Toponímia e ensino: estudo dos nomes de lugares de origem indígena no livro didático de Geografia

The Toponymy is the discipline that studies the toponyms, in other words, the proper names of places. It is considered part of linguistics and has intrinsic relations with the geography, history, anthropology and other knowledge areas. This research consists in to know the names of indigenous origin...

ver descrição completa

Autor principal: Nunes, Verônica Ramalho
Idioma: pt_BR
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/922
id ir-11612-922
recordtype dspace
spelling ir-11612-9222019-05-25T06:19:57Z Toponímia e ensino: estudo dos nomes de lugares de origem indígena no livro didático de Geografia Nunes, Verônica Ramalho Andrade, Karylleila dos Santos Albuquerque, Francisco Edviges Toponímia Nomes indígenas Livro didático Geografia Toponyny Indigenous names Textbook Geography CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The Toponymy is the discipline that studies the toponyms, in other words, the proper names of places. It is considered part of linguistics and has intrinsic relations with the geography, history, anthropology and other knowledge areas. This research consists in to know the names of indigenous origin present in Geography textbook 7th grade of elementary school, considering a toponymic and interdisciplinary perspective. As methodological approach, we follow the onomasiological plan of research: through a generic concept, identifies the possible variables of consulted about the names of places in the textbook sources. We opted for a qualitative descriptive research. Within this approach, a kind of documentary research will be performed, since the instrument used for document analysis and data collection is the textbook LD. As result of research conducted in LD Geography of the 7th year of elementary school, we have identified 85 toponyms of indigenous origin, which make up the corpus of research. In the analysis, we sought to understand, from the identification, description and etymology of these names, possible motivations regarding the appointment of indigenous place names, as well as the context in which these names are presented in LD Geography. The results show that the physical and natural aspects, such as flora, fauna , hydrology and soil characteristics were the main motivational sources for the denominator . The study of place names, applied to the context of teaching , enable the expansion of information in different areas of knowledge regarding the teaching-learning process of the student . A Toponímia é a disciplina que estuda os topônimos, ou seja, os nomes próprios de lugares. É considerada parte da linguística e possui relações intrínsecas com a Geografia, História, Antropologia e outras áreas do saber. Esta pesquisa consiste em estudar os nomes de origem indígena presentes no livro didático de Geografia1 do 7º ano do ensino fundamental, considerando uma perspectiva toponímica e interdisciplinar. Como percurso metodológico, seguiremos o plano onomasiológico de investigação: por meio de um conceito genérico, identificam-se as variáveis possíveis das fontes consultadas a respeito dos nomes de lugares no livro didático. Optamos por uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Dentro dessa abordagem, será realizada uma pesquisa do tipo documental, posto que o instrumento utilizado para análise documental e coleta de dados é o livro didático LD. Como resultado da pesquisa realizada no LD de Geografia do 7º ano do ensino fundamental, identificamos 85 topônimos de origem indígena, os quais compõem o corpus da pesquisa. Na análise, buscamos compreender, a partir da identificação, descrição e etimologia desses nomes, as possíveis motivações acerca da nomeação dos topônimos indígenas, bem como, em que contexto esses nomes são apresentados no LD de Geografia. Os resultados obtidos apontam que os aspectos físico-naturais, como flora, fauna, hidrografia e características do solo foram as principais fontes motivacionais para o denominador. O estudo dos nomes de lugares, aplicado ao contexto do ensino, possibilitará a ampliação de informações nas diferentes áreas do conhecimento no que concerne o processo ensino-aprendizagem do aluno. 2018-04-25T17:44:44Z 2018-04-25T17:44:44Z 2015-03-18 NUNES, Verônica Ramalho. Toponímia e ensino: estudo dos nomes de lugares de origem indígena no livro didático de Geografia.2015. 114f. Dissertação (Mestrado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2015. http://hdl.handle.net/11612/922 pt_BR application/pdf
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Toponímia
Nomes indígenas
Livro didático
Geografia
Toponyny
Indigenous names
Textbook
Geography
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Toponímia
Nomes indígenas
Livro didático
Geografia
Toponyny
Indigenous names
Textbook
Geography
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Nunes, Verônica Ramalho
Toponímia e ensino: estudo dos nomes de lugares de origem indígena no livro didático de Geografia
topic_facet Toponímia
Nomes indígenas
Livro didático
Geografia
Toponyny
Indigenous names
Textbook
Geography
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The Toponymy is the discipline that studies the toponyms, in other words, the proper names of places. It is considered part of linguistics and has intrinsic relations with the geography, history, anthropology and other knowledge areas. This research consists in to know the names of indigenous origin present in Geography textbook 7th grade of elementary school, considering a toponymic and interdisciplinary perspective. As methodological approach, we follow the onomasiological plan of research: through a generic concept, identifies the possible variables of consulted about the names of places in the textbook sources. We opted for a qualitative descriptive research. Within this approach, a kind of documentary research will be performed, since the instrument used for document analysis and data collection is the textbook LD. As result of research conducted in LD Geography of the 7th year of elementary school, we have identified 85 toponyms of indigenous origin, which make up the corpus of research. In the analysis, we sought to understand, from the identification, description and etymology of these names, possible motivations regarding the appointment of indigenous place names, as well as the context in which these names are presented in LD Geography. The results show that the physical and natural aspects, such as flora, fauna , hydrology and soil characteristics were the main motivational sources for the denominator . The study of place names, applied to the context of teaching , enable the expansion of information in different areas of knowledge regarding the teaching-learning process of the student .
author_additional Andrade, Karylleila dos Santos
author_additionalStr Andrade, Karylleila dos Santos
author Nunes, Verônica Ramalho
title Toponímia e ensino: estudo dos nomes de lugares de origem indígena no livro didático de Geografia
title_short Toponímia e ensino: estudo dos nomes de lugares de origem indígena no livro didático de Geografia
title_full Toponímia e ensino: estudo dos nomes de lugares de origem indígena no livro didático de Geografia
title_fullStr Toponímia e ensino: estudo dos nomes de lugares de origem indígena no livro didático de Geografia
title_full_unstemmed Toponímia e ensino: estudo dos nomes de lugares de origem indígena no livro didático de Geografia
title_sort toponímia e ensino: estudo dos nomes de lugares de origem indígena no livro didático de geografia
publishDate 2018
url http://hdl.handle.net/11612/922
_version_ 1787134124486557696
score 11.674684