Livro

Educação na Amazônia

A publicação do livro Educação na Amazônia, Volume1, reflete a diversidade e a riqueza de perspectivas dos pesquisadores que, ao longo de sua formação doutoral, se dedicaram a investigar os desafios e as potencialidades da educação na Amazônia. Cada capítulo é fruto de análises, interlocuções teó...

ver descrição completa

Autor principal: COLARES, Anselmo Alencar
Outros Autores: COLARES, Maria Lília Imbiriba de Sousa, Sartori, Leandro
Grau: Livro
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2270
id ir-123456789-2270
recordtype dspace
spelling ir-123456789-22702025-01-08T18:47:46Z Educação na Amazônia COLARES, Anselmo Alencar COLARES, Maria Lília Imbiriba de Sousa Sartori, Leandro Educação-Amazônia Políticas educacionais - Amazônia Pós-graduação - Amazônia A publicação do livro Educação na Amazônia, Volume1, reflete a diversidade e a riqueza de perspectivas dos pesquisadores que, ao longo de sua formação doutoral, se dedicaram a investigar os desafios e as potencialidades da educação na Amazônia. Cada capítulo é fruto de análises, interlocuções teóricos e, principalmente, da vivência na região, trazendo contribuições que dialogam com as demandas sociais, culturais e ambientais. O livro aborda questões fundamentais como educação em tempo integral na Amazônia, educação infantil, currículo, história da educação de mulheres, cultura digital e educação matemática. Essa obra reforça a importância da produção acadêmica regional e se insere em um esforço enquanto espaço de conhecimento, resistência e transformação. Em um momento de debates sobre o futuro da região, este livro assume o compromisso de contribuir para a reflexão crítica sobre a educação como ferramenta para o desenvolvimento amazônico e a preservação cultural. Esta coletânea reúne as produções da primeira turma de doutorado do PPGE/UFOPA, representando um marco importante no aprofundamento das produções científicas do oeste paraense. O livro é fruto de discussões no componente o curricular denominado Educação na Amazônia. É trabalho coletivo e da articulação entre docentes e discentes do programa de pós-graduação em educação da UFOPA, que, juntos, construíram textos que dialogamtanto com a realidade local quanto com o universal. Iniciativa importante não somente para os autores, mas também para a comunidade acadêmica da UFOPA, consolidando o papel do Programa de Pós-Graduação em Educação em contribuir para a formação de pesquisadores preocupados com as demandas e os desafios da Amazônia. O referido componente curricular possui como ementa o seguinte texto: Estuda os desafios que se colocam para a formação e a atuação profissional de professores e gestores educacionais da Amazônia diante da diversidade, das questões ambientais, dos modelos de desenvolvimento, e da sustentabilidade. Examina a Amazônia no contexto nacional e internacional. A Educação na Amazônia: suas bases epistemológicas, históricas e filosóficas. Discussões teóricas e epistemológicas que potencializem estudos sobre os Problemas Educacionais da Amazônia. O componente curricular Educação na Amazônia se justifica pela necessidade do debate qualificado tendo em vista os problemas que se apresentam no cotidiano. A ementa e os objetivos sinalizam para a compreensão e a busca de aporte para o enfrentamento dos desafios que se colocam para a formação que inclua sujeitos sociais que constituem os povos originários e atuais ocupantes do território amazônico. Assim, essa disciplina busca, mais que apresentar textos, busca contribuir para a compreensão histórica e analítica das várias "amazônias" dentro da Amazônia, os sentidos vitais profundos que nos aproximam do seu vasto patrimônio natural, social, cultural e educacional. Caracterizar as singularidades que a tornam diferenciada em relação a outras regiões do Brasil e discutir propostas educacionais na/para a Amazônia contemporânea. Trata-se da disciplina geral introdutória do curso, isto porque desde a elaboração do projeto houve a compreensão de que seria imprescindível aos mestrandos conhecerem o contexto histórico, social, econômico e geográfico no qual o PPGE está inserido, como ponto de partida – e de chegada – para a compreensão dos aspectos constitutivos dos seus objetos de estudo, notadamente quando estes incidam em problemáticas da Amazônia. As reflexões sobre a realidade, todavia, não se prendem a um local e a um tempo específicos uma vez que a própria realidade é alvo de questionamentos. Por esta razão, o conteúdo trabalhado na disciplina, contribui para a elucidação de objetos de estudo cujo lócus seja outro ambiente geográfico e em diferentes momentos históricos. Nesse sentido, o livro expressa o conjunto das reflexões produzidas pelos estudantes de doutorado e seus respectivos orientadores, evidenciando a riqueza e a complexidade de perspectivas teórico-metodológicas e de objetos de estudo que estão sendo investigados no PPGE/UFOPA. Parabenizamos os autores, orientadores e colaboradores que tornaram possível a realização deste projeto. Que este seja o primeiro de muitos volumes a refletir a riqueza intelectual e o compromisso com a região! Este livro é um símbolo do que podemos alcançar juntos e da repercussão que a pesquisa educacional pode ter para além da nossa região. A todos, uma excelente leitura! 2025-01-08T18:45:33Z 2025-01-08T18:45:33Z 2024 Book COLARES, Anselmo Alencar; COLARES, Maria Lília Imbiriba de Sousa; Sartori, Leandro (Orgs). Educação na Amazônia [livro eletrônico]. Santarém, Pará: Ufopa, 2024. ISBN 978-85-65791-67-0. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2270 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2270 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação UFOPA Programa de Pós- graduação em Educação/PPGE-UFOPA PDF
