Dissertação

O ensino de História e as mulheres negras: contribuições para a formação de identidades negras no Ensino Fundamental

This study aims to understand how History Teaching can contribute to the debate on black identities with students in Elementary School – Final Years, based on the historical trajectory of black women. To this end, the study is theoretically based on reflections on black feminism, decoloniality, and...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Brenda Cardoso de
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16773
id ir-2011-16773
recordtype dspace
spelling ir-2011-167732025-01-28T22:01:33Z O ensino de História e as mulheres negras: contribuições para a formação de identidades negras no Ensino Fundamental OLIVEIRA, Brenda Cardoso de LOPES, Siméia de Nazaré http://lattes.cnpq.br/8791203591623509 orcid logo https://orcid.org/0009-0005-4933-1251 Ensino de História Mulheres negras Identidade Educação Relações étnico raciais History teaching Black women Identity Education Ethnic-racial relations CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR ENSINO DE HISTÓRIA This study aims to understand how History Teaching can contribute to the debate on black identities with students in Elementary School – Final Years, based on the historical trajectory of black women. To this end, the study is theoretically based on reflections on black feminism, decoloniality, and Education for Ethnic-Racial Relations. The research was developed based on the methodological procedures of action research and carried out in a private school, located in the city of Ananindeua, with students in the eighth and ninth grades of Elementary School, during the school practice of History Teaching. The sources used for the research were the institution's teaching materials, the History contents of Elementary School – Final Years ac-cording to the BNCC, as well as the images and representations contained in the textbooks. As a result, it was found that there are few analyses in relation to the racial debate and the promo-tion of positive black identities, mainly in relation to the historical protagonism of black women. To reverse this problem, we proposed, as an educational product, didactic sequences in History Teaching for Elementary School students – Final Years, who led the debate on race, gender and class based on the historical trajectory of black women. The objective of the educational product is to contribute to the debates on positive black identities and thus enable black students to (re)cognize their historical, racial, social and cultural belonging, and for non-black students, to adopt a critical stance towards racist practices and to promote anti-racist actions. Este trabalho tem, como objetivo, entender como o ensino de História pode contribuir para o debate sobre as identidades negras com alunos e alunas do Ensino Fundamental – anos finais, a partir da trajetória histórica das mulheres negras. Para isto, embasa-se teoricamente nas refle-xões do feminismo negro, na decolonialidade e na Educação para as Relações Étnico Raciais. A pesquisa foi desenvolvida a partir dos procedimentos metodológicos da pesquisa-ação e rea-lizada em escola da rede de ensino privado, localizada no município de Ananindeua, com alunos e alunas de oitavo e nono ano do Ensino Fundamental, durante a prática escolar do ensino de História. Foram utilizados, como fontes para a pesquisa, os materiais didáticos da instituição, os conteúdos de História do Ensino Fundamental – anos finais– segundo a BNCC, bem como as imagens e as representações contidas nos livros didáticos. Como resultado, foi verificado que há poucas análises em relação ao debate racial e à promoção de identidades negras positi-vas, principalmente em relação ao protagonismo histórico das mulheres negras. Para reverter esta problemática, foram propostas, como produto educacional, sequências didáticas no Ensino de História, desenvolvidas com os alunos e alunas do Ensino Fundamental – anos finais–, que protagonizaram o debate racial, de gênero e de classe a partir da trajetória histórica das mulheres negras. O objetivo do produto educacional é contribuir para os debates sobre as identidades negras positivas e, assim, possibilitar aos estudantes negros e negras, o (re)conhecimento de seu pertencimento histórico, racial, social e cultural, e, para os não-negros(as), estimular uma postura crítica em relação à prática racista e fomentar ações antirracistas. CEAR - Centro de Estudos Antenor Reis ADVENTUS - Instituto de Educação Adventus 2025-01-28T21:52:05Z 2025-01-28T21:52:05Z 2024-11-25 Dissertação OLIVEIRA, Brenda Cardoso de. O ensino de História e as mulheres negras: contribuições para a formação de identidades negras no Ensino Fundamental. Orientadora: Siméia de Nazaré Lopes. 2024. 224 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16773. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16773 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Campus Universitário de Ananindeua UFPA Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Ensino de História
Mulheres negras
Identidade
Educação
Relações étnico raciais
History teaching
Black women
Identity
Education
Ethnic-racial relations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
ENSINO DE HISTÓRIA
spellingShingle Ensino de História
Mulheres negras
Identidade
Educação
Relações étnico raciais
History teaching
Black women
Identity
Education
Ethnic-racial relations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
ENSINO DE HISTÓRIA
OLIVEIRA, Brenda Cardoso de
O ensino de História e as mulheres negras: contribuições para a formação de identidades negras no Ensino Fundamental
topic_facet Ensino de História
Mulheres negras
Identidade
Educação
Relações étnico raciais
History teaching
Black women
Identity
Education
Ethnic-racial relations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
ENSINO DE HISTÓRIA
description This study aims to understand how History Teaching can contribute to the debate on black identities with students in Elementary School – Final Years, based on the historical trajectory of black women. To this end, the study is theoretically based on reflections on black feminism, decoloniality, and Education for Ethnic-Racial Relations. The research was developed based on the methodological procedures of action research and carried out in a private school, located in the city of Ananindeua, with students in the eighth and ninth grades of Elementary School, during the school practice of History Teaching. The sources used for the research were the institution's teaching materials, the History contents of Elementary School – Final Years ac-cording to the BNCC, as well as the images and representations contained in the textbooks. As a result, it was found that there are few analyses in relation to the racial debate and the promo-tion of positive black identities, mainly in relation to the historical protagonism of black women. To reverse this problem, we proposed, as an educational product, didactic sequences in History Teaching for Elementary School students – Final Years, who led the debate on race, gender and class based on the historical trajectory of black women. The objective of the educational product is to contribute to the debates on positive black identities and thus enable black students to (re)cognize their historical, racial, social and cultural belonging, and for non-black students, to adopt a critical stance towards racist practices and to promote anti-racist actions.
author_additional LOPES, Siméia de Nazaré
author_additionalStr LOPES, Siméia de Nazaré
format Dissertação
author OLIVEIRA, Brenda Cardoso de
title O ensino de História e as mulheres negras: contribuições para a formação de identidades negras no Ensino Fundamental
title_short O ensino de História e as mulheres negras: contribuições para a formação de identidades negras no Ensino Fundamental
title_full O ensino de História e as mulheres negras: contribuições para a formação de identidades negras no Ensino Fundamental
title_fullStr O ensino de História e as mulheres negras: contribuições para a formação de identidades negras no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed O ensino de História e as mulheres negras: contribuições para a formação de identidades negras no Ensino Fundamental
title_sort o ensino de história e as mulheres negras: contribuições para a formação de identidades negras no ensino fundamental
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2025
url https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16773
_version_ 1832603368689762304
score 11.755432