/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Práticas facilitadoras de interação escolar de aluno com espectro Asperger
O presente trabalho trata do tema Síndrome de Asperger que ainda é pouco conhecida entre os educadores. A Síndrome é conceituada como um Espectro de validade nosológica incerta, caracterizada por uma alteração qualitativa das interações sociais recíprocas. Sua diferença para o autismo é que no Asper...
Autor principal: | MAIA, Letícia Oliveira |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2862 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2862 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28622020-02-07T19:22:50Z Práticas facilitadoras de interação escolar de aluno com espectro Asperger MAIA, Letícia Oliveira SILVA, Maria de Fátima Vilhena da http://lattes.cnpq.br/0996110060293347 https://orcid.org/0000-0002-0800-2444 Síndrome de Asperger Práticas interdisciplinares Interação escola CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL O presente trabalho trata do tema Síndrome de Asperger que ainda é pouco conhecida entre os educadores. A Síndrome é conceituada como um Espectro de validade nosológica incerta, caracterizada por uma alteração qualitativa das interações sociais recíprocas. Sua diferença para o autismo é que no Asperger não há problema no desenvolvimento cognitivo e nem deficiência na linguagem. Os objetivos deste trabalho visam identificar práticas facilitadoras de interação escolar de alunos com Espectro Asperger e analisar o processo de interação social de alunos com a referida síndrome durante situações escolares. Este projeto tem características da pesquisa narrativa, e está composto em duas frentes, uma reporta-se às observações realizadas durante o estudo na escola que durou o período de quatro meses; A outra parte cabe aos resultados obtidos nas intervenções em uma turma do quinto ano dos anos inicias em uma escola pública. Os resultados indicam que atividades relacionadas com o cotidiano do aluno, facilitaram o interesse do aluno com Arperger e proporcionou a interação escolar do mesmo. 2020-02-05T14:39:32Z 2020-02-05T14:39:32Z 2018-03-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MAIA, Letícia Oliveira. Práticas facilitadoras de interação escolar de aluno com espectro Asperger. Orientadora: Maria de Fátima Vilhena da Silva. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2862. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2862 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Síndrome de Asperger Práticas interdisciplinares Interação escola CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
spellingShingle |
Síndrome de Asperger Práticas interdisciplinares Interação escola CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL MAIA, Letícia Oliveira Práticas facilitadoras de interação escolar de aluno com espectro Asperger |
topic_facet |
Síndrome de Asperger Práticas interdisciplinares Interação escola CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
description |
O presente trabalho trata do tema Síndrome de Asperger que ainda é pouco conhecida entre os educadores. A Síndrome é conceituada como um Espectro de validade nosológica incerta, caracterizada por uma alteração qualitativa das interações sociais recíprocas. Sua diferença para o autismo é que no Asperger não há problema no desenvolvimento cognitivo e nem deficiência na linguagem. Os objetivos deste trabalho visam identificar práticas facilitadoras de interação escolar de alunos com Espectro Asperger e analisar o processo de interação social de alunos com a referida síndrome durante situações escolares. Este projeto tem características da pesquisa narrativa, e está composto em duas frentes, uma reporta-se às observações realizadas durante o estudo na escola que durou o período de quatro meses; A outra parte cabe aos resultados obtidos nas intervenções em uma turma do quinto ano dos anos inicias em uma escola pública. Os resultados indicam que atividades relacionadas com o cotidiano do aluno, facilitaram o interesse do aluno com Arperger e proporcionou a interação escolar do mesmo. |
author_additional |
SILVA, Maria de Fátima Vilhena da |
author_additionalStr |
SILVA, Maria de Fátima Vilhena da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
MAIA, Letícia Oliveira |
title |
Práticas facilitadoras de interação escolar de aluno com espectro Asperger |
title_short |
Práticas facilitadoras de interação escolar de aluno com espectro Asperger |
title_full |
Práticas facilitadoras de interação escolar de aluno com espectro Asperger |
title_fullStr |
Práticas facilitadoras de interação escolar de aluno com espectro Asperger |
title_full_unstemmed |
Práticas facilitadoras de interação escolar de aluno com espectro Asperger |
title_sort |
práticas facilitadoras de interação escolar de aluno com espectro asperger |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2862 |
_version_ |
1787154933316845568 |
score |
11.753896 |