/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A compreensão e a produção oral nas aulas de FLE: os jogos teatrais como meio de comunicação
Esta pesquisa buscou investigar a situação do ensino/aprendizagem da produção e da compreensão oral em línguas estrangeiras, mais precisamente o FLE (Francês Língua Estrangeira), no contexto escolar amapaense. A partir da visão de aspectos linguísticos e pragmáticos a respeito da interação e da perc...
Autor principal: | FERREIRA, Josiane da Silva |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9989 |
id |
ir-2011-9989 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-99892020-05-20T23:32:15Z A compreensão e a produção oral nas aulas de FLE: os jogos teatrais como meio de comunicação FERREIRA, Josiane da Silva CUNHA, José Carlos Chaves da http://lattes.cnpq.br/3117544056791050 Língua francesa-Estudo e ensino Teatro na educação Linguagem e línguas-Estudo e ensino CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕES ESTUDOS LINGUÍSTICOS Esta pesquisa buscou investigar a situação do ensino/aprendizagem da produção e da compreensão oral em línguas estrangeiras, mais precisamente o FLE (Francês Língua Estrangeira), no contexto escolar amapaense. A partir da visão de aspectos linguísticos e pragmáticos a respeito da interação e da percepção que englobam os sentido humanos, propõem-se nesse trabalho uma prática pedagógica que inclua os elementos lúdicos dentro das estratégias de ensinar/aprender a oralidade. Contribuindo especificamente para que a concepção pedagógica da prática teatral conduza ao desenvolvimento dos diversos valores necessários para a aquisição de uma língua estrangeira. A partir da reflexão e análise da situação do ensino/aprendizagem de língua estrangeira no Brasil e do FLE no Amapá, esta pesquisa destaca a compreensão da produção oral no contexto escolar tomando como base aspectos linguísticos e pragmáticos voltados para a compreensão que propõe o interlocutor para uma série de situações de comunicação a partir das atividades diversificadas de ensino.Toda a pesquisa referente ao nível teórico e prática teatral se baseia em autores como Spolin,Massaro, Hinglais que visam o chamado “engajamento” discursivo ou teatral dos aprendizes.E enfim, algumas atividades são sugeridas a partir de um formato metodológico dos jogos teatrais de Spolin e da contribuição do método de MASSARO para a união de duas linguagens: a Linguagem Teatral e a Linguagem da Língua Estrangeira. Cette recherche a comme objectif étudier la situation de l'enseignement / apprentissage de la production et les capacités d'écoute en langues étrangères, plus précisément du FLE (Français Langue Ètrangère) dans le contexte scolaire a l´état de l’ Amapá. Du point de vue des aspects linguistiques et pragmatiques des interactions et de la perception qui englobent le sens humain, il est proposé dans ce travail une pratique pédagogique qui comprend les éléments ludiques dans les stratégies d'enseignement / apprentissage de l’enseignement de l’oral. Contribuer spécifiquement au concept pédagogique de la pratique théâtrale menant à l'élaboration des différentes valeurs nécessaires à l'acquisition d'une langue étrangère. De la réflexion et l'analyse de la situation de l'éducation / apprentissage des langues étrangères au Brésil et en FLE dans l’état de l’Amapá. Cette recherche met en évidence la compréhension de la production orale dans le contexte scolaire sur la base des aspects linguistiques et pragmatiques liés à la compréhension qui propose les appels à un certain nombre de situations de communication des activités d'enseignement diverses. Toutes les recherches concernant le niveau théorique et pratique théâtrale est basée sur des auteurs tels que Spolin, Massaro, Hinglais visant à la soi-disant « engagement » ou le discours théâtral des apprenants. Enfin, certaines activités sont proposées d'un format méthodologique des jeux théâtraux basée en Spolin et la contribution de la méthode de MASSARO à l'union de deux langues: la langue théâtrale et la langue de langue étrangère. 2018-06-12T14:07:29Z 2018-06-12T14:07:29Z 2005-12-05 Dissertação FERREIRA, Josiane da Silva. A compreensão e a produção oral nas aulas de FLE: os jogos teatrais como meio de comunicação.Orientador: José Carlos Chaves da Cunha. 2005. 140 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Letras. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9989. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9989 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Letras 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Língua francesa-Estudo e ensino Teatro na educação Linguagem e línguas-Estudo e ensino CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕES ESTUDOS LINGUÍSTICOS |
spellingShingle |
Língua francesa-Estudo e ensino Teatro na educação Linguagem e línguas-Estudo e ensino CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕES ESTUDOS LINGUÍSTICOS FERREIRA, Josiane da Silva A compreensão e a produção oral nas aulas de FLE: os jogos teatrais como meio de comunicação |
topic_facet |
Língua francesa-Estudo e ensino Teatro na educação Linguagem e línguas-Estudo e ensino CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕES ESTUDOS LINGUÍSTICOS |
description |
Esta pesquisa buscou investigar a situação do ensino/aprendizagem da produção e da compreensão oral em línguas estrangeiras, mais precisamente o FLE (Francês Língua Estrangeira), no contexto escolar amapaense. A partir da visão de aspectos linguísticos e pragmáticos a respeito da interação e da percepção que englobam os sentido humanos,
propõem-se nesse trabalho uma prática pedagógica que inclua os elementos lúdicos dentro das estratégias de ensinar/aprender a oralidade. Contribuindo especificamente para que a
concepção pedagógica da prática teatral conduza ao desenvolvimento dos diversos valores necessários para a aquisição de uma língua estrangeira. A partir da reflexão e análise da situação do ensino/aprendizagem de língua estrangeira no Brasil e do FLE no Amapá, esta pesquisa destaca a compreensão da produção oral no contexto escolar tomando como base aspectos linguísticos e pragmáticos voltados para a compreensão que propõe o interlocutor para uma série de situações de comunicação a partir das atividades diversificadas de ensino.Toda a pesquisa referente ao nível teórico e prática teatral se baseia em autores como Spolin,Massaro, Hinglais que visam o chamado “engajamento” discursivo ou teatral dos aprendizes.E enfim, algumas atividades são sugeridas a partir de um formato metodológico dos jogos
teatrais de Spolin e da contribuição do método de MASSARO para a união de duas linguagens: a Linguagem Teatral e a Linguagem da Língua Estrangeira. |
author_additional |
CUNHA, José Carlos Chaves da |
author_additionalStr |
CUNHA, José Carlos Chaves da |
format |
Dissertação |
author |
FERREIRA, Josiane da Silva |
title |
A compreensão e a produção oral nas aulas de FLE: os jogos teatrais como meio de comunicação |
title_short |
A compreensão e a produção oral nas aulas de FLE: os jogos teatrais como meio de comunicação |
title_full |
A compreensão e a produção oral nas aulas de FLE: os jogos teatrais como meio de comunicação |
title_fullStr |
A compreensão e a produção oral nas aulas de FLE: os jogos teatrais como meio de comunicação |
title_full_unstemmed |
A compreensão e a produção oral nas aulas de FLE: os jogos teatrais como meio de comunicação |
title_sort |
compreensão e a produção oral nas aulas de fle: os jogos teatrais como meio de comunicação |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2018 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9989 |
_version_ |
1832602996899315712 |
score |
11.755432 |