/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
TCC
Levantamento dos principais obstáculos encontrados no processo de ensino e aprendizagem em química por discentes licenciados em Santarém
O presente trabalho monográfico tem como objetivo efetuar um levantamento dos principais obstáculos e dificuldades encontradas pelos discentes licenciados em química de seis (06) turmas do Curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química do Programa de ciências Naturais-PCNAT, do Instituto...
Autor principal: | NOGUEIRA, Samara Cássia Vieira |
---|---|
Grau: | TCC |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1980 |
id |
ir-123456789-1980 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-19802024-09-24T17:40:27Z Levantamento dos principais obstáculos encontrados no processo de ensino e aprendizagem em química por discentes licenciados em Santarém NOGUEIRA, Samara Cássia Vieira SANTOS, Fábio Rogério Rodrigues dos http://lattes.cnpq.br/0578032856477473 Química ensino-aprendizagem dificuldades CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS O presente trabalho monográfico tem como objetivo efetuar um levantamento dos principais obstáculos e dificuldades encontradas pelos discentes licenciados em química de seis (06) turmas do Curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química do Programa de ciências Naturais-PCNAT, do Instituto de Ciências da Educação-ICED, da Universidade Federal do Oeste do ParáUFOPA, com anos de ingresso no curso entre 2012 a 2016 na instituição, com finalidade de buscar melhorias dentro do cenário do ensino de química e formação de futuro professores no contexto da universidade. A pesquisa realizada foi do tipo quantitativa-descritiva e, contou com levantamento bibliográfico que embasou o pré-teste, o questionário e análise dos dados obtidos. Foram aplicados setenta (70) questionários, sendo um (1) por discentes. Com os resultados, observou-se que entre as áreas da química: 24% dos consultados apresentam dificuldades em conceitos relacionados Química Geral I e Química geral II, dos quais 17% em balanceamento de equações que envolvem cálculos e unidades; 19% em Química orgânica, principalmente em nomenclaturas; 13% em Química Analítica, em especial dentro de assuntos que tratam de titulações e reações ácido e base; 9% manifestaram dificuldades em todos os assuntos dentro da área da Química. E ainda se constatou que esses obstáculos têm relação direta com, segundo eles, 38% pelas deficiências em cálculo; seguido de 26% da metodologia do professor; e, 20% acreditam que é a ausência de conexão entre a teoria e prática estudada; 16% citam outros fatores. Desta forma, tais fatores exigem um repensar acerca da valorização da opinião dos alunos, cobaias deste sistema implementado pela universidade; da adoção de práticas pedagógica e da pesquisa em educação, bem como, criar medidas que viabilizam a formação de futuro professores. E, assim torna a química uma área mais atrativa. 2024-09-24T17:39:50Z 2024-09-24T17:39:50Z 2018 TCC NOGUEIRA, Samara Cássia Vieira. Levantamento dos principais obstáculos encontrados no processo de ensino e aprendizagem em química por discentes licenciados em Santarém. Orientador: Fábio Rogério Rodrigues dos Santos. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Biologia e Química) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1980 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1980 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Others UFOPA Instituto de Ciências da Educação 1 PDF |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA |
collection |
DSpace |
language |
pt_BR |
topic |
Química ensino-aprendizagem dificuldades CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
spellingShingle |
Química ensino-aprendizagem dificuldades CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NOGUEIRA, Samara Cássia Vieira Levantamento dos principais obstáculos encontrados no processo de ensino e aprendizagem em química por discentes licenciados em Santarém |
topic_facet |
Química ensino-aprendizagem dificuldades CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
description |
O presente trabalho monográfico tem como objetivo efetuar um levantamento
dos principais obstáculos e dificuldades encontradas pelos discentes
licenciados em química de seis (06) turmas do Curso de Licenciatura Integrada
em Biologia e Química do Programa de ciências Naturais-PCNAT, do Instituto
de Ciências da Educação-ICED, da Universidade Federal do Oeste do ParáUFOPA, com anos de ingresso no curso entre 2012 a 2016 na instituição, com
finalidade de buscar melhorias dentro do cenário do ensino de química e
formação de futuro professores no contexto da universidade. A pesquisa
realizada foi do tipo quantitativa-descritiva e, contou com levantamento
bibliográfico que embasou o pré-teste, o questionário e análise dos dados
obtidos. Foram aplicados setenta (70) questionários, sendo um (1) por
discentes. Com os resultados, observou-se que entre as áreas da química:
24% dos consultados apresentam dificuldades em conceitos relacionados
Química Geral I e Química geral II, dos quais 17% em balanceamento de
equações que envolvem cálculos e unidades; 19% em Química orgânica,
principalmente em nomenclaturas; 13% em Química Analítica, em especial
dentro de assuntos que tratam de titulações e reações ácido e base; 9%
manifestaram dificuldades em todos os assuntos dentro da área da Química. E
ainda se constatou que esses obstáculos têm relação direta com, segundo
eles, 38% pelas deficiências em cálculo; seguido de 26% da metodologia do
professor; e, 20% acreditam que é a ausência de conexão entre a teoria e
prática estudada; 16% citam outros fatores. Desta forma, tais fatores exigem
um repensar acerca da valorização da opinião dos alunos, cobaias deste
sistema implementado pela universidade; da adoção de práticas pedagógica e
da pesquisa em educação, bem como, criar medidas que viabilizam a formação
de futuro professores. E, assim torna a química uma área mais atrativa. |
author_additional |
SANTOS, Fábio Rogério Rodrigues dos |
author_additionalStr |
SANTOS, Fábio Rogério Rodrigues dos |
format |
TCC |
author |
NOGUEIRA, Samara Cássia Vieira |
title |
Levantamento dos principais obstáculos encontrados no processo de ensino e aprendizagem em química por discentes licenciados em Santarém |
title_short |
Levantamento dos principais obstáculos encontrados no processo de ensino e aprendizagem em química por discentes licenciados em Santarém |
title_full |
Levantamento dos principais obstáculos encontrados no processo de ensino e aprendizagem em química por discentes licenciados em Santarém |
title_fullStr |
Levantamento dos principais obstáculos encontrados no processo de ensino e aprendizagem em química por discentes licenciados em Santarém |
title_full_unstemmed |
Levantamento dos principais obstáculos encontrados no processo de ensino e aprendizagem em química por discentes licenciados em Santarém |
title_sort |
levantamento dos principais obstáculos encontrados no processo de ensino e aprendizagem em química por discentes licenciados em santarém |
publisher |
Universidade Federal do Oeste do Pará |
publishDate |
2024 |
url |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1980 |
_version_ |
1829179682737618944 |
score |
11.755432 |