Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Práticas facilitadoras de interação escolar de aluno com espectro Asperger

O presente trabalho trata do tema Síndrome de Asperger que ainda é pouco conhecida entre os educadores. A Síndrome é conceituada como um Espectro de validade nosológica incerta, caracterizada por uma alteração qualitativa das interações sociais recíprocas. Sua diferença para o autismo é que no Asper...

ver descrição completa

Autor principal: MAIA, Letícia Oliveira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2862
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2862
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28622020-02-07T19:22:50Z Práticas facilitadoras de interação escolar de aluno com espectro Asperger MAIA, Letícia Oliveira SILVA, Maria de Fátima Vilhena da http://lattes.cnpq.br/0996110060293347 https://orcid.org/0000-0002-0800-2444 Síndrome de Asperger Práticas interdisciplinares Interação escola CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL O presente trabalho trata do tema Síndrome de Asperger que ainda é pouco conhecida entre os educadores. A Síndrome é conceituada como um Espectro de validade nosológica incerta, caracterizada por uma alteração qualitativa das interações sociais recíprocas. Sua diferença para o autismo é que no Asperger não há problema no desenvolvimento cognitivo e nem deficiência na linguagem. Os objetivos deste trabalho visam identificar práticas facilitadoras de interação escolar de alunos com Espectro Asperger e analisar o processo de interação social de alunos com a referida síndrome durante situações escolares. Este projeto tem características da pesquisa narrativa, e está composto em duas frentes, uma reporta-se às observações realizadas durante o estudo na escola que durou o período de quatro meses; A outra parte cabe aos resultados obtidos nas intervenções em uma turma do quinto ano dos anos inicias em uma escola pública. Os resultados indicam que atividades relacionadas com o cotidiano do aluno, facilitaram o interesse do aluno com Arperger e proporcionou a interação escolar do mesmo. 2020-02-05T14:39:32Z 2020-02-05T14:39:32Z 2018-03-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MAIA, Letícia Oliveira. Práticas facilitadoras de interação escolar de aluno com espectro Asperger. Orientadora: Maria de Fátima Vilhena da Silva. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2862. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2862 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Síndrome de Asperger
Práticas interdisciplinares
Interação escola
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Síndrome de Asperger
Práticas interdisciplinares
Interação escola
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
MAIA, Letícia Oliveira
Práticas facilitadoras de interação escolar de aluno com espectro Asperger
topic_facet Síndrome de Asperger
Práticas interdisciplinares
Interação escola
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description O presente trabalho trata do tema Síndrome de Asperger que ainda é pouco conhecida entre os educadores. A Síndrome é conceituada como um Espectro de validade nosológica incerta, caracterizada por uma alteração qualitativa das interações sociais recíprocas. Sua diferença para o autismo é que no Asperger não há problema no desenvolvimento cognitivo e nem deficiência na linguagem. Os objetivos deste trabalho visam identificar práticas facilitadoras de interação escolar de alunos com Espectro Asperger e analisar o processo de interação social de alunos com a referida síndrome durante situações escolares. Este projeto tem características da pesquisa narrativa, e está composto em duas frentes, uma reporta-se às observações realizadas durante o estudo na escola que durou o período de quatro meses; A outra parte cabe aos resultados obtidos nas intervenções em uma turma do quinto ano dos anos inicias em uma escola pública. Os resultados indicam que atividades relacionadas com o cotidiano do aluno, facilitaram o interesse do aluno com Arperger e proporcionou a interação escolar do mesmo.
author_additional SILVA, Maria de Fátima Vilhena da
author_additionalStr SILVA, Maria de Fátima Vilhena da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MAIA, Letícia Oliveira
title Práticas facilitadoras de interação escolar de aluno com espectro Asperger
title_short Práticas facilitadoras de interação escolar de aluno com espectro Asperger
title_full Práticas facilitadoras de interação escolar de aluno com espectro Asperger
title_fullStr Práticas facilitadoras de interação escolar de aluno com espectro Asperger
title_full_unstemmed Práticas facilitadoras de interação escolar de aluno com espectro Asperger
title_sort práticas facilitadoras de interação escolar de aluno com espectro asperger
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2862
_version_ 1787154933316845568
score 11.753896