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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A ludicidade no ensino e aprendizagem de língua portuguesa: jogos didáticos como estratégia no processo de compreensão de textos
Atualmente, um dos grandes desafios para os professores de Língua Portuguesa é superar a tradicional metodologia de ensino, em que o professor utiliza o livro didático como ferramenta exclusiva no processo educativo. Nesse contexto, as aulas se tornam enfadonhas e os alunos não têm motivação para...
Autor principal: | SANTIAGO, Nazaré do Socorro de Sousa |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2930 |
Resumo: |
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Atualmente, um dos grandes desafios para os professores de Língua Portuguesa é
superar a tradicional metodologia de ensino, em que o professor utiliza o livro didático
como ferramenta exclusiva no processo educativo. Nesse contexto, as aulas se
tornam enfadonhas e os alunos não têm motivação para aprender. Portanto,
acreditamos que o trabalho com o lúdico, por meio do jogo didático, pode se revelar
como uma ferramenta importante para transformar esse cenário, por possibilitar uma
aula mais prazerosa, atrativa e reflexiva. O interesse pela proposta de intervenção
para esse trabalho surgiu da problemática observada no período escolar e também
acadêmico a respeito da dificuldade no processo de ensino e aprendizagem de leitura.
Logo, temos como objetivo geral “refletir sobre o jogo didático como estratégia no
processo de ensino e aprendizagem de leitura” e como objetivos específicos: a)
elaborar um jogo para auxiliar no processo de compreensão textual; b) verificar se o
jogo didático possibilita uma aprendizagem prazerosa, atrativa e reflexiva no trabalho
com a compreensão de textos. Para alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma
pesquisa do tipo qualitativo-interpretativa de natureza aplicada que está vinculada ao
projeto de pesquisa, A ludicidade no ensino e aprendizagem de língua portuguesa,
coordenado pela professora Dra. Zilda Laura Ramalho Paiva. Para o embasamento
teórico de tal pesquisa, sustentamo-nos em estudos de Luckesi (2014), Menegassi
(2010a), Fuza e Menegassi (2017), Solé (1998) entre outros. Para o desenvolvimento
do trabalho, seguimos os seguintes passos metodológicos: reflexão sobre ludicidade
no espaço escolar, escolha e seleção do gênero fábula, elaboração de um jogo com
enfoque nas características dos animais das fábulas, análise e reflexão dos
resultados. Os resultados demonstram que o jogo didático elaborado pode possibilitar
um trabalho mais significativo no processo de ensino e aprendizagem de leitura, já
que a proposta em questão procura estimular a curiosidade, a interação, o raciocínio,
a reflexão entre outras ações que acreditamos serem importantes para que esse
processo seja mais significativo. |