Monografia

Raça e gênero no contexto escolar: professoras negras e sua influência na construção da identidade étnico-racial de alunas negras

This work has as its central theme: black women and schooling. The general objective is to analyze how the presence/absence of black female teachers in the classroom can influence the construction of the ethnic-racial identity of black female students. The following themes were addressed in the t...

ver descrição completa

Autor principal: Marinho, Jailma Ribeiro
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/5333
id ir-11612-5333
recordtype dspace
spelling ir-11612-53332023-04-28T06:01:57Z Raça e gênero no contexto escolar: professoras negras e sua influência na construção da identidade étnico-racial de alunas negras Marinho, Jailma Ribeiro Rosa, Camila Simões Estudantes Negras Professora Negra Educação das relações étnico-raciais Gênero e Raça Black Students Black Woman Teacher Ethno-Racial Relations Education Gender and Race CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA DAS POPULACOES AFRO-BRASILEIRAS This work has as its central theme: black women and schooling. The general objective is to analyze how the presence/absence of black female teachers in the classroom can influence the construction of the ethnic-racial identity of black female students. The following themes were addressed in the theoretical framework: Ethnic and racial identity; Black teachers; Black women; Black students; Gender and Race. As for the methodology, this is a descriptive and exploratory research, with a qualitative approach. Data collection was carried out through semi- structured interviews, with the collaboration of four black women. The data analysis was performed through content analysis, from which it was possible to realize that the presence of black female teachers significantly influences the construction of identity of black girls. In addition, it was possible to evidence that if the black teacher has a positive racial identity construction, she will have a greater chance of contributing to the valorization of the ethno- racial identity of her students. Este trabalho tem como tema central: mulher negra e escolarização. O objetivo geral consiste em analisar de que forma a presença/ausência de professoras negras em sala de aula pode influenciar na construção da identidade étnico-racial de alunas negras. No referencial teórico foram abordados os seguintes temas: Identidade étnico-racial; Professoras negras; Mulheres negras; Alunas negras; Gênero e Raça. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com a colaboração de quatro mulheres negras. A análise de dados foi realizada através de análise de conteúdo, a partir da qual foi possível perceber que a presença de professoras negras influência de forma significativa na construção de identidade de meninas negras. Além disso, foi possível evidenciar que se a professora negra possuir uma construção de identidade racial positiva ela terá maior chance de contribuir na valorização da identidade étnico-racial de suas alunas e alunos. 2023-04-27T12:40:11Z 2023-04-27T12:40:11Z 2023-02-06 Monografia Jailma Ribeiro Marinho. Raça e gênero no contexto escolar: professoras negras e sua influência na construção da identidade étnico-racial de alunas negras. 41 f. 2023. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal Do Tocantins, Curso De Pedagogia, Campus De Tocantinópolis-To. http://hdl.handle.net/11612/5333 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Tocantinópolis Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Estudantes Negras
Professora Negra
Educação das relações étnico-raciais
Gênero e Raça
Black Students
Black Woman Teacher
Ethno-Racial Relations Education
Gender and Race
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA DAS POPULACOES AFRO-BRASILEIRAS
spellingShingle Estudantes Negras
Professora Negra
Educação das relações étnico-raciais
Gênero e Raça
Black Students
Black Woman Teacher
Ethno-Racial Relations Education
Gender and Race
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA DAS POPULACOES AFRO-BRASILEIRAS
Marinho, Jailma Ribeiro
Raça e gênero no contexto escolar: professoras negras e sua influência na construção da identidade étnico-racial de alunas negras
topic_facet Estudantes Negras
Professora Negra
Educação das relações étnico-raciais
Gênero e Raça
Black Students
Black Woman Teacher
Ethno-Racial Relations Education
Gender and Race
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA DAS POPULACOES AFRO-BRASILEIRAS
description This work has as its central theme: black women and schooling. The general objective is to analyze how the presence/absence of black female teachers in the classroom can influence the construction of the ethnic-racial identity of black female students. The following themes were addressed in the theoretical framework: Ethnic and racial identity; Black teachers; Black women; Black students; Gender and Race. As for the methodology, this is a descriptive and exploratory research, with a qualitative approach. Data collection was carried out through semi- structured interviews, with the collaboration of four black women. The data analysis was performed through content analysis, from which it was possible to realize that the presence of black female teachers significantly influences the construction of identity of black girls. In addition, it was possible to evidence that if the black teacher has a positive racial identity construction, she will have a greater chance of contributing to the valorization of the ethno- racial identity of her students.
author_additional Rosa, Camila Simões
author_additionalStr Rosa, Camila Simões
format Monografia
author Marinho, Jailma Ribeiro
title Raça e gênero no contexto escolar: professoras negras e sua influência na construção da identidade étnico-racial de alunas negras
title_short Raça e gênero no contexto escolar: professoras negras e sua influência na construção da identidade étnico-racial de alunas negras
title_full Raça e gênero no contexto escolar: professoras negras e sua influência na construção da identidade étnico-racial de alunas negras
title_fullStr Raça e gênero no contexto escolar: professoras negras e sua influência na construção da identidade étnico-racial de alunas negras
title_full_unstemmed Raça e gênero no contexto escolar: professoras negras e sua influência na construção da identidade étnico-racial de alunas negras
title_sort raça e gênero no contexto escolar: professoras negras e sua influência na construção da identidade étnico-racial de alunas negras
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/5333
_version_ 1787135002915373056
score 11.675088