Artigo

Nem só azul e rosa: diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica

The access and permanence of students and education workers outof heteronormative and cisnormative models are concerns increasingly present in Professional and Technological Education. This article proposes a contextualized analysis, based on a study carried out in Professor Francisco das Chagas Rib...

ver descrição completa

Autor principal: GEMAQUE, Robelania dos Santos
Outros Autores: CAVALCANTE, Natália Conceição Silva Barros, JESUS, Jaqueline Gomes de
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.13516
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/477
id oai:10.0.2.15:prefix-477
recordtype dspace
spelling oai:10.0.2.15:prefix-4772023-10-02T12:22:01Z Nem só azul e rosa: diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica Not just blue and pink: sexual and gender diversity in professional and technological education GEMAQUE, Robelania dos Santos CAVALCANTE, Natália Conceição Silva Barros JESUS, Jaqueline Gomes de Prática educativa Gênero e sexualidade Educação profissional e tecnológica Heteronormatividade Cisnormatividade Educational practice Gender and sexuality Diversity Professional and technological education Heteronormativity Cisnormativity CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The access and permanence of students and education workers outof heteronormative and cisnormative models are concerns increasingly present in Professional and Technological Education. This article proposes a contextualized analysis, based on a study carried out in Professor Francisco das Chagas Ribeiro de Azevedo EETEPA-CACAU-ICOARACI State School, which aimed to build an educational practice on Gender and Sexuality in Integrated High School. It is concluded that the importance given narratively to Gender and Sexuality is not accompanied by practices that not only make this diversity visible, but also break silencing or trials to homogenize different gender identities and sexual orientations in everyday school life. O acesso e a permanência de discentes e trabalhadores da educação fora dos modelos heteronormativos e cisnormativos são preocupações cada vez mais presentes na Educação Profissional e Tecnológica. O presente artigo propõe uma análise contextualizada, a partir de estudo realizado na Escola Estadual Tecnológica Professor Francisco das Chagas Ribeiro de Azevedo EETEPA-CACAU-ICOARACI, que teve como objetivo construir uma prática educativa sobre Gênero e Sexualidade no Ensino Médio Integrado. Conclui-se que a importância dada a Gênero e Sexualidade não é necessariamente acompanhada de práticas que rompam silenciamentos ou tentativas de homogeneizar diferentes identidades de gênero e orientações sexuais no cotidiano escolar. Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro 2023-10-02T12:20:36Z 2023-10-02T12:20:36Z 2021-11-21 Artigo de Periódico GEMAQUE, Robelania dos Santos; CAVALCANTI, Natália Conceição Silva Barros; JESUS, Jaqueline Gomes de. Nem só azul e rosa: diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Rio Grande do Norte, v. 2, n. 21, dez. 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/477. Acesso em: . https://doi.org/10.15628/rbept.2021.13516 2447-1801 https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/477 por Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica Acesso Aberto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Brasil IFRN https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13516/pdf
institution Repositório Institucional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
collection RI-IFPA
language por
topic Prática educativa
Gênero e sexualidade
Educação profissional e tecnológica
Heteronormatividade
Cisnormatividade
Educational practice
Gender and sexuality
Diversity
Professional and technological education
Heteronormativity
Cisnormativity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Prática educativa
Gênero e sexualidade
Educação profissional e tecnológica
Heteronormatividade
Cisnormatividade
Educational practice
Gender and sexuality
Diversity
Professional and technological education
Heteronormativity
Cisnormativity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
GEMAQUE, Robelania dos Santos
Nem só azul e rosa: diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica
topic_facet Prática educativa
Gênero e sexualidade
Educação profissional e tecnológica
Heteronormatividade
Cisnormatividade
Educational practice
Gender and sexuality
Diversity
Professional and technological education
Heteronormativity
Cisnormativity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The access and permanence of students and education workers outof heteronormative and cisnormative models are concerns increasingly present in Professional and Technological Education. This article proposes a contextualized analysis, based on a study carried out in Professor Francisco das Chagas Ribeiro de Azevedo EETEPA-CACAU-ICOARACI State School, which aimed to build an educational practice on Gender and Sexuality in Integrated High School. It is concluded that the importance given narratively to Gender and Sexuality is not accompanied by practices that not only make this diversity visible, but also break silencing or trials to homogenize different gender identities and sexual orientations in everyday school life.
format Artigo
author GEMAQUE, Robelania dos Santos
author2 CAVALCANTE, Natália Conceição Silva Barros
JESUS, Jaqueline Gomes de
author2Str CAVALCANTE, Natália Conceição Silva Barros
JESUS, Jaqueline Gomes de
title Nem só azul e rosa: diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica
title_short Nem só azul e rosa: diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica
title_full Nem só azul e rosa: diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica
title_fullStr Nem só azul e rosa: diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica
title_full_unstemmed Nem só azul e rosa: diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica
title_sort nem só azul e rosa: diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica
publisher Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://doi.org/10.15628/rbept.2021.13516
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/477
_version_ 1799147388784345088
score 11.755432