/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Educação e Divulgação Científica na Amazônia: a percepção de quem participa do Projeto Ciência na Ilha em Escolas Ribeirinhas de Belém – PA.
The objective of this work is to analyze the adhesion of the proposal of the extension project "Science on the Island: Education and Scientific Divulgation in the Amazon", carried out 13 years ago by students and professors of the Science Club of UFPA, in order to promote the interaction between...
Autor principal: | BATISTA, Elissandra Cristina |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3030 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3030 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-30302020-02-20T03:00:36Z Educação e Divulgação Científica na Amazônia: a percepção de quem participa do Projeto Ciência na Ilha em Escolas Ribeirinhas de Belém – PA. BATISTA, Elissandra Cristina SANTOS, Vanja Joice Bispo http://lattes.cnpq.br/9748387321631271 Divulgação Científica Escolas Ribeirinhas Amazônia CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::JORNALISMO ESPECIALIZADO (COMUNITARIO, RURAL, EMPRESARIAL, CIENTIFICO) The objective of this work is to analyze the adhesion of the proposal of the extension project "Science on the Island: Education and Scientific Divulgation in the Amazon", carried out 13 years ago by students and professors of the Science Club of UFPA, in order to promote the interaction between the local populations and scientific knowledge in riverside schools of Belém do Pará. We highlight the impacts of the action perceived by students, teachers and other social actors involved in the 2017 edition that took place at the Marta da Conceição State School in Cotijuba. A total of 33 participants were interviewed among students, teachers and residents of the island, including workshop exhibitors, partners and organizers of the event. It was verified that the project is structured considering the reality lived by the riverine students, enabling them to get in touch with strategies that value and seek to integrate diverse existing knowledge in the Amazon. Thus, "Science on the Island" adopts a bidirectional communication process, in line with contemporary theories of Social Communication and Public Communication of Science. O objetivo deste trabalho é analisar a adesão da proposta do projeto de extensão “Ciência na Ilha: Educação e Divulgação Científica na Amazônia”, realizado há 13 anos por alunos e professores do Clube de Ciências da UFPA, com intuito de promover interação entre os saberes das populações locais e o conhecimento científico em escolas das ilhas de Belém do Pará. Destacamos os impactos da ação percebidos por alunos, professores e demais atores sociais envolvidos na edição 2017, na Escola Estadual Marta da Conceição, em Cotijuba. Foram ouvidos 33 participantes entre alunos, professores e moradores da ilha, ministrantes das oficinas, expositores, parceiros e organizadores do evento. Constatamos que o projeto é estruturado considerando a realidade vivida pelos estudantes ribeirinhos, possibilitando que estes entrem em contato com estratégias que valorizam e buscam integrar diversos saberes existentes na Amazônia. Assim, o “Ciência na Ilha” adota um processo de comunicação bidirecional, em consonância com teorias contemporâneas da Comunicação Social e da Comunicação Pública da Ciência. 2020-02-19T18:13:11Z 2020-02-19T18:13:11Z 2019-02-13 Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo BATISTA, Elissandra Cristina. Educação e Divulgação Científica na Amazônia: a percepção de quem participa do Projeto Ciência na Ilha em Escolas Ribeirinhas de Belém – PA. Orientadora: Vanja Joice Bispo Santos. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso de Especialização em Comunicação Científica na Amazônia, Curso Internacional de Formação de Especialistas em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3030. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3030 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Divulgação Científica Escolas Ribeirinhas Amazônia CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::JORNALISMO ESPECIALIZADO (COMUNITARIO, RURAL, EMPRESARIAL, CIENTIFICO) |
spellingShingle |
Divulgação Científica Escolas Ribeirinhas Amazônia CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::JORNALISMO ESPECIALIZADO (COMUNITARIO, RURAL, EMPRESARIAL, CIENTIFICO) BATISTA, Elissandra Cristina Educação e Divulgação Científica na Amazônia: a percepção de quem participa do Projeto Ciência na Ilha em Escolas Ribeirinhas de Belém – PA. |
topic_facet |
Divulgação Científica Escolas Ribeirinhas Amazônia CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::JORNALISMO ESPECIALIZADO (COMUNITARIO, RURAL, EMPRESARIAL, CIENTIFICO) |
description |
The objective of this work is to analyze the adhesion of the proposal of the
extension project "Science on the Island: Education and Scientific Divulgation in the
Amazon", carried out 13 years ago by students and professors of the Science Club of UFPA,
in order to promote the interaction between the local populations and scientific knowledge in
riverside schools of Belém do Pará. We highlight the impacts of the action perceived by
students, teachers and other social actors involved in the 2017 edition that took place at the
Marta da Conceição State School in Cotijuba. A total of 33 participants were interviewed
among students, teachers and residents of the island, including workshop exhibitors, partners
and organizers of the event. It was verified that the project is structured considering the reality
lived by the riverine students, enabling them to get in touch with strategies that value and seek
to integrate diverse existing knowledge in the Amazon. Thus, "Science on the Island" adopts a
bidirectional communication process, in line with contemporary theories of Social
Communication and Public Communication of Science. |
author_additional |
SANTOS, Vanja Joice Bispo |
author_additionalStr |
SANTOS, Vanja Joice Bispo |
format |
Artigo |
author |
BATISTA, Elissandra Cristina |
title |
Educação e Divulgação Científica na Amazônia: a percepção de quem participa do Projeto Ciência na Ilha em Escolas Ribeirinhas de Belém – PA. |
title_short |
Educação e Divulgação Científica na Amazônia: a percepção de quem participa do Projeto Ciência na Ilha em Escolas Ribeirinhas de Belém – PA. |
title_full |
Educação e Divulgação Científica na Amazônia: a percepção de quem participa do Projeto Ciência na Ilha em Escolas Ribeirinhas de Belém – PA. |
title_fullStr |
Educação e Divulgação Científica na Amazônia: a percepção de quem participa do Projeto Ciência na Ilha em Escolas Ribeirinhas de Belém – PA. |
title_full_unstemmed |
Educação e Divulgação Científica na Amazônia: a percepção de quem participa do Projeto Ciência na Ilha em Escolas Ribeirinhas de Belém – PA. |
title_sort |
educação e divulgação científica na amazônia: a percepção de quem participa do projeto ciência na ilha em escolas ribeirinhas de belém – pa. |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3030 |
_version_ |
1787154974007885824 |
score |
11.753735 |