Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A ludicidade no ensino e aprendizagem de língua portuguesa: jogos didáticos como estratégia no processo de compreensão de textos

Atualmente, um dos grandes desafios para os professores de Língua Portuguesa é superar a tradicional metodologia de ensino, em que o professor utiliza o livro didático como ferramenta exclusiva no processo educativo. Nesse contexto, as aulas se tornam enfadonhas e os alunos não têm motivação para...

ver descrição completa

Autor principal: SANTIAGO, Nazaré do Socorro de Sousa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2930
Resumo:
Atualmente, um dos grandes desafios para os professores de Língua Portuguesa é superar a tradicional metodologia de ensino, em que o professor utiliza o livro didático como ferramenta exclusiva no processo educativo. Nesse contexto, as aulas se tornam enfadonhas e os alunos não têm motivação para aprender. Portanto, acreditamos que o trabalho com o lúdico, por meio do jogo didático, pode se revelar como uma ferramenta importante para transformar esse cenário, por possibilitar uma aula mais prazerosa, atrativa e reflexiva. O interesse pela proposta de intervenção para esse trabalho surgiu da problemática observada no período escolar e também acadêmico a respeito da dificuldade no processo de ensino e aprendizagem de leitura. Logo, temos como objetivo geral “refletir sobre o jogo didático como estratégia no processo de ensino e aprendizagem de leitura” e como objetivos específicos: a) elaborar um jogo para auxiliar no processo de compreensão textual; b) verificar se o jogo didático possibilita uma aprendizagem prazerosa, atrativa e reflexiva no trabalho com a compreensão de textos. Para alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa do tipo qualitativo-interpretativa de natureza aplicada que está vinculada ao projeto de pesquisa, A ludicidade no ensino e aprendizagem de língua portuguesa, coordenado pela professora Dra. Zilda Laura Ramalho Paiva. Para o embasamento teórico de tal pesquisa, sustentamo-nos em estudos de Luckesi (2014), Menegassi (2010a), Fuza e Menegassi (2017), Solé (1998) entre outros. Para o desenvolvimento do trabalho, seguimos os seguintes passos metodológicos: reflexão sobre ludicidade no espaço escolar, escolha e seleção do gênero fábula, elaboração de um jogo com enfoque nas características dos animais das fábulas, análise e reflexão dos resultados. Os resultados demonstram que o jogo didático elaborado pode possibilitar um trabalho mais significativo no processo de ensino e aprendizagem de leitura, já que a proposta em questão procura estimular a curiosidade, a interação, o raciocínio, a reflexão entre outras ações que acreditamos serem importantes para que esse processo seja mais significativo.