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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
As concepções de alfabetização expressas na base nacional comum curricular – BNCC
A alfabetização como aquisição da leitura e escrita, está relacionada a práticas sociais de linguagem em multiletramentos. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa documental, tendo como fonte de pesquisa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir da qual se analisa a concepção d...
Autor principal: | SILVA, Ana Paula Chaves da |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1295 |
Resumo: |
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A alfabetização como aquisição da leitura e escrita, está relacionada a práticas sociais de
linguagem em multiletramentos. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa
documental, tendo como fonte de pesquisa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a
partir da qual se analisa a concepção de alfabetização prescrita no documento. O estudo
fundamentou-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando os procedimentos
metodológicos próprios da pesquisa documental e da análise de conteúdo para o
desenvolvimento da investigação. Para dar suporte teórico a este trabalho, foram fundamentais
os estudos desenvolvidos por Soares (1985; 2000; 2004a; 2004b; 2005; 2013), Cagliari (1982;
2001; 2002) e Rojo (2008; 2010), os quais embasaram a concepção sobre alfabetização e
letramento na discussão e análise das mensagens documentais que mostraram qual a BNCC
concebe à alfabetização na perspectiva fonografêmica; contextualizada e multissemiótica e
multicurricular e multilinguística. Evidencia-se, assim, no processo de alfabetização, a tomada
de consciência da relação fonema e grafema, presente no método fônico, embora o documento
também enfatize o processo de alfabetização em uma perspectiva contextualizada. |