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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Trabalho infantil e relação família-escola, vila Belo Monte, Anapu, Pará
O tema trabalho infantil vem sendo, mais discutido nos espaços acadêmicos, políticos e sociais. Essa pesquisa objetiva refletir sobre a influência do trabalho infantil no desenvolvimento escolar dos alunos da Escola José Andrade Silva, localizada na comunidade de Belo Monte, município de Anapu, Pará...
Autor principal: | SANTOS, Camilla Carvalho Salgado |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-34762021-09-09T03:03:47Z Trabalho infantil e relação família-escola, vila Belo Monte, Anapu, Pará SANTOS, Camilla Carvalho Salgado ROCHA, Carla Giovana Souza http://lattes.cnpq.br/6995325935325969 Educação do campo Inclusão social Crianças CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O tema trabalho infantil vem sendo, mais discutido nos espaços acadêmicos, políticos e sociais. Essa pesquisa objetiva refletir sobre a influência do trabalho infantil no desenvolvimento escolar dos alunos da Escola José Andrade Silva, localizada na comunidade de Belo Monte, município de Anapu, Pará. Para tanto, buscou-se analisar a compreensão dos pais, alunos e professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre o trabalho infantil e suas implicações para o desenvolvimento escolar dos estudantes. O estudo tem como foco a análise das percepções de mães e crianças que estudam na Escola municipal de Ensino Fundamental Jose Andrade Silva, do município de Anapu, Estado do Pará. Caracterizou-se pela abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário aplicado aos pais alunos e professoras pesquisadas.Por esses meios, constatamos que as professoras pesquisadas compreendem o trabalho infantil como exploração e falta de respeito à criança com efeito negativo no seu desenvolvimento escolar e na sua integridade física e mental. Os pais defendem o trabalho dos filhos como meio para garantia da renda familiar e, nãodestacam as condições de vulnerabilidade que os mesmos possam passar. A escola necessita refletir sobre a questão e planejar suas estratégias pedagógicas considerando as especificidades desse grupo de crianças e adolescentes. 2021-09-08T19:16:16Z 2021-09-08T19:16:16Z 2019-07-08 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Camilla Carvalho Salgado. Trabalho infantil e relação família-escola, vila Belo Monte, Anapu, Pará. Orientadora: Carla Giovana Souza Rocha. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3476. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3476 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
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O tema trabalho infantil vem sendo, mais discutido nos espaços acadêmicos, políticos e sociais. Essa pesquisa objetiva refletir sobre a influência do trabalho infantil no desenvolvimento escolar dos alunos da Escola José Andrade Silva, localizada na comunidade de Belo Monte, município de Anapu, Pará. Para tanto, buscou-se analisar a compreensão dos pais, alunos e professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre o trabalho infantil e suas implicações para o desenvolvimento escolar dos estudantes. O estudo tem como foco a análise das percepções de mães e crianças que estudam na Escola municipal de Ensino Fundamental Jose Andrade Silva, do município de Anapu, Estado do Pará. Caracterizou-se pela abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário aplicado aos pais alunos e professoras pesquisadas.Por esses meios, constatamos que as professoras pesquisadas compreendem o trabalho infantil como exploração e falta de respeito à criança com efeito negativo no seu desenvolvimento escolar e na sua integridade física e mental. Os pais defendem o trabalho dos filhos como meio para garantia da renda familiar e, nãodestacam as condições de vulnerabilidade que os mesmos possam passar. A escola necessita refletir sobre a questão e planejar suas estratégias pedagógicas considerando as especificidades desse grupo de crianças e adolescentes. |
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