/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Nem só azul e rosa: diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica
The access and permanence of students and education workers outof heteronormative and cisnormative models are concerns increasingly present in Professional and Technological Education. This article proposes a contextualized analysis, based on a study carried out in Professor Francisco das Chagas Rib...
Autor principal: | GEMAQUE, Robelania dos Santos |
---|---|
Outros Autores: | CAVALCANTE, Natália Conceição Silva Barros, JESUS, Jaqueline Gomes de |
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.13516 https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/477 |
id |
oai:10.0.2.15:prefix-477 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:10.0.2.15:prefix-4772023-10-02T12:22:01Z Nem só azul e rosa: diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica Not just blue and pink: sexual and gender diversity in professional and technological education GEMAQUE, Robelania dos Santos CAVALCANTE, Natália Conceição Silva Barros JESUS, Jaqueline Gomes de Prática educativa Gênero e sexualidade Educação profissional e tecnológica Heteronormatividade Cisnormatividade Educational practice Gender and sexuality Diversity Professional and technological education Heteronormativity Cisnormativity CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The access and permanence of students and education workers outof heteronormative and cisnormative models are concerns increasingly present in Professional and Technological Education. This article proposes a contextualized analysis, based on a study carried out in Professor Francisco das Chagas Ribeiro de Azevedo EETEPA-CACAU-ICOARACI State School, which aimed to build an educational practice on Gender and Sexuality in Integrated High School. It is concluded that the importance given narratively to Gender and Sexuality is not accompanied by practices that not only make this diversity visible, but also break silencing or trials to homogenize different gender identities and sexual orientations in everyday school life. O acesso e a permanência de discentes e trabalhadores da educação fora dos modelos heteronormativos e cisnormativos são preocupações cada vez mais presentes na Educação Profissional e Tecnológica. O presente artigo propõe uma análise contextualizada, a partir de estudo realizado na Escola Estadual Tecnológica Professor Francisco das Chagas Ribeiro de Azevedo EETEPA-CACAU-ICOARACI, que teve como objetivo construir uma prática educativa sobre Gênero e Sexualidade no Ensino Médio Integrado. Conclui-se que a importância dada a Gênero e Sexualidade não é necessariamente acompanhada de práticas que rompam silenciamentos ou tentativas de homogeneizar diferentes identidades de gênero e orientações sexuais no cotidiano escolar. Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro 2023-10-02T12:20:36Z 2023-10-02T12:20:36Z 2021-11-21 Artigo de Periódico GEMAQUE, Robelania dos Santos; CAVALCANTI, Natália Conceição Silva Barros; JESUS, Jaqueline Gomes de. Nem só azul e rosa: diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Rio Grande do Norte, v. 2, n. 21, dez. 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/477. Acesso em: . https://doi.org/10.15628/rbept.2021.13516 2447-1801 https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/477 por Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica Acesso Aberto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Brasil IFRN https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13516/pdf |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará |
collection |
RI-IFPA |
language |
por |
topic |
Prática educativa Gênero e sexualidade Educação profissional e tecnológica Heteronormatividade Cisnormatividade Educational practice Gender and sexuality Diversity Professional and technological education Heteronormativity Cisnormativity CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Prática educativa Gênero e sexualidade Educação profissional e tecnológica Heteronormatividade Cisnormatividade Educational practice Gender and sexuality Diversity Professional and technological education Heteronormativity Cisnormativity CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO GEMAQUE, Robelania dos Santos Nem só azul e rosa: diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica |
topic_facet |
Prática educativa Gênero e sexualidade Educação profissional e tecnológica Heteronormatividade Cisnormatividade Educational practice Gender and sexuality Diversity Professional and technological education Heteronormativity Cisnormativity CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The access and permanence of students and education workers outof heteronormative and cisnormative models are concerns increasingly present in Professional and Technological Education. This article proposes a contextualized analysis, based on a study carried out in Professor Francisco das Chagas Ribeiro de Azevedo EETEPA-CACAU-ICOARACI State School, which aimed to build an educational practice on Gender and Sexuality in Integrated High School. It is concluded that the importance given narratively to Gender and Sexuality is not accompanied by practices that not only make this diversity visible, but also break silencing or trials to homogenize different gender identities and sexual orientations in everyday school life. |
format |
Artigo |
author |
GEMAQUE, Robelania dos Santos |
author2 |
CAVALCANTE, Natália Conceição Silva Barros JESUS, Jaqueline Gomes de |
author2Str |
CAVALCANTE, Natália Conceição Silva Barros JESUS, Jaqueline Gomes de |
title |
Nem só azul e rosa: diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica |
title_short |
Nem só azul e rosa: diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica |
title_full |
Nem só azul e rosa: diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica |
title_fullStr |
Nem só azul e rosa: diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica |
title_full_unstemmed |
Nem só azul e rosa: diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica |
title_sort |
nem só azul e rosa: diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica |
publisher |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.13516 https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/477 |
_version_ |
1799147388784345088 |
score |
11.755432 |