/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Livro
Educação na Amazônia
A publicação do livro Educação na Amazônia, Volume1, reflete a diversidade e a riqueza de perspectivas dos pesquisadores que, ao longo de sua formação doutoral, se dedicaram a investigar os desafios e as potencialidades da educação na Amazônia. Cada capítulo é fruto de análises, interlocuções teó...
Autor principal: | COLARES, Anselmo Alencar |
---|---|
Outros Autores: | COLARES, Maria Lília Imbiriba de Sousa, Sartori, Leandro |
Grau: | Livro |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2270 |
id |
ir-123456789-2270 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-22702025-01-08T18:47:46Z Educação na Amazônia COLARES, Anselmo Alencar COLARES, Maria Lília Imbiriba de Sousa Sartori, Leandro Educação-Amazônia Políticas educacionais - Amazônia Pós-graduação - Amazônia A publicação do livro Educação na Amazônia, Volume1, reflete a diversidade e a riqueza de perspectivas dos pesquisadores que, ao longo de sua formação doutoral, se dedicaram a investigar os desafios e as potencialidades da educação na Amazônia. Cada capítulo é fruto de análises, interlocuções teóricos e, principalmente, da vivência na região, trazendo contribuições que dialogam com as demandas sociais, culturais e ambientais. O livro aborda questões fundamentais como educação em tempo integral na Amazônia, educação infantil, currículo, história da educação de mulheres, cultura digital e educação matemática. Essa obra reforça a importância da produção acadêmica regional e se insere em um esforço enquanto espaço de conhecimento, resistência e transformação. Em um momento de debates sobre o futuro da região, este livro assume o compromisso de contribuir para a reflexão crítica sobre a educação como ferramenta para o desenvolvimento amazônico e a preservação cultural. Esta coletânea reúne as produções da primeira turma de doutorado do PPGE/UFOPA, representando um marco importante no aprofundamento das produções científicas do oeste paraense. O livro é fruto de discussões no componente o curricular denominado Educação na Amazônia. É trabalho coletivo e da articulação entre docentes e discentes do programa de pós-graduação em educação da UFOPA, que, juntos, construíram textos que dialogamtanto com a realidade local quanto com o universal. Iniciativa importante não somente para os autores, mas também para a comunidade acadêmica da UFOPA, consolidando o papel do Programa de Pós-Graduação em Educação em contribuir para a formação de pesquisadores preocupados com as demandas e os desafios da Amazônia. O referido componente curricular possui como ementa o seguinte texto: Estuda os desafios que se colocam para a formação e a atuação profissional de professores e gestores educacionais da Amazônia diante da diversidade, das questões ambientais, dos modelos de desenvolvimento, e da sustentabilidade. Examina a Amazônia no contexto nacional e internacional. A Educação na Amazônia: suas bases epistemológicas, históricas e filosóficas. Discussões teóricas e epistemológicas que potencializem estudos sobre os Problemas Educacionais da Amazônia. O componente curricular Educação na Amazônia se justifica pela necessidade do debate qualificado tendo em vista os problemas que se apresentam no cotidiano. A ementa e os objetivos sinalizam para a compreensão e a busca de aporte para o enfrentamento dos desafios que se colocam para a formação que inclua sujeitos sociais que constituem os povos originários e atuais ocupantes do território amazônico. Assim, essa disciplina busca, mais que apresentar textos, busca contribuir para a compreensão histórica e analítica das várias "amazônias" dentro da Amazônia, os sentidos vitais profundos que nos aproximam do seu vasto patrimônio natural, social, cultural e educacional. Caracterizar as singularidades que a tornam diferenciada em relação a outras regiões do Brasil e discutir propostas educacionais na/para a Amazônia contemporânea. Trata-se da disciplina geral introdutória do curso, isto porque desde a elaboração do projeto houve a compreensão de que seria imprescindível aos mestrandos conhecerem o contexto histórico, social, econômico e geográfico no qual o PPGE está inserido, como ponto de partida – e de chegada – para a compreensão dos aspectos constitutivos dos seus objetos de estudo, notadamente quando estes incidam em problemáticas da Amazônia. As reflexões sobre a realidade, todavia, não se prendem a um local e a um tempo específicos uma vez que a própria realidade é alvo de questionamentos. Por esta razão, o conteúdo trabalhado na disciplina, contribui para a elucidação de objetos de estudo cujo lócus seja outro ambiente geográfico e em diferentes momentos históricos. Nesse sentido, o livro expressa o conjunto das reflexões produzidas pelos estudantes de doutorado e seus respectivos orientadores, evidenciando a riqueza e a complexidade de perspectivas teórico-metodológicas e de objetos de estudo que estão sendo investigados no PPGE/UFOPA. Parabenizamos os autores, orientadores e colaboradores que tornaram possível a realização deste projeto. Que este seja o primeiro de muitos volumes a refletir a riqueza intelectual e o compromisso com a região! Este livro é um símbolo do que podemos alcançar juntos e da repercussão que a pesquisa educacional pode ter para além da nossa região. A todos, uma excelente leitura! 2025-01-08T18:45:33Z 2025-01-08T18:45:33Z 2024 Book COLARES, Anselmo Alencar; COLARES, Maria Lília Imbiriba de Sousa; Sartori, Leandro (Orgs). Educação na Amazônia [livro eletrônico]. Santarém, Pará: Ufopa, 2024. ISBN 978-85-65791-67-0. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2270 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2270 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação UFOPA Programa de Pós- graduação em Educação/PPGE-UFOPA PDF |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA |
collection |
DSpace |
language |
pt_BR |
topic |
Educação-Amazônia Políticas educacionais - Amazônia Pós-graduação - Amazônia |
spellingShingle |
Educação-Amazônia Políticas educacionais - Amazônia Pós-graduação - Amazônia COLARES, Anselmo Alencar Educação na Amazônia |
topic_facet |
Educação-Amazônia Políticas educacionais - Amazônia Pós-graduação - Amazônia |
description |
A publicação do livro Educação na Amazônia, Volume1, reflete a diversidade e a riqueza
de perspectivas dos pesquisadores que, ao longo de sua formação doutoral, se dedicaram a
investigar os desafios e as potencialidades da educação na Amazônia. Cada capítulo é fruto
de análises, interlocuções teóricos e, principalmente, da vivência na região, trazendo
contribuições que dialogam com as demandas sociais, culturais e ambientais.
