Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Percepções geométricas a partir da caixa tátil na educação infantil

This work deals with activities developed to introduce Geometry concepts to Early Childhood Education students. Our interest in the subject was based on the understanding that mathematical concepts are not used as mathematical literacy, due to factors such as: lack of understanding by teachers and i...

ver descrição completa

Autor principal: VELOSO, Eleilza da Costa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3730
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3730
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-37302022-01-05T18:30:38Z Percepções geométricas a partir da caixa tátil na educação infantil VELOSO, Eleilza da Costa BARROS, Osvaldo dos Santos http://lattes.cnpq.br/8886478452699437 Alfabetização Matemática Igualdade e Semelhança Formas geométricas Mathematica Literacy Equality and Similarity Geometric shapes CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR This work deals with activities developed to introduce Geometry concepts to Early Childhood Education students. Our interest in the subject was based on the understanding that mathematical concepts are not used as mathematical literacy, due to factors such as: lack of understanding by teachers and inadequacy of teaching materials. In this sense, we aim to introduce the concepts of equality and similarity from the development of visual and tactile perceptions, in the manipulation of geometric and everyday objects. Thus, our objective is: to relate the structures of geometric shapes and their nomenclature, with the shapes and names of everyday objects, to introduce the concepts of classification and comparison, with an emphasis on the development of visual, tactile and cultural perception, through the use of tactile box, as a didactic resource. To support our conjectures about the learning process, we will work on theories of cognition, the relationships developed by students to assimilate everyday elements and their social interactions. As a methodological development, we will use materials composed of miriti to introduce cultural elements into school activities. As a result of this work, we hope to contribute to the sensory development of students and their geometric perceptions of everyday spaces and utensils. Este trabalho trata de atividades desenvolvidas para introduzir conceitos de Geometria para alunos da Educação Infantil. Nosso interesse pela temática se deu a partir da compreensão de que os conceitos matemáticos não são trabalhados como alfabetização matemática, devido a fatores como: falta de compreensão dos professores e inadequação dos materiais didáticos. Nesse sentido, objetivamos introduzir os conceitos de igualdade e semelhança a partir do desenvolvimento das percepções visual e tátil, na manipulação de objetos geométricos e do cotidiano. Assim temos como objetivo: relacionar as estruturas das formas geométricas e sua nomenclatura, com as formas e nomes dos objetos do cotidiano, para introduzir os conceitos de classificação e comparação, com ênfase no desenvolvimento da percepção visual, tátil e cultural, através do uso da caixa tátil, como recurso didático. Para fundamentar nossas conjecturas quanto ao processo de aprendizagem, vamos trabalhar as teorias da cognição, as relações desenvolvidas pelos alunos para assimilar os elementos do cotidiano e suas interações sociais. Como desdobramento metodológico utilizaremos materiais compostos de miriti para introduzir os elementos culturais nas atividades escolares. Como resultados desse trabalho, esperamos contribuir para o desenvolvimento sensorial dos alunos e suas percepções geométricas dos espaços e utensílios do cotidiano. 2022-01-04T18:03:17Z 2022-01-04T18:03:17Z 2021-06-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação VELOSO, Eleilza da Costa. Percepções geométricas a partir da caixa tátil na educação infantil. Orientador: Osvaldo dos Santos Barros. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3730. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3730 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Alfabetização
Matemática
Igualdade e Semelhança
Formas geométricas
Mathematica
Literacy
Equality and Similarity
Geometric shapes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
spellingShingle Alfabetização
Matemática
Igualdade e Semelhança
Formas geométricas
Mathematica
Literacy
Equality and Similarity
Geometric shapes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
VELOSO, Eleilza da Costa
Percepções geométricas a partir da caixa tátil na educação infantil
topic_facet Alfabetização
Matemática
Igualdade e Semelhança
Formas geométricas
Mathematica
Literacy
Equality and Similarity
Geometric shapes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
description This work deals with activities developed to introduce Geometry concepts to Early Childhood Education students. Our interest in the subject was based on the understanding that mathematical concepts are not used as mathematical literacy, due to factors such as: lack of understanding by teachers and inadequacy of teaching materials. In this sense, we aim to introduce the concepts of equality and similarity from the development of visual and tactile perceptions, in the manipulation of geometric and everyday objects. Thus, our objective is: to relate the structures of geometric shapes and their nomenclature, with the shapes and names of everyday objects, to introduce the concepts of classification and comparison, with an emphasis on the development of visual, tactile and cultural perception, through the use of tactile box, as a didactic resource. To support our conjectures about the learning process, we will work on theories of cognition, the relationships developed by students to assimilate everyday elements and their social interactions. As a methodological development, we will use materials composed of miriti to introduce cultural elements into school activities. As a result of this work, we hope to contribute to the sensory development of students and their geometric perceptions of everyday spaces and utensils.
author_additional BARROS, Osvaldo dos Santos
author_additionalStr BARROS, Osvaldo dos Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author VELOSO, Eleilza da Costa
title Percepções geométricas a partir da caixa tátil na educação infantil
title_short Percepções geométricas a partir da caixa tátil na educação infantil
title_full Percepções geométricas a partir da caixa tátil na educação infantil
title_fullStr Percepções geométricas a partir da caixa tátil na educação infantil
title_full_unstemmed Percepções geométricas a partir da caixa tátil na educação infantil
title_sort percepções geométricas a partir da caixa tátil na educação infantil
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3730
_version_ 1787155073830223872
score 11.755432