Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos

Este trabalho discute as práticas de ensino da língua portuguesa a partir da visão de alunos surdos. Para compreendermos melhor, faremos um percurso pela história do ensino de língua materna, abordando os principais pensamentos acerca da linguagem e relacionando-os com as práticas docentes de cad...

ver descrição completa

Autor principal: MELO, Elaine Aragão da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2944
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2944
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-29442020-02-14T03:05:17Z Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos Portuguese language teaching in written form: teaching practices through the view of deaf students MELO, Elaine Aragão da Silva FARO, Rubens Alexandre de Oliveira http://lattes.cnpq.br/1447087682728044 ARAÚJO, Mara Cristina Lopes Silva http://lattes.cnpq.br/8650957521962537 Língua portuguesa - Estudo e ensino Prática de ensino Estudantes surdos Portuguese language - Study and teaching Student teaching Deaf students CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Este trabalho discute as práticas de ensino da língua portuguesa a partir da visão de alunos surdos. Para compreendermos melhor, faremos um percurso pela história do ensino de língua materna, abordando os principais pensamentos acerca da linguagem e relacionando-os com as práticas docentes de cada época, tanto para ouvintes quanto para surdos. Após estas abordagens discorreremos, de maneira resumida, sobre as principais leis de inclusão, enfatizando seus pontos principais. A pesquisa se caracteriza como exploratória, com uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, na qual foram entrevistados 4 alunos surdos que concluíram o ensino médio em períodos diferentes. A partir das contribuições de autores, como, Volochinov e Bakhtin (2006); Lodi (2005); Zanini (1999); entre outros, analisaremos os dados coletados, dando ênfase na forma como as teorias educacionais, voltadas para o ensino de língua portuguesa na modalidade escrita, estavam sendo empregadas. Levaremos em consideração também, durante as análises, se as leis de inclusão, efetivadas no Brasil, estão sendo praticadas nas escolas inclusivas, pois percebe-se inúmeras dificuldades que os alunos surdos enfrentam para compreender os conteúdos da disciplina de língua portuguesa, principalmente na modalidade escrita. Percebe-se, através das respostas às indagações que, mesmo com novas metodologias de ensino criadas, leis que defendem a acessibilidade na comunicação e que exigem qualificação do profissional para atuar em escolas inclusivas, alunos ainda enfrentam barreiras que deixam lacunas no seu aprendizado. Essas barreiras começam a existir desde o primeiro contato do surdo com a família e perpassam sua trajetória escolar, prejudicando o aprendizado e deixando marcas de carência na alfabetização. 2020-02-13T18:24:52Z 2020-02-13T18:24:52Z 2019-06-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MELO, Elaine Aragão da Silva. Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2944. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2944 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino
Prática de ensino
Estudantes surdos
Portuguese language - Study and teaching
Student teaching
Deaf students
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Língua portuguesa - Estudo e ensino
Prática de ensino
Estudantes surdos
Portuguese language - Study and teaching
Student teaching
Deaf students
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
MELO, Elaine Aragão da Silva
Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos
topic_facet Língua portuguesa - Estudo e ensino
Prática de ensino
Estudantes surdos
Portuguese language - Study and teaching
Student teaching
Deaf students
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description Este trabalho discute as práticas de ensino da língua portuguesa a partir da visão de alunos surdos. Para compreendermos melhor, faremos um percurso pela história do ensino de língua materna, abordando os principais pensamentos acerca da linguagem e relacionando-os com as práticas docentes de cada época, tanto para ouvintes quanto para surdos. Após estas abordagens discorreremos, de maneira resumida, sobre as principais leis de inclusão, enfatizando seus pontos principais. A pesquisa se caracteriza como exploratória, com uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, na qual foram entrevistados 4 alunos surdos que concluíram o ensino médio em períodos diferentes. A partir das contribuições de autores, como, Volochinov e Bakhtin (2006); Lodi (2005); Zanini (1999); entre outros, analisaremos os dados coletados, dando ênfase na forma como as teorias educacionais, voltadas para o ensino de língua portuguesa na modalidade escrita, estavam sendo empregadas. Levaremos em consideração também, durante as análises, se as leis de inclusão, efetivadas no Brasil, estão sendo praticadas nas escolas inclusivas, pois percebe-se inúmeras dificuldades que os alunos surdos enfrentam para compreender os conteúdos da disciplina de língua portuguesa, principalmente na modalidade escrita. Percebe-se, através das respostas às indagações que, mesmo com novas metodologias de ensino criadas, leis que defendem a acessibilidade na comunicação e que exigem qualificação do profissional para atuar em escolas inclusivas, alunos ainda enfrentam barreiras que deixam lacunas no seu aprendizado. Essas barreiras começam a existir desde o primeiro contato do surdo com a família e perpassam sua trajetória escolar, prejudicando o aprendizado e deixando marcas de carência na alfabetização.
author_additional FARO, Rubens Alexandre de Oliveira
author_additionalStr FARO, Rubens Alexandre de Oliveira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MELO, Elaine Aragão da Silva
title Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos
title_short Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos
title_full Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos
title_fullStr Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos
title_full_unstemmed Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos
title_sort ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2944
_version_ 1787154943710330880
score 11.753735