/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Família e escola reflexões acerca de ausências e (des)encontros
A pesquisa apresenta uma discussão acerca da família e da escola demonstrando que as duas instituições são as principais e maiores responsáveis pela educação das crianças e jovens em nosso país. O trabalho surgiu a partir da inquietação que se teve ao trabalhar em uma escola da zona rural, no Mun...
Autor principal: | CHAVES, Maria Elcione Pacheco |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2574 |
Resumo: |
---|
A pesquisa apresenta uma discussão acerca da família e da escola demonstrando que as duas
instituições são as principais e maiores responsáveis pela educação das crianças e jovens em
nosso país. O trabalho surgiu a partir da inquietação que se teve ao trabalhar em uma escola da
zona rural, no Município de Mãe do Rio PA. A inquietação ocorreu devido aos pais e mães da
referida escola não participarem das atividades escolares de seus filhos, pois o não
acompanhamento por parte dos pais e mães parecia ser um fator que contribuía para o atraso na
educação dos mesmos. Os objetivos foram investigar os fatores que interferem para a pouca
participação dos pais e mães na vida escolar de seus filhos, nas produções acadêmicas que
debatem o tema e nas falas de mães e pais e mães da localidade onde atuo. Além desse objetivo,
buscou-se observar a postura dos pais e mães em relação a educação de seus filhos; identificar
quais os motivos que impedem a convivência dos pais e mães na escola; descrever os principais
e mães problemas enfrentado pelos pais e mães, no decorrer do ano letivo, que os deixam
ausentes da vida escolar dos filhos nessa escola. As questões norteadoras foram: Compreender
as causas dessa realidade frustrante e vigente naquela escola; esclarecer os motivos que estão
intervindo para pouca participação desses pais e mães; esclarecer quais as maiores dificuldades
encontradas que justifiquem esse distanciamento na educação escolar de seus filhos, além de
investigar o que a educação significa para mães e pais e mães de alunos. A metodologia
empreendida foi uma pesquisa de campo articulada a uma pesquisa bibliográfica. Para coleta
de dados fez-se entrevistas com os docentes e com os pais e mães. Ficou evidenciado que o
acompanhamento dos pais e mães na educação dos filhos contribui significativamente para o
sucesso na educação dos mesmos, embora a presença e interesse dos pais não garanta
automaticamente o sucesso escolar dos filhos e filhas. |