/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos
Este trabalho discute as práticas de ensino da língua portuguesa a partir da visão de alunos surdos. Para compreendermos melhor, faremos um percurso pela história do ensino de língua materna, abordando os principais pensamentos acerca da linguagem e relacionando-os com as práticas docentes de cad...
Autor principal: | MELO, Elaine Aragão da Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2944 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2944 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-29442020-02-14T03:05:17Z Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos Portuguese language teaching in written form: teaching practices through the view of deaf students MELO, Elaine Aragão da Silva FARO, Rubens Alexandre de Oliveira http://lattes.cnpq.br/1447087682728044 ARAÚJO, Mara Cristina Lopes Silva http://lattes.cnpq.br/8650957521962537 Língua portuguesa - Estudo e ensino Prática de ensino Estudantes surdos Portuguese language - Study and teaching Student teaching Deaf students CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Este trabalho discute as práticas de ensino da língua portuguesa a partir da visão de alunos surdos. Para compreendermos melhor, faremos um percurso pela história do ensino de língua materna, abordando os principais pensamentos acerca da linguagem e relacionando-os com as práticas docentes de cada época, tanto para ouvintes quanto para surdos. Após estas abordagens discorreremos, de maneira resumida, sobre as principais leis de inclusão, enfatizando seus pontos principais. A pesquisa se caracteriza como exploratória, com uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, na qual foram entrevistados 4 alunos surdos que concluíram o ensino médio em períodos diferentes. A partir das contribuições de autores, como, Volochinov e Bakhtin (2006); Lodi (2005); Zanini (1999); entre outros, analisaremos os dados coletados, dando ênfase na forma como as teorias educacionais, voltadas para o ensino de língua portuguesa na modalidade escrita, estavam sendo empregadas. Levaremos em consideração também, durante as análises, se as leis de inclusão, efetivadas no Brasil, estão sendo praticadas nas escolas inclusivas, pois percebe-se inúmeras dificuldades que os alunos surdos enfrentam para compreender os conteúdos da disciplina de língua portuguesa, principalmente na modalidade escrita. Percebe-se, através das respostas às indagações que, mesmo com novas metodologias de ensino criadas, leis que defendem a acessibilidade na comunicação e que exigem qualificação do profissional para atuar em escolas inclusivas, alunos ainda enfrentam barreiras que deixam lacunas no seu aprendizado. Essas barreiras começam a existir desde o primeiro contato do surdo com a família e perpassam sua trajetória escolar, prejudicando o aprendizado e deixando marcas de carência na alfabetização. 2020-02-13T18:24:52Z 2020-02-13T18:24:52Z 2019-06-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MELO, Elaine Aragão da Silva. Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2944. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2944 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Língua portuguesa - Estudo e ensino Prática de ensino Estudantes surdos Portuguese language - Study and teaching Student teaching Deaf students CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Língua portuguesa - Estudo e ensino Prática de ensino Estudantes surdos Portuguese language - Study and teaching Student teaching Deaf students CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES MELO, Elaine Aragão da Silva Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos |
topic_facet |
Língua portuguesa - Estudo e ensino Prática de ensino Estudantes surdos Portuguese language - Study and teaching Student teaching Deaf students CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
Este trabalho discute as práticas de ensino da língua portuguesa a partir da visão de alunos
surdos. Para compreendermos melhor, faremos um percurso pela história do ensino de língua
materna, abordando os principais pensamentos acerca da linguagem e relacionando-os com as
práticas docentes de cada época, tanto para ouvintes quanto para surdos. Após estas abordagens
discorreremos, de maneira resumida, sobre as principais leis de inclusão, enfatizando seus pontos
principais. A pesquisa se caracteriza como exploratória, com uma abordagem qualitativa, de
cunho bibliográfico, na qual foram entrevistados 4 alunos surdos que concluíram o ensino médio
em períodos diferentes. A partir das contribuições de autores, como, Volochinov e Bakhtin
(2006); Lodi (2005); Zanini (1999); entre outros, analisaremos os dados coletados, dando
ênfase na forma como as teorias educacionais, voltadas para o ensino de língua portuguesa na
modalidade escrita, estavam sendo empregadas. Levaremos em consideração também, durante as
análises, se as leis de inclusão, efetivadas no Brasil, estão sendo praticadas nas escolas inclusivas,
pois percebe-se inúmeras dificuldades que os alunos surdos enfrentam para compreender os
conteúdos da disciplina de língua portuguesa, principalmente na modalidade escrita. Percebe-se,
através das respostas às indagações que, mesmo com novas metodologias de ensino criadas,
leis que defendem a acessibilidade na comunicação e que exigem qualificação do profissional
para atuar em escolas inclusivas, alunos ainda enfrentam barreiras que deixam lacunas no seu
aprendizado. Essas barreiras começam a existir desde o primeiro contato do surdo com a família
e perpassam sua trajetória escolar, prejudicando o aprendizado e deixando marcas de carência na
alfabetização. |
author_additional |
FARO, Rubens Alexandre de Oliveira |
author_additionalStr |
FARO, Rubens Alexandre de Oliveira |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
MELO, Elaine Aragão da Silva |
title |
Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos |
title_short |
Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos |
title_full |
Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos |
title_fullStr |
Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos |
title_full_unstemmed |
Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos |
title_sort |
ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2944 |
_version_ |
1787154943710330880 |
score |
11.753735 |