TCC

Levantamento dos principais obstáculos encontrados no processo de ensino e aprendizagem em química por discentes licenciados em Santarém

O presente trabalho monográfico tem como objetivo efetuar um levantamento dos principais obstáculos e dificuldades encontradas pelos discentes licenciados em química de seis (06) turmas do Curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química do Programa de ciências Naturais-PCNAT, do Instituto...

ver descrição completa

Autor principal: NOGUEIRA, Samara Cássia Vieira
Grau: TCC
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1980
id ir-123456789-1980
recordtype dspace
spelling ir-123456789-19802024-09-24T17:40:27Z Levantamento dos principais obstáculos encontrados no processo de ensino e aprendizagem em química por discentes licenciados em Santarém NOGUEIRA, Samara Cássia Vieira SANTOS, Fábio Rogério Rodrigues dos http://lattes.cnpq.br/0578032856477473 Química ensino-aprendizagem dificuldades CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS O presente trabalho monográfico tem como objetivo efetuar um levantamento dos principais obstáculos e dificuldades encontradas pelos discentes licenciados em química de seis (06) turmas do Curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química do Programa de ciências Naturais-PCNAT, do Instituto de Ciências da Educação-ICED, da Universidade Federal do Oeste do ParáUFOPA, com anos de ingresso no curso entre 2012 a 2016 na instituição, com finalidade de buscar melhorias dentro do cenário do ensino de química e formação de futuro professores no contexto da universidade. A pesquisa realizada foi do tipo quantitativa-descritiva e, contou com levantamento bibliográfico que embasou o pré-teste, o questionário e análise dos dados obtidos. Foram aplicados setenta (70) questionários, sendo um (1) por discentes. Com os resultados, observou-se que entre as áreas da química: 24% dos consultados apresentam dificuldades em conceitos relacionados Química Geral I e Química geral II, dos quais 17% em balanceamento de equações que envolvem cálculos e unidades; 19% em Química orgânica, principalmente em nomenclaturas; 13% em Química Analítica, em especial dentro de assuntos que tratam de titulações e reações ácido e base; 9% manifestaram dificuldades em todos os assuntos dentro da área da Química. E ainda se constatou que esses obstáculos têm relação direta com, segundo eles, 38% pelas deficiências em cálculo; seguido de 26% da metodologia do professor; e, 20% acreditam que é a ausência de conexão entre a teoria e prática estudada; 16% citam outros fatores. Desta forma, tais fatores exigem um repensar acerca da valorização da opinião dos alunos, cobaias deste sistema implementado pela universidade; da adoção de práticas pedagógica e da pesquisa em educação, bem como, criar medidas que viabilizam a formação de futuro professores. E, assim torna a química uma área mais atrativa. 2024-09-24T17:39:50Z 2024-09-24T17:39:50Z 2018 TCC NOGUEIRA, Samara Cássia Vieira. Levantamento dos principais obstáculos encontrados no processo de ensino e aprendizagem em química por discentes licenciados em Santarém. Orientador: Fábio Rogério Rodrigues dos Santos. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Biologia e Química) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1980 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1980 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Others UFOPA Instituto de Ciências da Educação 1 PDF
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Química
ensino-aprendizagem
dificuldades
CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
spellingShingle Química
ensino-aprendizagem
dificuldades
CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
NOGUEIRA, Samara Cássia Vieira
Levantamento dos principais obstáculos encontrados no processo de ensino e aprendizagem em química por discentes licenciados em Santarém
topic_facet Química
ensino-aprendizagem
dificuldades
CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
description O presente trabalho monográfico tem como objetivo efetuar um levantamento dos principais obstáculos e dificuldades encontradas pelos discentes licenciados em química de seis (06) turmas do Curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química do Programa de ciências Naturais-PCNAT, do Instituto de Ciências da Educação-ICED, da Universidade Federal do Oeste do ParáUFOPA, com anos de ingresso no curso entre 2012 a 2016 na instituição, com finalidade de buscar melhorias dentro do cenário do ensino de química e formação de futuro professores no contexto da universidade. A pesquisa realizada foi do tipo quantitativa-descritiva e, contou com levantamento bibliográfico que embasou o pré-teste, o questionário e análise dos dados obtidos. Foram aplicados setenta (70) questionários, sendo um (1) por discentes. Com os resultados, observou-se que entre as áreas da química: 24% dos consultados apresentam dificuldades em conceitos relacionados Química Geral I e Química geral II, dos quais 17% em balanceamento de equações que envolvem cálculos e unidades; 19% em Química orgânica, principalmente em nomenclaturas; 13% em Química Analítica, em especial dentro de assuntos que tratam de titulações e reações ácido e base; 9% manifestaram dificuldades em todos os assuntos dentro da área da Química. E ainda se constatou que esses obstáculos têm relação direta com, segundo eles, 38% pelas deficiências em cálculo; seguido de 26% da metodologia do professor; e, 20% acreditam que é a ausência de conexão entre a teoria e prática estudada; 16% citam outros fatores. Desta forma, tais fatores exigem um repensar acerca da valorização da opinião dos alunos, cobaias deste sistema implementado pela universidade; da adoção de práticas pedagógica e da pesquisa em educação, bem como, criar medidas que viabilizam a formação de futuro professores. E, assim torna a química uma área mais atrativa.
author_additional SANTOS, Fábio Rogério Rodrigues dos
author_additionalStr SANTOS, Fábio Rogério Rodrigues dos
format TCC
author NOGUEIRA, Samara Cássia Vieira
title Levantamento dos principais obstáculos encontrados no processo de ensino e aprendizagem em química por discentes licenciados em Santarém
title_short Levantamento dos principais obstáculos encontrados no processo de ensino e aprendizagem em química por discentes licenciados em Santarém
title_full Levantamento dos principais obstáculos encontrados no processo de ensino e aprendizagem em química por discentes licenciados em Santarém
title_fullStr Levantamento dos principais obstáculos encontrados no processo de ensino e aprendizagem em química por discentes licenciados em Santarém
title_full_unstemmed Levantamento dos principais obstáculos encontrados no processo de ensino e aprendizagem em química por discentes licenciados em Santarém
title_sort levantamento dos principais obstáculos encontrados no processo de ensino e aprendizagem em química por discentes licenciados em santarém
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2024
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1980
_version_ 1829179682737618944
score 11.755432