TCC

Formação continuada de professores para o ensino da computação desplugada e plugada: um relato de experiência com os professores da rede municipal de ensino de Santarém-PA

This paper is an experience report on the actions developed in two schools in the city of Santarém - Pará - Brazil for teachers of the municipal education network. These occurred in the context of the Pedagogical Journey, which is an event offered by the Municipal Secretariat of Education of the...

ver descrição completa

Autor principal: SOUSA, Elulliany Myranda Mafra de
Grau: TCC
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2225
id ir-123456789-2225
recordtype dspace
spelling ir-123456789-22252024-12-02T22:45:03Z Formação continuada de professores para o ensino da computação desplugada e plugada: um relato de experiência com os professores da rede municipal de ensino de Santarém-PA SOUSA, Elulliany Myranda Mafra de REGO, Liviane Ponte http://lattes.cnpq.br/3119189681371475 Formação continuada de professores Computação plugada Computação desplugada Ensino-aprendizagem CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA This paper is an experience report on the actions developed in two schools in the city of Santarém - Pará - Brazil for teachers of the municipal education network. These occurred in the context of the Pedagogical Journey, which is an event offered by the Municipal Secretariat of Education of the city. The analysis of the learning experience of the target audience on the training on the teaching of unplugged and plugged computing is also highlighted. The methodology developed was based on five stages: (1) expression of interest by the institutions; (2) definition of demands by the institutions; (3) action planning; (4) offer and execution of the courses; (5) application of the evaluation tools; and (6) analysis of assessment instruments.. The training took place in the period from January to 2023. The motivation for this work came from the need to propose a more effective applicability of digital technologies or computational strategies in the pedagogical work of the teaching staff of the institutions, since the continuing education for teachers is supported in the guiding documents of Brazilian education and the technologies or computational strategies occupy a central role in education and the current context of learning. Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre as ações desenvolvidas em duas escolas da cidade de Santarém - Pará - Brasil aos professores da rede municipal de ensino. Estas ocorreram no âmbito da Jornada Pedagógica, que é um evento oferecido pela Secretaria Municipal de Educação da cidade. Destaca-se também a análise da experiência de aprendizagem do público alvo perante as formações sobre o ensino da computação desplugada e plugada. A metodologia desenvolvida partiu de cinco etapas: (1) manifestação de interesse das instituições; (2) definição das demandas junto às instituições; (3) planejamento das ações; (4) oferta e execução das formações; (5) aplicação dos instrumentos de avaliação; e (6) análise dos instrumentos de avaliação. As formações aconteceram no período de janeiro de 2023. A motivação para este trabalho partiu da necessidade de propor a aplicabilidade de forma mais efetiva das tecnologias digitais ou estratégias computacionais no fazer pedagógico do corpo docente das instituições, uma vez que a formação continuada para professores é amparada nos documentos norteadores da educação brasileira e as tecnologias ou estratégias computacionais ocupam um papel central perante a educação e o contexto atual de aprendizagem. 2024-12-02T22:40:41Z 2024-12-02T22:40:41Z 2023-07-03 TCC SOUSA, Elulliany Myranda Mafra de. Formação continuada de professores para o ensino da computação desplugada e plugada: um relato de experiência com os professores da rede municipal de ensino de Santarém-PA. Orientadora: Liviane Ponte Rego. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Informática Educacional) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2225 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2225 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Not applicable UFOPA Instituto de CIências da Educação PDF
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Formação continuada de professores
Computação plugada
Computação desplugada
Ensino-aprendizagem
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Formação continuada de professores
Computação plugada
Computação desplugada
Ensino-aprendizagem
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
SOUSA, Elulliany Myranda Mafra de
Formação continuada de professores para o ensino da computação desplugada e plugada: um relato de experiência com os professores da rede municipal de ensino de Santarém-PA
topic_facet Formação continuada de professores
Computação plugada
Computação desplugada
Ensino-aprendizagem
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
description This paper is an experience report on the actions developed in two schools in the city of Santarém - Pará - Brazil for teachers of the municipal education network. These occurred in the context of the Pedagogical Journey, which is an event offered by the Municipal Secretariat of Education of the city. The analysis of the learning experience of the target audience on the training on the teaching of unplugged and plugged computing is also highlighted. The methodology developed was based on five stages: (1) expression of interest by the institutions; (2) definition of demands by the institutions; (3) action planning; (4) offer and execution of the courses; (5) application of the evaluation tools; and (6) analysis of assessment instruments.. The training took place in the period from January to 2023. The motivation for this work came from the need to propose a more effective applicability of digital technologies or computational strategies in the pedagogical work of the teaching staff of the institutions, since the continuing education for teachers is supported in the guiding documents of Brazilian education and the technologies or computational strategies occupy a central role in education and the current context of learning.
author_additional REGO, Liviane Ponte
author_additionalStr REGO, Liviane Ponte
format TCC
author SOUSA, Elulliany Myranda Mafra de
title Formação continuada de professores para o ensino da computação desplugada e plugada: um relato de experiência com os professores da rede municipal de ensino de Santarém-PA
title_short Formação continuada de professores para o ensino da computação desplugada e plugada: um relato de experiência com os professores da rede municipal de ensino de Santarém-PA
title_full Formação continuada de professores para o ensino da computação desplugada e plugada: um relato de experiência com os professores da rede municipal de ensino de Santarém-PA
title_fullStr Formação continuada de professores para o ensino da computação desplugada e plugada: um relato de experiência com os professores da rede municipal de ensino de Santarém-PA
title_full_unstemmed Formação continuada de professores para o ensino da computação desplugada e plugada: um relato de experiência com os professores da rede municipal de ensino de Santarém-PA
title_sort formação continuada de professores para o ensino da computação desplugada e plugada: um relato de experiência com os professores da rede municipal de ensino de santarém-pa
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2024
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2225
_version_ 1829179689280733184
score 11.755432