Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Aula lúdica: o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical

This work is linked to the study group called "the playfulness in the process of teaching and learning the Portuguese Language", coordinated by Dr. Zilda Laura Ramalho Paiva, at the Federal University of Pará (UFPA), campus Castanhal, and highlights the importance of playfulness for the teaching...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Elluane Raissa Oliveira da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2933
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2933
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-29332020-02-14T03:05:25Z Aula lúdica: o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical Playful class: the pedagogical game as an instrument for the development of lexical capital SILVA, Elluane Raissa Oliveira da PAIVA, Zilda Laura Ramalho http://lattes.cnpq.br/3059800888421594 Língua portuguesa - Estudo e ensino Jogos educativos Portuguese language - Study and teaching Educational games CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES This work is linked to the study group called "the playfulness in the process of teaching and learning the Portuguese Language", coordinated by Dr. Zilda Laura Ramalho Paiva, at the Federal University of Pará (UFPA), campus Castanhal, and highlights the importance of playfulness for the teaching of the Portuguese language. In this way, our studies focus on the theoretical perspectives of Luckesi (2014), Almeida (2007), Fortuna (2011), Fiorin (2012), Duarte et al. (2011) and others. In this sense, this research has as general objective to reflect on classroom playfulness, more precisely, the pedagogical game as an instrument for the development of the lexical capital of elementary school students; and as specific objectives: 1) to elaborate a pedagogical game to aid in the development of the lexical capital of elementary school students, and 2) to verify if pedagogical games can provide the reflexively development of lexical capital. To achieve our objectives, we developed a research that is characterized as qualitative-interpretive of an applied nature Este trabalho vincula-se ao grupo de estudo denominado “A Ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa”, coordenado pela professora Dra. Zilda Laura Ramalho Paiva, na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal e evidencia a importância da ludicidade para o ensino da Língua Portuguesa. Dessa maneira, nossos estudos centram-se nas perspectivas teóricas de Luckesi (2014), Almeida (2007), Fortuna (2011), Fiorin (2012), Duarte el al. (2011) e entre outros. Neste sentido, essa pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre a ludicidade em sala de aula, mais precisamente, o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical de alunos do Ensino Fundamental; e como objetivos específicos: 1) elaborar um jogo pedagógico para auxiliar no desenvolvimento do capital lexical de alunos do Ensino Fundamental e 2) verificar se os jogos pedagógicos podem proporcionar o desenvolvimento do capital lexical de forma reflexiva. Para alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa que se caracteriza como qualitativo-interpretativa de natureza aplicada 2020-02-13T16:58:15Z 2020-02-13T16:58:15Z 2019-07-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Elluane Raissa Oliveira da. Aula lúdica: o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2933. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2933 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino
Jogos educativos
Portuguese language - Study and teaching
Educational games
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Língua portuguesa - Estudo e ensino
Jogos educativos
Portuguese language - Study and teaching
Educational games
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
SILVA, Elluane Raissa Oliveira da
Aula lúdica: o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical
topic_facet Língua portuguesa - Estudo e ensino
Jogos educativos
Portuguese language - Study and teaching
Educational games
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description This work is linked to the study group called "the playfulness in the process of teaching and learning the Portuguese Language", coordinated by Dr. Zilda Laura Ramalho Paiva, at the Federal University of Pará (UFPA), campus Castanhal, and highlights the importance of playfulness for the teaching of the Portuguese language. In this way, our studies focus on the theoretical perspectives of Luckesi (2014), Almeida (2007), Fortuna (2011), Fiorin (2012), Duarte et al. (2011) and others. In this sense, this research has as general objective to reflect on classroom playfulness, more precisely, the pedagogical game as an instrument for the development of the lexical capital of elementary school students; and as specific objectives: 1) to elaborate a pedagogical game to aid in the development of the lexical capital of elementary school students, and 2) to verify if pedagogical games can provide the reflexively development of lexical capital. To achieve our objectives, we developed a research that is characterized as qualitative-interpretive of an applied nature
author_additional PAIVA, Zilda Laura Ramalho
author_additionalStr PAIVA, Zilda Laura Ramalho
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Elluane Raissa Oliveira da
title Aula lúdica: o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical
title_short Aula lúdica: o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical
title_full Aula lúdica: o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical
title_fullStr Aula lúdica: o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical
title_full_unstemmed Aula lúdica: o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical
title_sort aula lúdica: o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2933
_version_ 1787154941928800256
score 11.753735