Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

As concepções de alfabetização expressas na base nacional comum curricular – BNCC

A alfabetização como aquisição da leitura e escrita, está relacionada a práticas sociais de linguagem em multiletramentos. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa documental, tendo como fonte de pesquisa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir da qual se analisa a concepção d...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Ana Paula Chaves da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1295
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1295
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-12952019-04-13T03:00:26Z As concepções de alfabetização expressas na base nacional comum curricular – BNCC SILVA, Ana Paula Chaves da RIBEIRO, Madison Rocha http://lattes.cnpq.br/8046770697856492 Alfabetização Letramento Currículos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS A alfabetização como aquisição da leitura e escrita, está relacionada a práticas sociais de linguagem em multiletramentos. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa documental, tendo como fonte de pesquisa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir da qual se analisa a concepção de alfabetização prescrita no documento. O estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando os procedimentos metodológicos próprios da pesquisa documental e da análise de conteúdo para o desenvolvimento da investigação. Para dar suporte teórico a este trabalho, foram fundamentais os estudos desenvolvidos por Soares (1985; 2000; 2004a; 2004b; 2005; 2013), Cagliari (1982; 2001; 2002) e Rojo (2008; 2010), os quais embasaram a concepção sobre alfabetização e letramento na discussão e análise das mensagens documentais que mostraram qual a BNCC concebe à alfabetização na perspectiva fonografêmica; contextualizada e multissemiótica e multicurricular e multilinguística. Evidencia-se, assim, no processo de alfabetização, a tomada de consciência da relação fonema e grafema, presente no método fônico, embora o documento também enfatize o processo de alfabetização em uma perspectiva contextualizada. 2019-04-12T18:25:23Z 2019-04-12T18:25:23Z 2018-11-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Ana Paula Chaves da. As concepções de alfabetização expressas na base nacional comum curricular – BNCC. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1295. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1295 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Alfabetização
Letramento
Currículos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Alfabetização
Letramento
Currículos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
SILVA, Ana Paula Chaves da
As concepções de alfabetização expressas na base nacional comum curricular – BNCC
topic_facet Alfabetização
Letramento
Currículos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description A alfabetização como aquisição da leitura e escrita, está relacionada a práticas sociais de linguagem em multiletramentos. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa documental, tendo como fonte de pesquisa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir da qual se analisa a concepção de alfabetização prescrita no documento. O estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando os procedimentos metodológicos próprios da pesquisa documental e da análise de conteúdo para o desenvolvimento da investigação. Para dar suporte teórico a este trabalho, foram fundamentais os estudos desenvolvidos por Soares (1985; 2000; 2004a; 2004b; 2005; 2013), Cagliari (1982; 2001; 2002) e Rojo (2008; 2010), os quais embasaram a concepção sobre alfabetização e letramento na discussão e análise das mensagens documentais que mostraram qual a BNCC concebe à alfabetização na perspectiva fonografêmica; contextualizada e multissemiótica e multicurricular e multilinguística. Evidencia-se, assim, no processo de alfabetização, a tomada de consciência da relação fonema e grafema, presente no método fônico, embora o documento também enfatize o processo de alfabetização em uma perspectiva contextualizada.
author_additional RIBEIRO, Madison Rocha
author_additionalStr RIBEIRO, Madison Rocha
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Ana Paula Chaves da
title As concepções de alfabetização expressas na base nacional comum curricular – BNCC
title_short As concepções de alfabetização expressas na base nacional comum curricular – BNCC
title_full As concepções de alfabetização expressas na base nacional comum curricular – BNCC
title_fullStr As concepções de alfabetização expressas na base nacional comum curricular – BNCC
title_full_unstemmed As concepções de alfabetização expressas na base nacional comum curricular – BNCC
title_sort as concepções de alfabetização expressas na base nacional comum curricular – bncc
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1295
_version_ 1787154710750298112
score 11.753735