Artigo

Saberes ancestrais e práticas educativas na Escola Estadual Indígena Mãtyk: interfaces entre saberes Aldeia São José-Tocantinópolis (TO)

Tỳ jar ixte kagà hã ijapênh ho ixpa jakamã paj mẽ amã tanhmã na hten mẽ pigêtjaja nẽ mẽnywjê axpẽnh mã awjakre ho pa jarẽnh kaxwyr, kaêx hã skore pê Mãtyk kamã kagà jakrehxwynhjê paj mẽkukjêr kaxwyr, nẽ kwỳ jarẽnh kaxwỳr, skore pê Mãtyk kamã, krĩ pê krĩnhĩnuure kamã, krĩ rax kapem- TO, nhũm hpre...

ver descrição completa

Autor principal: Apinagé, Fabrício Laranja Salvador
Grau: Artigo
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/6427
id ir-11612-6427
recordtype dspace
spelling ir-11612-64272024-04-01T06:10:13Z Saberes ancestrais e práticas educativas na Escola Estadual Indígena Mãtyk: interfaces entre saberes Aldeia São José-Tocantinópolis (TO) Apinagé, Fabrício Laranja Salvador Almeida, Rejane Cleide Medeiros de Saberes ancestrais Intergeração Etnia Apinajé Práticas educativas Amnepêm Apinayé xapumunh Mẽ pigêtjaja nẽ mẽnywjê Panhĩ Apinayé kot anhĩnhĩpêx Skore kamã awjakre CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA Tỳ jar ixte kagà hã ijapênh ho ixpa jakamã paj mẽ amã tanhmã na hten mẽ pigêtjaja nẽ mẽnywjê axpẽnh mã awjakre ho pa jarẽnh kaxwyr, kaêx hã skore pê Mãtyk kamã kagà jakrehxwynhjê paj mẽkukjêr kaxwyr, nẽ kwỳ jarẽnh kaxwỳr, skore pê Mãtyk kamã, krĩ pê krĩnhĩnuure kamã, krĩ rax kapem- TO, nhũm hpre krĩ jakamã mẽ pigêtjaja xahtãh preh htem axpẽnh kôt ixwỳr mra nẽ inhmã ujarẽnh ho krĩ nẽ mẽ harẽnh ho, nhũm xep ra mẽnywjê ra mẽmoj hã nohkêt par kôt jarẽ, nẽ mẽ higêtjaja nẽ mẽ tukatyjaja mẽ xapumunh nẽ mẽ kot anhĩn hĩpêx tũm hã anhĩ nhĩpex nhũm mẽ ra hã nohkêt par o mõ, jakamã pa kagàja kamã ixte hã ijapênh jakamã hakop nẽ wỳr ixkator kaxwỳr, nẽ pẽrahpu na hten amnhĩ nhĩpex anhỹr ho pa, nẽ axte pyka kôt hapôj nẽ kamã hakop kêt nẽ, nhũm mẽ tyk hã pyka ja nhũm mẽ ãm mỳrapê hamaxpêr kêt nẽ, kamã mẽ kot tanhmã amnhĩ nhĩpêx to pumunh kêt, kot mẽ pyka kamã mẽ hagjênh ja kamã mẽ grer nẽ puhã mẽ kot tanhmã amnhĩto kôt omunh kêt, kêr nhũm kagàja mẽ krãnhĩpêx nhũm mẽ kukamã hamaxpêr kaxwyr na kagàja. Mããnẽnh, tanhmã na hte mẽ pigêtjaja mẽmoj ho anẽ, mẽnywjaja mẽ kãm ujahkre. Paj ỹ kagàja kamã anhĩnhĩpex anẽ, Apinayejaja mẽ kot axpẽnh mã mẽmoj jahkre ho pa xàh kôt omunh kaxwỳr. A pesquisa tem por objetivo compreender como ocorrem as relações entre os saberes de mestres e mestras da etnia Apinajé e as práticas educativas nas disciplinas da escola Mãtyk na Aldeia São José em Tocantinópolis, Tocantins. Como também a produção e transmissão de saberes intergeracionais dos mestres e a juventude da Aldeia São José, diante das inquietações demostradas pelos anciãos da aldeia, sobretudo por as práticas culturais do povo estarem sendo esquecidas pelos mais jovens da etnia, o modo de agir e pensar a cultura, em vários momentos do cotidiano local, em alguns casos perceptíveis no que podemos sentir nos rituais Apinayé, e a falta de interesse em saber sobre esses assuntos nos possibilitaram abrir um novo viés sobre os valores culturais da etnia panhĩ Apinayé. Portanto, procuro estabelecer um diálogo por meio da oralidade panhĩ, porque meios e formas se ensinam o saber e o fazer no cotidiano do povo Apinayé, onde estão mais presentes esses ensinamentos e como estão sendo aprendidos na prática panhĩ e como os ensinamentos são assimilados pelos mais jovens no contexto panhĩ. A utilização da metodologia baseia-se na história oral com entrevistas semiestruturadas com dois anciões/as, os educadores e os estudantes da escola Mãtyk. O critério dos/das entrevistadas/os é participar da escola, no caso dos educadores e educandos/as, e ser anciões, aqueles mais velhos da aldeia. 2024-01-31T12:58:40Z 2024-01-31T12:58:40Z 2024-01-31 Artigo Fabrício Laranja Salvador Apinagé. Saberes ancestrais e práticas educativas na Escola Estadual Indígena Mãtyk: interfaces entre saberes Aldeia São José-Tocantinópolis (TO). 38 f. 2023. Artigo (Graduação) - Curso de Educação do Campo, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFT), Tocantinópolis - TO. http://hdl.handle.net/11612/6427 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::EDUCAÇÃO DO CAMPO Tocantinópolis Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Saberes ancestrais
