/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Aula lúdica: o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical
This work is linked to the study group called "the playfulness in the process of teaching and learning the Portuguese Language", coordinated by Dr. Zilda Laura Ramalho Paiva, at the Federal University of Pará (UFPA), campus Castanhal, and highlights the importance of playfulness for the teaching...
Autor principal: | SILVA, Elluane Raissa Oliveira da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2933 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2933 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-29332020-02-14T03:05:25Z Aula lúdica: o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical Playful class: the pedagogical game as an instrument for the development of lexical capital SILVA, Elluane Raissa Oliveira da PAIVA, Zilda Laura Ramalho http://lattes.cnpq.br/3059800888421594 Língua portuguesa - Estudo e ensino Jogos educativos Portuguese language - Study and teaching Educational games CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES This work is linked to the study group called "the playfulness in the process of teaching and learning the Portuguese Language", coordinated by Dr. Zilda Laura Ramalho Paiva, at the Federal University of Pará (UFPA), campus Castanhal, and highlights the importance of playfulness for the teaching of the Portuguese language. In this way, our studies focus on the theoretical perspectives of Luckesi (2014), Almeida (2007), Fortuna (2011), Fiorin (2012), Duarte et al. (2011) and others. In this sense, this research has as general objective to reflect on classroom playfulness, more precisely, the pedagogical game as an instrument for the development of the lexical capital of elementary school students; and as specific objectives: 1) to elaborate a pedagogical game to aid in the development of the lexical capital of elementary school students, and 2) to verify if pedagogical games can provide the reflexively development of lexical capital. To achieve our objectives, we developed a research that is characterized as qualitative-interpretive of an applied nature Este trabalho vincula-se ao grupo de estudo denominado “A Ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa”, coordenado pela professora Dra. Zilda Laura Ramalho Paiva, na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal e evidencia a importância da ludicidade para o ensino da Língua Portuguesa. Dessa maneira, nossos estudos centram-se nas perspectivas teóricas de Luckesi (2014), Almeida (2007), Fortuna (2011), Fiorin (2012), Duarte el al. (2011) e entre outros. Neste sentido, essa pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre a ludicidade em sala de aula, mais precisamente, o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical de alunos do Ensino Fundamental; e como objetivos específicos: 1) elaborar um jogo pedagógico para auxiliar no desenvolvimento do capital lexical de alunos do Ensino Fundamental e 2) verificar se os jogos pedagógicos podem proporcionar o desenvolvimento do capital lexical de forma reflexiva. Para alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa que se caracteriza como qualitativo-interpretativa de natureza aplicada 2020-02-13T16:58:15Z 2020-02-13T16:58:15Z 2019-07-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Elluane Raissa Oliveira da. Aula lúdica: o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2933. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2933 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Língua portuguesa - Estudo e ensino Jogos educativos Portuguese language - Study and teaching Educational games CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Língua portuguesa - Estudo e ensino Jogos educativos Portuguese language - Study and teaching Educational games CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES SILVA, Elluane Raissa Oliveira da Aula lúdica: o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical |
topic_facet |
Língua portuguesa - Estudo e ensino Jogos educativos Portuguese language - Study and teaching Educational games CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
This work is linked to the study group called "the playfulness in the process of teaching and
learning the Portuguese Language", coordinated by Dr. Zilda Laura Ramalho Paiva, at the
Federal University of Pará (UFPA), campus Castanhal, and highlights the importance of
playfulness for the teaching of the Portuguese language. In this way, our studies focus on the
theoretical perspectives of Luckesi (2014), Almeida (2007), Fortuna (2011), Fiorin (2012),
Duarte et al. (2011) and others. In this sense, this research has as general objective to reflect
on classroom playfulness, more precisely, the pedagogical game as an instrument for the
development of the lexical capital of elementary school students; and as specific objectives: 1)
to elaborate a pedagogical game to aid in the development of the lexical capital of elementary
school students, and 2) to verify if pedagogical games can provide the reflexively
development of lexical capital. To achieve our objectives, we developed a research that is
characterized as qualitative-interpretive of an applied nature |
author_additional |
PAIVA, Zilda Laura Ramalho |
author_additionalStr |
PAIVA, Zilda Laura Ramalho |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Elluane Raissa Oliveira da |
title |
Aula lúdica: o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical |
title_short |
Aula lúdica: o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical |
title_full |
Aula lúdica: o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical |
title_fullStr |
Aula lúdica: o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical |
title_full_unstemmed |
Aula lúdica: o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical |
title_sort |
aula lúdica: o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2933 |
_version_ |
1787154941928800256 |
score |
11.753735 |