Dissertação

Cinema e literatura: o trânsito intersemiótico em “Bonitinha, mas ordinária”, de Nelson Rodrigues

Literature and cinema, sign production, whose relation becomes possible because (among other many possibilities) of Visuality printed in both textual modes, allows the literary text transformation movies. Today is not that the film uses other gear or other signs for the construction, reconstruction,...

ver descrição completa

Autor principal: MARIA, João Leno Pereira de
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7879
id ir-2011-7879
recordtype dspace
spelling ir-2011-78792021-09-19T00:04:07Z Cinema e literatura: o trânsito intersemiótico em “Bonitinha, mas ordinária”, de Nelson Rodrigues MARIA, João Leno Pereira de SILVA, Joel Cardoso da http://lattes.cnpq.br/6918547599708778 SOUZA, José Afonso Medeiros http://lattes.cnpq.br/6045766440369156 Cinema e literatura Cinema - Semiótica Rodrigues, Nelson, 1912-1980 Bonitinha, mas ordinária CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA Literature and cinema, sign production, whose relation becomes possible because (among other many possibilities) of Visuality printed in both textual modes, allows the literary text transformation movies. Today is not that the film uses other gear or other signs for the construction, reconstruction, creation and filmic recreation. In contemporary times, this process is called of intersemiotic translation, is so unusual: If before the cinema if value of literature as hipotexto, this time, the literature is the cinema for its creation-verbal narrative. Our corpus analysis of the films will be "cute but ordinary", directed by JB de Carvalho, Braz Chediak and Moacir Goes, based on the play's namesake playwright Nelson Rodrigues. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior A literatura e o cinema, campos de produção sígnica distintos, cuja relação torna-se possível em virtude (entre tantas possibilidades) da visualidade impressa em ambas as modalidades textuais, permite ao texto literário a sua transformação em películas. Não é de hoje que o cinema se utiliza de outras artes ou outros signos para a construção, reconstrução, criação e recriação fílmica. Na contemporaneidade, esse processo a que se convencionou chamar de tradução intersemiótica ocorre de forma incomum: se antes o cinema se valia da literatura como hipotexto, desta vez, a literatura vale-se do cinema para sua criação narrativo-verbal. Nosso corpus de análise será os filmes “Bonitinha, mas ordinária”, dirigido por J.B. de Carvalho, Braz Chediak e Moacir Góes, baseados na peça teatral homônima do dramaturgo Nelson Rodrigues. 2017-03-16T15:58:45Z 2017-03-16T15:58:45Z 2013-06-28 Dissertação MARIA, João Leno Pereira de. Cinema e literatura: o trânsito intersemiótico em “Bonitinha, mas ordinária”, de Nelson Rodrigues. Orientador: Joel Cardoso da Silva. 2013. 147 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7879. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7879 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Arte UFPA Programa de Pós-Graduação em Artes 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Cinema e literatura
Cinema - Semiótica
Rodrigues, Nelson, 1912-1980
Bonitinha, mas ordinária
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
spellingShingle Cinema e literatura
Cinema - Semiótica
Rodrigues, Nelson, 1912-1980
Bonitinha, mas ordinária
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
MARIA, João Leno Pereira de
Cinema e literatura: o trânsito intersemiótico em “Bonitinha, mas ordinária”, de Nelson Rodrigues
topic_facet Cinema e literatura
Cinema - Semiótica
Rodrigues, Nelson, 1912-1980
Bonitinha, mas ordinária
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
description Literature and cinema, sign production, whose relation becomes possible because (among other many possibilities) of Visuality printed in both textual modes, allows the literary text transformation movies. Today is not that the film uses other gear or other signs for the construction, reconstruction, creation and filmic recreation. In contemporary times, this process is called of intersemiotic translation, is so unusual: If before the cinema if value of literature as hipotexto, this time, the literature is the cinema for its creation-verbal narrative. Our corpus analysis of the films will be "cute but ordinary", directed by JB de Carvalho, Braz Chediak and Moacir Goes, based on the play's namesake playwright Nelson Rodrigues.
author_additional SILVA, Joel Cardoso da
author_additionalStr SILVA, Joel Cardoso da
format Dissertação
author MARIA, João Leno Pereira de
title Cinema e literatura: o trânsito intersemiótico em “Bonitinha, mas ordinária”, de Nelson Rodrigues
title_short Cinema e literatura: o trânsito intersemiótico em “Bonitinha, mas ordinária”, de Nelson Rodrigues
title_full Cinema e literatura: o trânsito intersemiótico em “Bonitinha, mas ordinária”, de Nelson Rodrigues
title_fullStr Cinema e literatura: o trânsito intersemiótico em “Bonitinha, mas ordinária”, de Nelson Rodrigues
title_full_unstemmed Cinema e literatura: o trânsito intersemiótico em “Bonitinha, mas ordinária”, de Nelson Rodrigues
title_sort cinema e literatura: o trânsito intersemiótico em “bonitinha, mas ordinária”, de nelson rodrigues
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7879
_version_ 1832602850667003904
score 11.755432