/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Livro
Educação na Amazônia
A publicação do livro Educação na Amazônia, Volume1, reflete a diversidade e a riqueza de perspectivas dos pesquisadores que, ao longo de sua formação doutoral, se dedicaram a investigar os desafios e as potencialidades da educação na Amazônia. Cada capítulo é fruto de análises, interlocuções teó...
Autor principal: | COLARES, Anselmo Alencar |
---|---|
Outros Autores: | COLARES, Maria Lília Imbiriba de Sousa, Sartori, Leandro |
Grau: | Livro |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2270 |
Resumo: |
---|
A publicação do livro Educação na Amazônia, Volume1, reflete a diversidade e a riqueza
de perspectivas dos pesquisadores que, ao longo de sua formação doutoral, se dedicaram a
investigar os desafios e as potencialidades da educação na Amazônia. Cada capítulo é fruto
de análises, interlocuções teóricos e, principalmente, da vivência na região, trazendo
contribuições que dialogam com as demandas sociais, culturais e ambientais.
O livro aborda questões fundamentais como educação em tempo integral na
Amazônia, educação infantil, currículo, história da educação de mulheres, cultura digital e
educação matemática.
Essa obra reforça a importância da produção acadêmica regional e se insere em um
esforço enquanto espaço de conhecimento, resistência e transformação. Em um momento
de debates sobre o futuro da região, este livro assume o compromisso de contribuir para a
reflexão crítica sobre a educação como ferramenta para o desenvolvimento amazônico e a
preservação cultural.
Esta coletânea reúne as produções da primeira turma de doutorado do
PPGE/UFOPA, representando um marco importante no aprofundamento das produções
científicas do oeste paraense. O livro é fruto de discussões no componente o curricular
denominado Educação na Amazônia. É trabalho coletivo e da articulação entre docentes e
discentes do programa de pós-graduação em educação da UFOPA, que, juntos, construíram
textos que dialogamtanto com a realidade local quanto com o universal. Iniciativa importante não somente para os autores, mas também para a comunidade acadêmica da UFOPA,
consolidando o papel do Programa de Pós-Graduação em Educação em contribuir para a
formação de pesquisadores preocupados com as demandas e os desafios da Amazônia.
O referido componente curricular possui como ementa o seguinte texto:
Estuda os desafios que se colocam para a formação e a atuação
profissional de professores e gestores educacionais da Amazônia diante da
diversidade, das questões ambientais, dos modelos de desenvolvimento, e
da sustentabilidade. Examina a Amazônia no contexto nacional e
internacional. A Educação na Amazônia: suas bases epistemológicas,
históricas e filosóficas. Discussões teóricas e epistemológicas que
potencializem estudos sobre os Problemas Educacionais da Amazônia.
O componente curricular Educação na Amazônia se justifica pela
necessidade do debate qualificado tendo em vista os problemas que se
apresentam no cotidiano. A ementa e os objetivos sinalizam para a
compreensão e a busca de aporte para o enfrentamento dos desafios que
se colocam para a formação que inclua sujeitos sociais que constituem os
povos originários e atuais ocupantes do território amazônico. Assim, essa
disciplina busca, mais que apresentar textos, busca contribuir para a
compreensão histórica e analítica das várias "amazônias" dentro da
Amazônia, os sentidos vitais profundos que nos aproximam do seu vasto
patrimônio natural, social, cultural e educacional. Caracterizar as
singularidades que a tornam diferenciada em relação a outras regiões do
Brasil e discutir propostas educacionais na/para a Amazônia
contemporânea.
Trata-se da disciplina geral introdutória do curso, isto porque desde a
elaboração do projeto houve a compreensão de que seria imprescindível
aos mestrandos conhecerem o contexto histórico, social, econômico e
geográfico no qual o PPGE está inserido, como ponto de partida – e de
chegada – para a compreensão dos aspectos constitutivos dos seus objetos
de estudo, notadamente quando estes incidam em problemáticas da
Amazônia. As reflexões sobre a realidade, todavia, não se prendem a um
local e a um tempo específicos uma vez que a própria realidade é alvo de
questionamentos. Por esta razão, o conteúdo trabalhado na disciplina,
contribui para a elucidação de objetos de estudo cujo lócus seja outro
ambiente geográfico e em diferentes momentos históricos.
Nesse sentido, o livro expressa o conjunto das reflexões produzidas pelos estudantes
de doutorado e seus respectivos orientadores, evidenciando a riqueza e a complexidade de
perspectivas teórico-metodológicas e de objetos de estudo que estão sendo investigados no
PPGE/UFOPA. Parabenizamos os autores, orientadores e colaboradores que tornaram
possível a realização deste projeto. Que este seja o primeiro de muitos volumes a refletir a
riqueza intelectual e o compromisso com a região! Este livro é um símbolo do que podemos
alcançar juntos e da repercussão que a pesquisa educacional pode ter para além da nossa
região.
A todos, uma excelente leitura! |