Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A participação da família no contexto escolar: um estudo realizado na EMEF “Netélcio Ferreira de Brito”, do projeto de assentamento PA Rio Gelado, em Novo Repartimento/PA

This study is the result of a research entitled: "The Participation of the family in the school context: a study carried out in the EMEF ―Netélcio Ferreira de Brito‖, of the settlement Project P. A. Icy river, in new split/PA", whose main objective is to make a Reflection on the importance of fam...

ver descrição completa

Autor principal: ALVES, Maria Antonia Moraes
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3689
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3689
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36892021-11-30T03:03:55Z A participação da família no contexto escolar: um estudo realizado na EMEF “Netélcio Ferreira de Brito”, do projeto de assentamento PA Rio Gelado, em Novo Repartimento/PA ALVES, Maria Antonia Moraes OLIVO, Gerson Dias http://lattes.cnpq.br/1800155355400254 Educação Escola Família Participação Education School Family Participation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This study is the result of a research entitled: "The Participation of the family in the school context: a study carried out in the EMEF ―Netélcio Ferreira de Brito‖, of the settlement Project P. A. Icy river, in new split/PA", whose main objective is to make a Reflection on the importance of family and school relationships, for a better school performance of children, especially students from 1st to 5th year, which is the focus of this study. Thus, a theoretical basis was first carried out based on the works of several renowned authors who made an approach to the topics developed in this study. Shortly thereafter, a field survey was carried out at the school "Netélcio Ferreira de Brito" whereby it was possible to do an investigation of its relationship with the families of its students who attend it. For the collection of the data, an interview consisted of 05 open questions on the issues rationed the subject of this study. The results were analyzed, taking into account the theoretical reasoning, being discussed and interpreted from the units of registration of the informants. In this way, the results revealed that the families of the school-field students have not been effectively involved in the educational process of their children/pupils and, consequently, the students ' school performance has worsened more and more. Este estudo é fruto de uma pesquisa intitulada: ―A participação da família no contexto escolar: um estudo realizado na EMEF. ―Netélcio Ferreira de Brito‖, do projeto de assentamento P. A. Rio Gelado, em Novo Repartimento/PA‖, cujo objetivo principal é fazer uma reflexão sobre a importância da relação família e escola, para um melhor desempenho escolar das crianças, em especial dos estudantes de 1° ao 5°ano, que é foco desse estudo. Sendo assim, foi realizada primeiramente uma fundamentação teórica, baseada nas obras de vários autores renomados que fizeram abordagem sobre os tópicos desenvolvidos nesse estudo. Logo após, realizou-se uma pesquisa de campo na escola ―Netélcio Ferreira de Brito‖ por meio da qual, foi possível fazer uma investigação sobre sua relação com as famílias de seus pelos alunos que a frequenta. Para a coleta dos dados, foi realizada uma entrevista constituída de 05 perguntas abertas sobre os assuntos racionados a temática desse estudo. Os resultados foram analisados, levando em consideração a fundamentação teórica, sendo discutidos e interpretados a partir das unidades de registro dos informantes. Desse modo, os resultados revelaram que as famílias dos alunos da escola-campo não têm participado efetivamente do processo educacional de seus filhos/alunos e, por conseguinte, o desempenho escolar dos alunos tem piorado cada vez mais. 2021-11-29T16:43:28Z 2021-11-29T16:43:28Z 2018-03-14 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ALVES, Maria Antonia Moraes. A participação da família no contexto escolar: um estudo realizado na EMEF “Netélcio Ferreira de Brito”, do projeto de assentamento PA Rio Gelado, em Novo Repartimento/PA. Orientador: Gerson Dias Olivo. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Novo Repartimento, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3689. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3689 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação
Escola
Família
Participação
Education
School
Family
Participation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação
Escola
Família
Participação
Education
School
Family
Participation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
ALVES, Maria Antonia Moraes
A participação da família no contexto escolar: um estudo realizado na EMEF “Netélcio Ferreira de Brito”, do projeto de assentamento PA Rio Gelado, em Novo Repartimento/PA
topic_facet Educação
Escola
Família
Participação
Education
School
Family
Participation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study is the result of a research entitled: "The Participation of the family in the school context: a study carried out in the EMEF ―Netélcio Ferreira de Brito‖, of the settlement Project P. A. Icy river, in new split/PA", whose main objective is to make a Reflection on the importance of family and school relationships, for a better school performance of children, especially students from 1st to 5th year, which is the focus of this study. Thus, a theoretical basis was first carried out based on the works of several renowned authors who made an approach to the topics developed in this study. Shortly thereafter, a field survey was carried out at the school "Netélcio Ferreira de Brito" whereby it was possible to do an investigation of its relationship with the families of its students who attend it. For the collection of the data, an interview consisted of 05 open questions on the issues rationed the subject of this study. The results were analyzed, taking into account the theoretical reasoning, being discussed and interpreted from the units of registration of the informants. In this way, the results revealed that the families of the school-field students have not been effectively involved in the educational process of their children/pupils and, consequently, the students ' school performance has worsened more and more.
author_additional OLIVO, Gerson Dias
author_additionalStr OLIVO, Gerson Dias
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ALVES, Maria Antonia Moraes
title A participação da família no contexto escolar: um estudo realizado na EMEF “Netélcio Ferreira de Brito”, do projeto de assentamento PA Rio Gelado, em Novo Repartimento/PA
title_short A participação da família no contexto escolar: um estudo realizado na EMEF “Netélcio Ferreira de Brito”, do projeto de assentamento PA Rio Gelado, em Novo Repartimento/PA
title_full A participação da família no contexto escolar: um estudo realizado na EMEF “Netélcio Ferreira de Brito”, do projeto de assentamento PA Rio Gelado, em Novo Repartimento/PA
title_fullStr A participação da família no contexto escolar: um estudo realizado na EMEF “Netélcio Ferreira de Brito”, do projeto de assentamento PA Rio Gelado, em Novo Repartimento/PA
title_full_unstemmed A participação da família no contexto escolar: um estudo realizado na EMEF “Netélcio Ferreira de Brito”, do projeto de assentamento PA Rio Gelado, em Novo Repartimento/PA
title_sort participação da família no contexto escolar: um estudo realizado na emef “netélcio ferreira de brito”, do projeto de assentamento pa rio gelado, em novo repartimento/pa
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3689
_version_ 1787155085435863040
score 11.753735