Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O uso da ludicidade no ensino e aprendizagem de Geografia na Educação Básica: um estudo de caso

In the last decades, the teaching of geography has been having significant transformations of new technologies, which could have detached the geography teacher from the use of more ludic methodologies, simple and easy to use. The objective of this proposal is to investigate the insertion of ludic ac...

ver descrição completa

Autor principal: CARVALHO, Luana Valente
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3690
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3690
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36902022-07-23T22:57:02Z O uso da ludicidade no ensino e aprendizagem de Geografia na Educação Básica: um estudo de caso CARVALHO, Luana Valente SOUSA, Enilson da Silva http://lattes.cnpq.br/9809519303331231 https://orcid.org/ 0000-0003-2026-0822 Ensino de Geografia Criatividade Ludicidade Inclusão Teaching geography Creativity Lucidity Inclusion CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM In the last decades, the teaching of geography has been having significant transformations of new technologies, which could have detached the geography teacher from the use of more ludic methodologies, simple and easy to use. The objective of this proposal is to investigate the insertion of ludic activities in the school environment, in a case study in the Isabel Amazonas State Elementary and High School (E.E.E.F.M ISAM), Ananindeua-PA, to hypothesize about the viability of its use in the classroom. The methodological proposal used in this research was quantitative because there is a relationship between the subject and the object, in which knowledge, the object, and the researcher are integral and dependent parts, where the aspect of reality is sought by focusing on understanding and explaining the dynamics of social relations in the school environment. However, it was intended the insertion of more dynamic, creative, and stimulant didactic models beyond the textbook and expositive classes by contributing to the process of inclusion of students with and without disabilities in the educational environment through the use of ludic methodologies as building scale models, the role of the geography teacher, in the incorporation of the development of ludic activities in the classroom. Nas últimas décadas, o ensino de geografia vem passando por transformações significativas no campo da utilização de novas tecnologias, o que pode ter distanciado o professor de geografia do uso de metodologias mais lúdicas, simples e de fácil realização. O objetivo desta proposta, é perscrutar a inserção da ludicidade no ambiente escolar, em um estudo de caso na E.E.E.F.M Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Isabel Amazonas (ISAM), Ananindeua-PA, para levantar hipótese sobre a viabilidade de sua utilização em sala de aula. A proposta metodológica utilizada nesta pesquisa, foi a quantitativa, pois há uma relação do sujeito com o objeto, no qual, tanto o conhecimento, quanto o objeto e o pesquisador são partes integrantes e dependentes, onde se busca o aspecto da realidade focando na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais no ambiente escolar. Pretendeu-se, contudo, a inserção de modelos didáticos mais dinâmicos, criativos e estimulantes para além do livro didático e das aulas expositivas, contribuindo para o processo de inclusão de alunos típicos e atípicos no ambiente educacional por meio de metodologias lúdicas como a construção de maquetes, a partir do papel do professor de geografia, na incorporação do desenvolvimento do lúdico em sala de aula. 2021-11-30T14:50:38Z 2021-11-30T14:50:38Z 2021-10-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CARVALHO, Luana Valente. O uso da ludicidade no ensino e aprendizagem de Geografia na Educação Básica: um estudo de caso. Orientador: Enilson da Silva Sousa. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3690. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3690 por Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Ensino de Geografia
Criatividade
Ludicidade
Inclusão
Teaching geography
Creativity
Lucidity
Inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Ensino de Geografia
Criatividade
Ludicidade
Inclusão
Teaching geography
Creativity
Lucidity
Inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CARVALHO, Luana Valente
O uso da ludicidade no ensino e aprendizagem de Geografia na Educação Básica: um estudo de caso
topic_facet Ensino de Geografia
Criatividade
Ludicidade
Inclusão
Teaching geography
Creativity
Lucidity
Inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description In the last decades, the teaching of geography has been having significant transformations of new technologies, which could have detached the geography teacher from the use of more ludic methodologies, simple and easy to use. The objective of this proposal is to investigate the insertion of ludic activities in the school environment, in a case study in the Isabel Amazonas State Elementary and High School (E.E.E.F.M ISAM), Ananindeua-PA, to hypothesize about the viability of its use in the classroom. The methodological proposal used in this research was quantitative because there is a relationship between the subject and the object, in which knowledge, the object, and the researcher are integral and dependent parts, where the aspect of reality is sought by focusing on understanding and explaining the dynamics of social relations in the school environment. However, it was intended the insertion of more dynamic, creative, and stimulant didactic models beyond the textbook and expositive classes by contributing to the process of inclusion of students with and without disabilities in the educational environment through the use of ludic methodologies as building scale models, the role of the geography teacher, in the incorporation of the development of ludic activities in the classroom.
author_additional SOUSA, Enilson da Silva
author_additionalStr SOUSA, Enilson da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CARVALHO, Luana Valente
title O uso da ludicidade no ensino e aprendizagem de Geografia na Educação Básica: um estudo de caso
title_short O uso da ludicidade no ensino e aprendizagem de Geografia na Educação Básica: um estudo de caso
title_full O uso da ludicidade no ensino e aprendizagem de Geografia na Educação Básica: um estudo de caso
title_fullStr O uso da ludicidade no ensino e aprendizagem de Geografia na Educação Básica: um estudo de caso
title_full_unstemmed O uso da ludicidade no ensino e aprendizagem de Geografia na Educação Básica: um estudo de caso
title_sort o uso da ludicidade no ensino e aprendizagem de geografia na educação básica: um estudo de caso
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3690
_version_ 1787155085742047232
score 11.753735