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Educação-Amazônia
Políticas educacionais - Amazônia
Pós-graduação - Amazônia
spellingShingle Educação-Amazônia
Políticas educacionais - Amazônia
Pós-graduação - Amazônia
COLARES, Anselmo Alencar
Educação na Amazônia
topic_facet Educação-Amazônia
Políticas educacionais - Amazônia
Pós-graduação - Amazônia
description A publicação do livro Educação na Amazônia, Volume1, reflete a diversidade e a riqueza de perspectivas dos pesquisadores que, ao longo de sua formação doutoral, se dedicaram a investigar os desafios e as potencialidades da educação na Amazônia. Cada capítulo é fruto de análises, interlocuções teóricos e, principalmente, da vivência na região, trazendo contribuições que dialogam com as demandas sociais, culturais e ambientais. O livro aborda questões fundamentais como educação em tempo integral na Amazônia, educação infantil, currículo, história da educação de mulheres, cultura digital e educação matemática. Essa obra reforça a importância da produção acadêmica regional e se insere em um esforço enquanto espaço de conhecimento, resistência e transformação. Em um momento de debates sobre o futuro da região, este livro assume o compromisso de contribuir para a reflexão crítica sobre a educação como ferramenta para o desenvolvimento amazônico e a preservação cultural. Esta coletânea reúne as produções da primeira turma de doutorado do PPGE/UFOPA, representando um marco importante no aprofundamento das produções científicas do oeste paraense. O livro é fruto de discussões no componente o curricular denominado Educação na Amazônia. É trabalho coletivo e da articulação entre docentes e discentes do programa de pós-graduação em educação da UFOPA, que, juntos, construíram textos que dialogamtanto com a realidade local quanto com o universal. Iniciativa importante não somente para os autores, mas também para a comunidade acadêmica da UFOPA, consolidando o papel do Programa de Pós-Graduação em Educação em contribuir para a formação de pesquisadores preocupados com as demandas e os desafios da Amazônia. O referido componente curricular possui como ementa o seguinte texto: Estuda os desafios que se colocam para a formação e a atuação profissional de professores e gestores educacionais da Amazônia diante da diversidade, das questões ambientais, dos modelos de desenvolvimento, e da sustentabilidade. Examina a Amazônia no contexto nacional e internacional. A Educação na Amazônia: suas bases epistemológicas, históricas e filosóficas. Discussões teóricas e epistemológicas que potencializem estudos sobre os Problemas Educacionais da Amazônia. O componente curricular Educação na Amazônia se justifica pela necessidade do debate qualificado tendo em vista os problemas que se apresentam no cotidiano. A ementa e os objetivos sinalizam para a compreensão e a busca de aporte para o enfrentamento dos desafios que se colocam para a formação que inclua sujeitos sociais que constituem os povos originários e atuais ocupantes do território amazônico. Assim, essa disciplina busca, mais que apresentar textos, busca contribuir para a compreensão histórica e analítica das várias "amazônias" dentro da Amazônia, os sentidos vitais profundos que nos aproximam do seu vasto patrimônio natural, social, cultural e educacional. Caracterizar as singularidades que a tornam diferenciada em relação a outras regiões do Brasil e discutir propostas educacionais na/para a Amazônia contemporânea. Trata-se da disciplina geral introdutória do curso, isto porque desde a elaboração do projeto houve a compreensão de que seria imprescindível aos mestrandos conhecerem o contexto histórico, social, econômico e geográfico no qual o PPGE está inserido, como ponto de partida – e de chegada – para a compreensão dos aspectos constitutivos dos seus objetos de estudo, notadamente quando estes incidam em problemáticas da Amazônia. As reflexões sobre a realidade, todavia, não se prendem a um local e a um tempo específicos uma vez que a própria realidade é alvo de questionamentos. Por esta razão, o conteúdo trabalhado na disciplina, contribui para a elucidação de objetos de estudo cujo lócus seja outro ambiente geográfico e em diferentes momentos históricos. Nesse sentido, o livro expressa o conjunto das reflexões produzidas pelos estudantes de doutorado e seus respectivos orientadores, evidenciando a riqueza e a complexidade de perspectivas teórico-metodológicas e de objetos de estudo que estão sendo investigados no PPGE/UFOPA. Parabenizamos os autores, orientadores e colaboradores que tornaram possível a realização deste projeto. Que este seja o primeiro de muitos volumes a refletir a riqueza intelectual e o compromisso com a região! Este livro é um símbolo do que podemos alcançar juntos e da repercussão que a pesquisa educacional pode ter para além da nossa região. A todos, uma excelente leitura!
format Livro
author COLARES, Anselmo Alencar
author2 COLARES, Maria Lília Imbiriba de Sousa
Sartori, Leandro
author2Str COLARES, Maria Lília Imbiriba de Sousa
Sartori, Leandro
title Educação na Amazônia
title_short Educação na Amazônia
title_full Educação na Amazônia
title_fullStr Educação na Amazônia
title_full_unstemmed Educação na Amazônia
title_sort educação na amazônia
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2025
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2270
_version_ 1831991059274530816
score 11.755432