Representações das brincadeiras de crianças do 1º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública em um Distrito de Palmas/TO

Playing is essential in children's lives. This research project aims to map the games preferred by children enrolled in the 1st year of Elementary School in a municipal school in a district of Palmas/TO. The 1st year is characterized by the change of children from kindergarten to elementary schoo...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Paula dos Santos
Idioma: pt_BR
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/6975
id ir-11612-6975
recordtype dspace
spelling ir-11612-69752024-09-13T13:34:15Z Representações das brincadeiras de crianças do 1º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública em um Distrito de Palmas/TO Silva, Paula dos Santos Ferreira, Ruhena Kelber Abrão Brincar. Brincadeiras. Criança. Cultura infantil. To play. Jokes. Child. Children's culture CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Playing is essential in children's lives. This research project aims to map the games preferred by children enrolled in the 1st year of Elementary School in a municipal school in a district of Palmas/TO. The 1st year is characterized by the change of children from kindergarten to elementary school, aged between 5 and 6 years. The project has the specific objectives of recording the games experienced by children in a public school in a District of Palmas/TO, identifying the spaces preferred by children to play, verifying the children's company during play and preparing an illustrated e- book with the games of the ludic children's culture. The study has a qualitative, ethnographic and descriptive nature of the researched community. For data collection, conversation circles, individual semi-structured interviews with children authorized for the research and observations of recess and free play provided by the researcher and recorded in the logbook will be used. For data analysis, Content Analysis will be used, which refers to a technique of investigation, classification, inference and interpretation of the collected data. It is assumed that children prefer games with movement, that children prefer group games, that children communicate during games, that digital games appear among the children's favorite games and that children consider the time available for pranks at school insufficient. Esse projeto de pesquisa tem o objetivo de mapear as brincadeiras preferidas pelas crianças matriculadas no 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal em um distrito de Palmas/TO. O 1º ano caracteriza-se pela mudança das crianças da educação infantil para o ingresso no ensino fundamental, com idade entre os 5 e 6 anos. O projeto tem como objetivos específicos registrar as brincadeiras vivenciadas pelas crianças em uma escola da rede pública em um Distrito de Palmas/TO, identificar os espaços preferidos pelas crianças para brincar, verificar as companhias das crianças durante o brincar e elaborar um e-book ilustrado com as brincadeiras da cultura lúdica infantil. O estudo tem natureza qualitativa, etnográfica e descritiva da comunidade pesquisada. Para a coleta dos dados serão utilizados a roda de conversa, a entrevista semiestruturada individual com as crianças autorizadas para a pesquisa e as observações do recreio e brincar livre proporcionados pela pesquisadora e registrados em diário de bordo. Para a análise dos dados utilizar-se-á a Análise de Conteúdo, que refere-se a uma técnica de investigação, classificação, inferência e interpretação dos dados coletados. Pressupõe-se que as crianças prefiram brincadeiras com movimento, que as crianças prefiram brincadeiras em grupo, que as crianças comuniquem-se durante as brincadeiras, que os jogos digitais apareçam entre as brincadeiras preferidas das crianças e que as crianças considerem o tempo disponível para as brincadeiras na escola insuficiente. 2024-09-12T12:42:01Z 2024-09-12T12:42:01Z 2023-12-19 SILVA, Paula dos Santos. Representações das brincadeiras de crianças do 1º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública em um Distrito de Palmas/TO. 2023. 129f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física, Miracema do Tocantins, 2023. http://hdl.handle.net/11612/6975 pt_BR application/pdf
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Brincar. Brincadeiras. Criança. Cultura infantil. To play. Jokes. Child. Children's culture
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Brincar. Brincadeiras. Criança. Cultura infantil. To play. Jokes. Child. Children's culture
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Silva, Paula dos Santos
Representações das brincadeiras de crianças do 1º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública em um Distrito de Palmas/TO
topic_facet Brincar. Brincadeiras. Criança. Cultura infantil. To play. Jokes. Child. Children's culture
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Playing is essential in children's lives. This research project aims to map the games preferred by children enrolled in the 1st year of Elementary School in a municipal school in a district of Palmas/TO. The 1st year is characterized by the change of children from kindergarten to elementary school, aged between 5 and 6 years. The project has the specific objectives of recording the games experienced by children in a public school in a District of Palmas/TO, identifying the spaces preferred by children to play, verifying the children's company during play and preparing an illustrated e- book with the games of the ludic children's culture. The study has a qualitative, ethnographic and descriptive nature of the researched community. For data collection, conversation circles, individual semi-structured interviews with children authorized for the research and observations of recess and free play provided by the researcher and recorded in the logbook will be used. For data analysis, Content Analysis will be used, which refers to a technique of investigation, classification, inference and interpretation of the collected data. It is assumed that children prefer games with movement, that children prefer group games, that children communicate during games, that digital games appear among the children's favorite games and that children consider the time available for pranks at school insufficient.
author_additional Ferreira, Ruhena Kelber Abrão
author_additionalStr Ferreira, Ruhena Kelber Abrão
author Silva, Paula dos Santos
title Representações das brincadeiras de crianças do 1º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública em um Distrito de Palmas/TO
title_short Representações das brincadeiras de crianças do 1º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública em um Distrito de Palmas/TO
title_full Representações das brincadeiras de crianças do 1º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública em um Distrito de Palmas/TO
title_fullStr Representações das brincadeiras de crianças do 1º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública em um Distrito de Palmas/TO
title_full_unstemmed Representações das brincadeiras de crianças do 1º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública em um Distrito de Palmas/TO
title_sort representações das brincadeiras de crianças do 1º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública em um distrito de palmas/to
publishDate 2024
url http://hdl.handle.net/11612/6975
_version_ 1811322333707632640
score 11.755432