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Monografia
A utopia da educação prisional e a reinclusão social: Campos Belos-GO
Este trabalho aborda a utopia da educação prisional e a reinclusão social do privado de liberdade, em Campos Belos-GO como campo investigativo e visou realizar uma pesquisa qualitativa acerca do seguinte questionamento: quais desafios que se apresentam para a eficiência da Educação Prisional como...
Autor principal: | Santos, Marcos Vinícius Francisco dos |
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Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/6519 |
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ir-11612-65192024-04-01T06:15:35Z A utopia da educação prisional e a reinclusão social: Campos Belos-GO Santos, Marcos Vinícius Francisco dos Ribeiro, Elisabete da Silveira Educação Sistema carcerário Emancipação Reinclusão Social CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este trabalho aborda a utopia da educação prisional e a reinclusão social do privado de liberdade, em Campos Belos-GO como campo investigativo e visou realizar uma pesquisa qualitativa acerca do seguinte questionamento: quais desafios que se apresentam para a eficiência da Educação Prisional como instrumento emancipador? Uma vez que, esse mecanismo libertador é um direito social que deveria ser garantido a todos, independentemente do ambiente que o sujeito se encontra, como está expresso na Constituição Federal de 1988. No entanto, percebe-se a ausência da efetivação deste direito na prática, que consequentemente causa uma grande lacuna no real objetivo do sistema carcerário, sendo este a reeducação do detento para sua reinserção social, outrossim, esta pesquisa buscou compreender se a educação produzida nesse ambiente viabiliza o sujeito repensar suas ações no campo social. Ademais defendemos a educação dialógica, de perspectiva freiriana, que possibilite o desenvolvimento crítico do sujeito, tornando-o um ser consciente e reflexivo em prol de suas ações perante a sociedade. No entanto, embora essa seja a intencionalidade apresentada pelos sujeitos que trabalham com a educação prisional em Campos Belos, pelas atuais condições impostas pelo Estado, a educação emancipadora torna-se inviável Este trabalho aborda a utopia da educação prisional e a reinclusão social do privado de liberdade, em Campos Belos-GO como campo investigativo e visou realizar uma pesquisa qualitativa acerca do seguinte questionamento: quais desafios que se apresentam para a eficiência da Educação Prisional como instrumento emancipador? Uma vez que, esse mecanismo libertador é um direito social que deveria ser garantido a todos, independentemente do ambiente que o sujeito se encontra, como está expresso na Constituição Federal de 1988. No entanto, percebe-se a ausência da efetivação deste direito na prática, que consequentemente causa uma grande lacuna no real objetivo do sistema carcerário, sendo este a reeducação do detento para sua reinserção social, outrossim, esta pesquisa buscou compreender se a educação produzida nesse ambiente viabiliza o sujeito repensar suas ações no campo social. Ademais defendemos a educação dialógica, de perspectiva freiriana, que possibilite o desenvolvimento crítico do sujeito, tornando-o um ser consciente e reflexivo em prol de suas ações perante a sociedade. No entanto, embora essa seja a intencionalidade apresentada pelos sujeitos que trabalham com a educação prisional em Campos Belos, pelas atuais condições impostas pelo Estado, a educação emancipadora torna-se inviável 2024-02-09T12:33:30Z 2024-02-09T12:33:30Z 2022-10-27 Monografia SANTOS, Marcos Vinícius Francisco dos. A utopia da educação prisional e a reinclusão social: Campos Belos-GO. 2022. 60 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias-To, 2022. http://hdl.handle.net/11612/6519 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Arraias CURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Arraias Graduação |
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Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
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Prisional como instrumento emancipador? Uma vez que, esse mecanismo libertador é um direito
social que deveria ser garantido a todos, independentemente do ambiente que o sujeito se encontra,
como está expresso na Constituição Federal de 1988. No entanto, percebe-se a ausência da
efetivação deste direito na prática, que consequentemente causa uma grande lacuna no real objetivo
do sistema carcerário, sendo este a reeducação do detento para sua reinserção social, outrossim,
esta pesquisa buscou compreender se a educação produzida nesse ambiente viabiliza o sujeito
repensar suas ações no campo social. Ademais defendemos a educação dialógica, de perspectiva
freiriana, que possibilite o desenvolvimento crítico do sujeito, tornando-o um ser consciente e
reflexivo em prol de suas ações perante a sociedade. No entanto, embora essa seja a
intencionalidade apresentada pelos sujeitos que trabalham com a educação prisional em Campos
Belos, pelas atuais condições impostas pelo Estado, a educação emancipadora torna-se inviável |
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