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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos
Este trabalho discute as práticas de ensino da língua portuguesa a partir da visão de alunos surdos. Para compreendermos melhor, faremos um percurso pela história do ensino de língua materna, abordando os principais pensamentos acerca da linguagem e relacionando-os com as práticas docentes de cad...
Autor principal: | MELO, Elaine Aragão da Silva |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2944 |
Resumo: |
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Este trabalho discute as práticas de ensino da língua portuguesa a partir da visão de alunos
surdos. Para compreendermos melhor, faremos um percurso pela história do ensino de língua
materna, abordando os principais pensamentos acerca da linguagem e relacionando-os com as
práticas docentes de cada época, tanto para ouvintes quanto para surdos. Após estas abordagens
discorreremos, de maneira resumida, sobre as principais leis de inclusão, enfatizando seus pontos
principais. A pesquisa se caracteriza como exploratória, com uma abordagem qualitativa, de
cunho bibliográfico, na qual foram entrevistados 4 alunos surdos que concluíram o ensino médio
em períodos diferentes. A partir das contribuições de autores, como, Volochinov e Bakhtin
(2006); Lodi (2005); Zanini (1999); entre outros, analisaremos os dados coletados, dando
ênfase na forma como as teorias educacionais, voltadas para o ensino de língua portuguesa na
modalidade escrita, estavam sendo empregadas. Levaremos em consideração também, durante as
análises, se as leis de inclusão, efetivadas no Brasil, estão sendo praticadas nas escolas inclusivas,
pois percebe-se inúmeras dificuldades que os alunos surdos enfrentam para compreender os
conteúdos da disciplina de língua portuguesa, principalmente na modalidade escrita. Percebe-se,
através das respostas às indagações que, mesmo com novas metodologias de ensino criadas,
leis que defendem a acessibilidade na comunicação e que exigem qualificação do profissional
para atuar em escolas inclusivas, alunos ainda enfrentam barreiras que deixam lacunas no seu
aprendizado. Essas barreiras começam a existir desde o primeiro contato do surdo com a família
e perpassam sua trajetória escolar, prejudicando o aprendizado e deixando marcas de carência na
alfabetização. |