O livro aborda questões fundamentais como educação em tempo integral na
Amazônia, educação infantil, currículo, história da educação de mulheres, cultura digital e
educação matemática.
Essa obra reforça a importância da produção acadêmica regional e se insere em um
esforço enquanto espaço de conhecimento, resistência e transformação. Em um momento
de debates sobre o futuro da região, este livro assume o compromisso de contribuir para a
reflexão crítica sobre a educação como ferramenta para o desenvolvimento amazônico e a
preservação cultural.
Esta coletânea reúne as produções da primeira turma de doutorado do
PPGE/UFOPA, representando um marco importante no aprofundamento das produções
científicas do oeste paraense. O livro é fruto de discussões no componente o curricular
denominado Educação na Amazônia. É trabalho coletivo e da articulação entre docentes e
discentes do programa de pós-graduação em educação da UFOPA, que, juntos, construíram
textos que dialogamtanto com a realidade local quanto com o universal. Iniciativa importante não somente para os autores, mas também para a comunidade acadêmica da UFOPA,
consolidando o papel do Programa de Pós-Graduação em Educação em contribuir para a
formação de pesquisadores preocupados com as demandas e os desafios da Amazônia.
O referido componente curricular possui como ementa o seguinte texto:
Estuda os desafios que se colocam para a formação e a atuação
profissional de professores e gestores educacionais da Amazônia diante da
diversidade, das questões ambientais, dos modelos de desenvolvimento, e
da sustentabilidade. Examina a Amazônia no contexto nacional e
internacional. A Educação na Amazônia: suas bases epistemológicas,
históricas e filosóficas. Discussões teóricas e epistemológicas que
potencializem estudos sobre os Problemas Educacionais da Amazônia.
O componente curricular Educação na Amazônia se justifica pela
necessidade do debate qualificado tendo em vista os problemas que se
apresentam no cotidiano. A ementa e os objetivos sinalizam para a
compreensão e a busca de aporte para o enfrentamento dos desafios que
se colocam para a formação que inclua sujeitos sociais que constituem os
povos originários e atuais ocupantes do território amazônico. Assim, essa
disciplina busca, mais que apresentar textos, busca contribuir para a
compreensão histórica e analítica das várias "amazônias" dentro da
Amazônia, os sentidos vitais profundos que nos aproximam do seu vasto
patrimônio natural, social, cultural e educacional. Caracterizar as
singularidades que a tornam diferenciada em relação a outras regiões do
Brasil e discutir propostas educacionais na/para a Amazônia
contemporânea.
Trata-se da disciplina geral introdutória do curso, isto porque desde a
elaboração do projeto houve a compreensão de que seria imprescindível
aos mestrandos conhecerem o contexto histórico, social, econômico e
geográfico no qual o PPGE está inserido, como ponto de partida – e de
chegada – para a compreensão dos aspectos constitutivos dos seus objetos
de estudo, notadamente quando estes incidam em problemáticas da
Amazônia. As reflexões sobre a realidade, todavia, não se prendem a um
local e a um tempo específicos uma vez que a própria realidade é alvo de
questionamentos. Por esta razão, o conteúdo trabalhado na disciplina,
contribui para a elucidação de objetos de estudo cujo lócus seja outro
ambiente geográfico e em diferentes momentos históricos.
Nesse sentido, o livro expressa o conjunto das reflexões produzidas pelos estudantes
de doutorado e seus respectivos orientadores, evidenciando a riqueza e a complexidade de
perspectivas teórico-metodológicas e de objetos de estudo que estão sendo investigados no
PPGE/UFOPA. Parabenizamos os autores, orientadores e colaboradores que tornaram
possível a realização deste projeto. Que este seja o primeiro de muitos volumes a refletir a
riqueza intelectual e o compromisso com a região! Este livro é um símbolo do que podemos
alcançar juntos e da repercussão que a pesquisa educacional pode ter para além da nossa
região.
A todos, uma excelente leitura! |
format |
Livro |
author |
COLARES, Anselmo Alencar |
author2 |
COLARES, Maria Lília Imbiriba de Sousa Sartori, Leandro |
author2Str |
COLARES, Maria Lília Imbiriba de Sousa Sartori, Leandro |
title |
Educação na Amazônia |
title_short |
Educação na Amazônia |
title_full |
Educação na Amazônia |
title_fullStr |
Educação na Amazônia |
title_full_unstemmed |
Educação na Amazônia |
title_sort |
educação na amazônia |
publisher |
Universidade Federal do Oeste do Pará |
publishDate |
2025 |
url |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2270 |
_version_ |
1831991059274530816 |
score |
11.755432 |