will be found citations of some authors who have their bases in indigenous
education in special the (KRAHÔ). What actually made me research indigenous
school education, especially for the KRAHÔ people. It was the fact of
understanding a little bit of this culture, especially the way in which they are
educated. Thus, the work sought to analyze and describe the situation of
education in the 19 de Abril State Indigenous School in the Manoel Alves
Pequeno Village. To do this we tried to report on the development of the students
in terms of reading and writing; to understand how the presence of a teacher from
the same people has made the students' development more productive; and to
show how the students react to this change. From everything that has been
presented throughout this work, it is possible to affirm that there is a great difficulty
on the part of Brazilian society to create methodologies and institutions that can
really include the indigenous population, which leads to the constant growth of
discrimination, prejudice, and existing social inequality. |
author_additional |
Albuquerque, Francisco Edviges |
author_additionalStr |
Albuquerque, Francisco Edviges |
format |
Monografia |
author |
Araújo, Mércia da Silva |
title |
O processo de aquisição da leitura e escrita das crianças indígena krahô. |
title_short |
O processo de aquisição da leitura e escrita das crianças indígena krahô. |
title_full |
O processo de aquisição da leitura e escrita das crianças indígena krahô. |
title_fullStr |
O processo de aquisição da leitura e escrita das crianças indígena krahô. |
title_full_unstemmed |
O processo de aquisição da leitura e escrita das crianças indígena krahô. |
title_sort |
o processo de aquisição da leitura e escrita das crianças indígena krahô. |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2023 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/4671 |
_version_ |
1787134675142049792 |
score |
11.755432 |