Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Práticas facilitadoras de interação escolar de aluno com espectro Asperger

O presente trabalho trata do tema Síndrome de Asperger que ainda é pouco conhecida entre os educadores. A Síndrome é conceituada como um Espectro de validade nosológica incerta, caracterizada por uma alteração qualitativa das interações sociais recíprocas. Sua diferença para o autismo é que no Asper...

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Autor principal: MAIA, Letícia Oliveira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2862
Resumo:
O presente trabalho trata do tema Síndrome de Asperger que ainda é pouco conhecida entre os educadores. A Síndrome é conceituada como um Espectro de validade nosológica incerta, caracterizada por uma alteração qualitativa das interações sociais recíprocas. Sua diferença para o autismo é que no Asperger não há problema no desenvolvimento cognitivo e nem deficiência na linguagem. Os objetivos deste trabalho visam identificar práticas facilitadoras de interação escolar de alunos com Espectro Asperger e analisar o processo de interação social de alunos com a referida síndrome durante situações escolares. Este projeto tem características da pesquisa narrativa, e está composto em duas frentes, uma reporta-se às observações realizadas durante o estudo na escola que durou o período de quatro meses; A outra parte cabe aos resultados obtidos nas intervenções em uma turma do quinto ano dos anos inicias em uma escola pública. Os resultados indicam que atividades relacionadas com o cotidiano do aluno, facilitaram o interesse do aluno com Arperger e proporcionou a interação escolar do mesmo.