Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Proposta de implantação de ciclofaixas nas principais vias do bairro do Guamá

There is a growing appreciation of bicycle transport to promote good urban mobility, being encouraged as a way to reduce the number of motor vehicles, especially individuals. For this, the bicycle structures have been designed to organize the streets and provide safety to the cyclist. However, in Be...

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Autor principal: HAGE, João Pedro de Andrade
Outros Autores: DAMASCENO, Luis Felipe Pamplona
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3294
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spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-32942021-04-07T03:03:34Z Proposta de implantação de ciclofaixas nas principais vias do bairro do Guamá Proposal for the implementation of cyclefixes in the main ways of neighborhood of Guama HAGE, João Pedro de Andrade DAMASCENO, Luis Felipe Pamplona AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo http://lattes.cnpq.br/2898030959868513 Bicicleta Ciclofaixa Cicloestrutura Ciclovia Bairro do Guamá CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES There is a growing appreciation of bicycle transport to promote good urban mobility, being encouraged as a way to reduce the number of motor vehicles, especially individuals. For this, the bicycle structures have been designed to organize the streets and provide safety to the cyclist. However, in Belém there is a lack of cycling infrastructure in several neighborhoods and that most of the bike lanes and cycle lanes are present only on main streets in the city, causing an absence of connection with peripheral neighborhoods. For this reason, the work intends to propose a cycle lane project for the main streets in Guamá, the neighborhood that is in the situation of isolation from the existing cycle structures and that has a large traffic of cyclists. For this purpose, data were collected on the width of the neighborhood’s streets and the dynamics of the neighborhood, as points that generate traffic and possible interference, as a way of studying the insertion of the cycle lane in the place. The work found the most viable routes for the implementation of the cycle lane to Av. José Bonifácio, on the right side of the road, direction the Guamá neighborhood, and to R. Barão de Igarapé Miri, on the left side of the road, direction UFPA, by suppressing the parking lane and narrowing the traffic lanes to meet recommended widths for cycle lanes. É crescente a valorização do transporte cicloviário para a promoção de boa mobilidade urbana, sendo incentivado como forma de reduzir o número de veículos motorizados, principalmente os individuais. Para isso, as estruturas cicloviárias tem sido projetadas como forma de organizar a via e proporcionar segurança ao ciclista. No entanto, em Belém observa-se carência de infraestrutura cicloviária em diversos bairros e que a maior parte das ciclovias e das ciclofaixas estão presentes apenas em grandes vias da cidade, causando uma ausência de ligação com bairros periféricos. Por isso, o trabalho pretende propor um projeto de ciclofaixas para as principais vias do Guamá, bairro que encontra-se na situação de isolamento das cicloestruturas existentes e que possui um grande fluxo de ciclistas. Para tanto, foram levantados dados das larguras das vias do bairro e da dinâmica do bairro, como pontos geradores de tráfego e possíveis interferências, como forma de estudar a inserção da ciclofaixa no local. O trabalho encontrou como as vias mais viáveis para a implementação da ciclofaixa a Av. José Bonifácio, no lado direito da via, sentido do bairro do Guamá, e a R. Barão de Igarapé Miri, no lado esquerdo da via, sentido UFPA, através da supressão da faixa de estacionamento e estreitamento das faixas de tráfego para atender larguras recomendadas para ciclofaixas. 2021-04-06T20:13:26Z 2021-04-06T20:13:26Z 2021-02-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação HAGE, João Pedro de Andrade; DAMASCENO, Luís Felipe Pamplona. Proposta de implantação de ciclofaixas nas principais vias do bairro do Guamá. Orientador: Marcelo Figueiredo Massulo Aguiar. 2021. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3294. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3294 Acesso Aberto 1 CD-ROM
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