/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A utilização de histórias em quadrinhos na sala de leitura: um estudo de caso
This paper aims to present how the use of comics in the reading room can contribute significantly to the practice of reading. For this, the São Francisco de Assis primary school was chosen, which already has activities related to the reading room. The work is developed through bibliographical resear...
Autor principal: | RODRIGUES, Jocilene Ferreira |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2259 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2259 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-22592021-06-15T19:26:17Z A utilização de histórias em quadrinhos na sala de leitura: um estudo de caso RODRIGUES, Jocilene Ferreira SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de http://lattes.cnpq.br/9922481132027268 Estratégia de leitura Sala de leitura Aprendizagem Reading Strategy Reading room Learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES This paper aims to present how the use of comics in the reading room can contribute significantly to the practice of reading. For this, the São Francisco de Assis primary school was chosen, which already has activities related to the reading room. The work is developed through bibliographical research, based on some authors of the area, who approach on the subject in question, because by making use of comics in the reading room the student acquires a development of proficient reading. The use of Comic Books allows the reader to understand and interpret independently the texts read and leads the teacher to realize the relevance of developing independent, critical and reflexive readers. Therefore, teachers are offered concrete means to carry out coherent activities that favor the insertion of the student in the scope of reading through the reading room. Este trabalho tem como objetivo apresentar como a utilização de histórias em quadrinhos na sala de leitura pode contribuir de maneira significativa na prática da leitura. Para isso foi escolhida a escola de ensino fundamental São Francisco de Assis, a qual já desenvolve atividades relacionada à sala de leitura. O trabalho está desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas, tendo como embasamento alguns autores da área, que abordam sobre o tema em questão, pois fazendo uso das histórias em quadrinhos na sala de leitura o aluno adquire um desenvolvimento da leitura proficiente. A utilização de Histórias em quadrinhos permite compreender e interpretar de forma autônoma os textos lidos e leva o professor a perceber a relevância de desenvolver leitores independentes, críticos e reflexivos. Portanto, é oferecido aos professores meios concretos de realizar atividades coerentes que favoreçam a inserção do aluno no âmbito da leitura via sala de leitura. 2019-10-18T15:01:18Z 2019-10-18T15:01:18Z 2018-08-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação RODRIGUES, Jocilene Ferreira. A utilização de histórias em quadrinhos na sala de leitura: um estudo de caso. Orientador: Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa. 2018 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2259. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2259 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Estratégia de leitura Sala de leitura Aprendizagem Reading Strategy Reading room Learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Estratégia de leitura Sala de leitura Aprendizagem Reading Strategy Reading room Learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES RODRIGUES, Jocilene Ferreira A utilização de histórias em quadrinhos na sala de leitura: um estudo de caso |
topic_facet |
Estratégia de leitura Sala de leitura Aprendizagem Reading Strategy Reading room Learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
This paper aims to present how the use of comics in the reading room can contribute significantly to the practice of reading. For this, the São Francisco de Assis primary school was chosen, which already has activities related to the reading room. The work is developed through bibliographical research, based on some authors of the area, who approach on the subject in question, because by making use of comics in the reading room the student acquires a development of proficient reading. The use of Comic Books allows the reader to understand and interpret independently the texts read and leads the teacher to realize the relevance of developing independent, critical and reflexive readers. Therefore, teachers are offered concrete means to carry out coherent activities that favor the insertion of the student in the scope of reading through the reading room. |
author_additional |
SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de |
author_additionalStr |
SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
RODRIGUES, Jocilene Ferreira |
title |
A utilização de histórias em quadrinhos na sala de leitura: um estudo de caso |
title_short |
A utilização de histórias em quadrinhos na sala de leitura: um estudo de caso |
title_full |
A utilização de histórias em quadrinhos na sala de leitura: um estudo de caso |
title_fullStr |
A utilização de histórias em quadrinhos na sala de leitura: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A utilização de histórias em quadrinhos na sala de leitura: um estudo de caso |
title_sort |
utilização de histórias em quadrinhos na sala de leitura: um estudo de caso |
publishDate |
2019 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2259 |
_version_ |
1787154866002460672 |
score |
11.753735 |