Intergeração
Etnia Apinajé
Práticas educativas
Amnepêm Apinayé xapumunh
Mẽ pigêtjaja nẽ mẽnywjê
Panhĩ Apinayé kot anhĩnhĩpêx
Skore kamã awjakre
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
spellingShingle Saberes ancestrais
Intergeração
Etnia Apinajé
Práticas educativas
Amnepêm Apinayé xapumunh
Mẽ pigêtjaja nẽ mẽnywjê
Panhĩ Apinayé kot anhĩnhĩpêx
Skore kamã awjakre
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Apinagé, Fabrício Laranja Salvador
Saberes ancestrais e práticas educativas na Escola Estadual Indígena Mãtyk: interfaces entre saberes Aldeia São José-Tocantinópolis (TO)
topic_facet Saberes ancestrais
Intergeração
Etnia Apinajé
Práticas educativas
Amnepêm Apinayé xapumunh
Mẽ pigêtjaja nẽ mẽnywjê
Panhĩ Apinayé kot anhĩnhĩpêx
Skore kamã awjakre
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
description Tỳ jar ixte kagà hã ijapênh ho ixpa jakamã paj mẽ amã tanhmã na hten mẽ pigêtjaja nẽ mẽnywjê axpẽnh mã awjakre ho pa jarẽnh kaxwyr, kaêx hã skore pê Mãtyk kamã kagà jakrehxwynhjê paj mẽkukjêr kaxwyr, nẽ kwỳ jarẽnh kaxwỳr, skore pê Mãtyk kamã, krĩ pê krĩnhĩnuure kamã, krĩ rax kapem- TO, nhũm hpre krĩ jakamã mẽ pigêtjaja xahtãh preh htem axpẽnh kôt ixwỳr mra nẽ inhmã ujarẽnh ho krĩ nẽ mẽ harẽnh ho, nhũm xep ra mẽnywjê ra mẽmoj hã nohkêt par kôt jarẽ, nẽ mẽ higêtjaja nẽ mẽ tukatyjaja mẽ xapumunh nẽ mẽ kot anhĩn hĩpêx tũm hã anhĩ nhĩpex nhũm mẽ ra hã nohkêt par o mõ, jakamã pa kagàja kamã ixte hã ijapênh jakamã hakop nẽ wỳr ixkator kaxwỳr, nẽ pẽrahpu na hten amnhĩ nhĩpex anhỹr ho pa, nẽ axte pyka kôt hapôj nẽ kamã hakop kêt nẽ, nhũm mẽ tyk hã pyka ja nhũm mẽ ãm mỳrapê hamaxpêr kêt nẽ, kamã mẽ kot tanhmã amnhĩ nhĩpêx to pumunh kêt, kot mẽ pyka kamã mẽ hagjênh ja kamã mẽ grer nẽ puhã mẽ kot tanhmã amnhĩto kôt omunh kêt, kêr nhũm kagàja mẽ krãnhĩpêx nhũm mẽ kukamã hamaxpêr kaxwyr na kagàja. Mããnẽnh, tanhmã na hte mẽ pigêtjaja mẽmoj ho anẽ, mẽnywjaja mẽ kãm ujahkre. Paj ỹ kagàja kamã anhĩnhĩpex anẽ, Apinayejaja mẽ kot axpẽnh mã mẽmoj jahkre ho pa xàh kôt omunh kaxwỳr.
author_additional Almeida, Rejane Cleide Medeiros de
author_additionalStr Almeida, Rejane Cleide Medeiros de
format Artigo
author Apinagé, Fabrício Laranja Salvador
title Saberes ancestrais e práticas educativas na Escola Estadual Indígena Mãtyk: interfaces entre saberes Aldeia São José-Tocantinópolis (TO)
title_short Saberes ancestrais e práticas educativas na Escola Estadual Indígena Mãtyk: interfaces entre saberes Aldeia São José-Tocantinópolis (TO)
title_full Saberes ancestrais e práticas educativas na Escola Estadual Indígena Mãtyk: interfaces entre saberes Aldeia São José-Tocantinópolis (TO)
title_fullStr Saberes ancestrais e práticas educativas na Escola Estadual Indígena Mãtyk: interfaces entre saberes Aldeia São José-Tocantinópolis (TO)
title_full_unstemmed Saberes ancestrais e práticas educativas na Escola Estadual Indígena Mãtyk: interfaces entre saberes Aldeia São José-Tocantinópolis (TO)
title_sort saberes ancestrais e práticas educativas na escola estadual indígena mãtyk: interfaces entre saberes aldeia são josé-tocantinópolis (to)
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2024
url http://hdl.handle.net/11612/6427
_version_ 1797188831452069888
score 11.653393