Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A utilização de histórias em quadrinhos na sala de leitura: um estudo de caso

This paper aims to present how the use of comics in the reading room can contribute significantly to the practice of reading. For this, the São Francisco de Assis primary school was chosen, which already has activities related to the reading room. The work is developed through bibliographical resear...

ver descrição completa

Autor principal: RODRIGUES, Jocilene Ferreira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2259
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2259
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-22592021-06-15T19:26:17Z A utilização de histórias em quadrinhos na sala de leitura: um estudo de caso RODRIGUES, Jocilene Ferreira SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de http://lattes.cnpq.br/9922481132027268 Estratégia de leitura Sala de leitura Aprendizagem Reading Strategy Reading room Learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES This paper aims to present how the use of comics in the reading room can contribute significantly to the practice of reading. For this, the São Francisco de Assis primary school was chosen, which already has activities related to the reading room. The work is developed through bibliographical research, based on some authors of the area, who approach on the subject in question, because by making use of comics in the reading room the student acquires a development of proficient reading. The use of Comic Books allows the reader to understand and interpret independently the texts read and leads the teacher to realize the relevance of developing independent, critical and reflexive readers. Therefore, teachers are offered concrete means to carry out coherent activities that favor the insertion of the student in the scope of reading through the reading room. Este trabalho tem como objetivo apresentar como a utilização de histórias em quadrinhos na sala de leitura pode contribuir de maneira significativa na prática da leitura. Para isso foi escolhida a escola de ensino fundamental São Francisco de Assis, a qual já desenvolve atividades relacionada à sala de leitura. O trabalho está desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas, tendo como embasamento alguns autores da área, que abordam sobre o tema em questão, pois fazendo uso das histórias em quadrinhos na sala de leitura o aluno adquire um desenvolvimento da leitura proficiente. A utilização de Histórias em quadrinhos permite compreender e interpretar de forma autônoma os textos lidos e leva o professor a perceber a relevância de desenvolver leitores independentes, críticos e reflexivos. Portanto, é oferecido aos professores meios concretos de realizar atividades coerentes que favoreçam a inserção do aluno no âmbito da leitura via sala de leitura. 2019-10-18T15:01:18Z 2019-10-18T15:01:18Z 2018-08-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação RODRIGUES, Jocilene Ferreira. A utilização de histórias em quadrinhos na sala de leitura: um estudo de caso. Orientador: Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa. 2018 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2259. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2259 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Estratégia de leitura
Sala de leitura
Aprendizagem
Reading Strategy
Reading room
Learning
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Estratégia de leitura
Sala de leitura
Aprendizagem
Reading Strategy
Reading room
Learning
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
RODRIGUES, Jocilene Ferreira
A utilização de histórias em quadrinhos na sala de leitura: um estudo de caso
topic_facet Estratégia de leitura
Sala de leitura
Aprendizagem
Reading Strategy
Reading room
Learning
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description This paper aims to present how the use of comics in the reading room can contribute significantly to the practice of reading. For this, the São Francisco de Assis primary school was chosen, which already has activities related to the reading room. The work is developed through bibliographical research, based on some authors of the area, who approach on the subject in question, because by making use of comics in the reading room the student acquires a development of proficient reading. The use of Comic Books allows the reader to understand and interpret independently the texts read and leads the teacher to realize the relevance of developing independent, critical and reflexive readers. Therefore, teachers are offered concrete means to carry out coherent activities that favor the insertion of the student in the scope of reading through the reading room.
author_additional SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de
author_additionalStr SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author RODRIGUES, Jocilene Ferreira
title A utilização de histórias em quadrinhos na sala de leitura: um estudo de caso
title_short A utilização de histórias em quadrinhos na sala de leitura: um estudo de caso
title_full A utilização de histórias em quadrinhos na sala de leitura: um estudo de caso
title_fullStr A utilização de histórias em quadrinhos na sala de leitura: um estudo de caso
title_full_unstemmed A utilização de histórias em quadrinhos na sala de leitura: um estudo de caso
title_sort utilização de histórias em quadrinhos na sala de leitura: um estudo de caso
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2259
_version_ 1787154866002460672
score 11.753735