TCC

Fortalecendo o protagonismo feminino na área da computação no ensino básico: relato de experiência de duas Escolas da Rede Pública em Santarém – Pará - Brasil

Digital technologies are increasingly present in non-formal learning environments, referring to spaces where teaching does not occur systematically and, therefore, possibilities of introducing technological resources in the school environment may arise. The courses in the computational area have...

ver descrição completa

Autor principal: CASTRO, Alessandra Alves de
Grau: TCC
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2226
id ir-123456789-2226
recordtype dspace
spelling ir-123456789-22262024-12-02T22:44:33Z Fortalecendo o protagonismo feminino na área da computação no ensino básico: relato de experiência de duas Escolas da Rede Pública em Santarém – Pará - Brasil CASTRO, Alessandra Alves de REGO, Liviane Ponte http://lattes.cnpq.br/3119189681371475 Computação Ensino básico Formação continuada CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA Digital technologies are increasingly present in non-formal learning environments, referring to spaces where teaching does not occur systematically and, therefore, possibilities of introducing technological resources in the school environment may arise. The courses in the computational area have proved significant for the male audience, since the female presence in computing is still a minority. In this context, it is important to carry out actions aimed at teaching computing to students to arouse their interest in computing. The present research aimed to plan workshops on computational thinking and programming language in basic education in order to stimulate the female audience in the area of computing. The trainings were developed in two high schools for public school students in the city of Santarém-Pará-Brazil. The methodology with a qualitative approach was divided into presentation of the proposal in the schools of interest, selection of students, realization of the workshops, evaluation of the workshops and finally the analysis. At the end of the actions, an electronic questionnaire was made available in order to analyze the contribution of the training developed. The results showed that the students felt motivated to enter a course in the computational area after the execution of the trainings since they did not have previous knowledge related to computational contents, consequently there was no perspective of interest in this theme. As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes nos ambientes não formais de aprendizagem referindo-se a espaços em que o ensino não ocorre sistematicamente podendo-se, portanto, surgem possibilidades de introdução dos recursos tecnológicos no ambiente escolar. Os cursos na área computacional tem se mostrado significativo para o público masculino, visto que a presença feminina na computação ainda é minoria. Nesse contexto é importante a realização de ações voltadas para o ensino da computação direcionadas às alunas para despertar seu interesse na computação. A presente pesquisa objetivou planejar oficinas sobre pensamento computacional e linguagem de programação no ensino básico visando estimular o público feminino na área da computação. As formações foram desenvolvidas em duas escolas de ensino médio para alunas da rede pública na cidade de Santarém-Pará-Brasil. A metodologia com abordagem qualitativa dividiu-se em apresentação da proposta nas escolas de interesse, seleção das alunas, realização das oficinas, avaliação das oficinas e por último a análise. Para a finalização das ações houve a disponibilização de um questionário eletrônico a fim de analisar a contribuição das formações desenvolvidas. Os resultados evidenciaram que as alunas se sentiram motivadas a ingressar em um curso na área computacional após a execução das formações uma vez que, as mesmas não possuíam conhecimentos prévios relacionados aos conteúdos computacionais, consequentemente não havia perspectiva de interesse nesta temática. 2024-12-02T22:40:48Z 2024-12-02T22:40:48Z 2023-07-12 TCC CASTRO, Alessandra Alves de. Fortalecendo o protagonismo feminino na área da computação no ensino básico: relato de experiência de duas Escolas da Rede Pública em Santarém – Pará - Brasil. Orientadora: Liviane Ponte Rego. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Informática Educacional) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2226 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2226 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Not applicable UFOPA Instituto de CIências da Educação PDF
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Computação
Ensino básico
Formação continuada
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Computação
Ensino básico
Formação continuada
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CASTRO, Alessandra Alves de
Fortalecendo o protagonismo feminino na área da computação no ensino básico: relato de experiência de duas Escolas da Rede Pública em Santarém – Pará - Brasil
topic_facet Computação
Ensino básico
Formação continuada
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
description Digital technologies are increasingly present in non-formal learning environments, referring to spaces where teaching does not occur systematically and, therefore, possibilities of introducing technological resources in the school environment may arise. The courses in the computational area have proved significant for the male audience, since the female presence in computing is still a minority. In this context, it is important to carry out actions aimed at teaching computing to students to arouse their interest in computing. The present research aimed to plan workshops on computational thinking and programming language in basic education in order to stimulate the female audience in the area of computing. The trainings were developed in two high schools for public school students in the city of Santarém-Pará-Brazil. The methodology with a qualitative approach was divided into presentation of the proposal in the schools of interest, selection of students, realization of the workshops, evaluation of the workshops and finally the analysis. At the end of the actions, an electronic questionnaire was made available in order to analyze the contribution of the training developed. The results showed that the students felt motivated to enter a course in the computational area after the execution of the trainings since they did not have previous knowledge related to computational contents, consequently there was no perspective of interest in this theme.
author_additional REGO, Liviane Ponte
author_additionalStr REGO, Liviane Ponte
format TCC
author CASTRO, Alessandra Alves de
title Fortalecendo o protagonismo feminino na área da computação no ensino básico: relato de experiência de duas Escolas da Rede Pública em Santarém – Pará - Brasil
title_short Fortalecendo o protagonismo feminino na área da computação no ensino básico: relato de experiência de duas Escolas da Rede Pública em Santarém – Pará - Brasil
title_full Fortalecendo o protagonismo feminino na área da computação no ensino básico: relato de experiência de duas Escolas da Rede Pública em Santarém – Pará - Brasil
title_fullStr Fortalecendo o protagonismo feminino na área da computação no ensino básico: relato de experiência de duas Escolas da Rede Pública em Santarém – Pará - Brasil
title_full_unstemmed Fortalecendo o protagonismo feminino na área da computação no ensino básico: relato de experiência de duas Escolas da Rede Pública em Santarém – Pará - Brasil
title_sort fortalecendo o protagonismo feminino na área da computação no ensino básico: relato de experiência de duas escolas da rede pública em santarém – pará - brasil
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2024
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2226
_version_ 1829179617912553472
score 11.755432