Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Educação de jovens e adultos: o que atravessa as aulas de matemática no ensinar - aprender

A presente pesquisa teve como objetivo investigar: o que atravessa as aulas de Matemática na Educação de Jovens e Adultos no ensinar-aprender Matemática, observando e interagindo com o cotidiano de uma turma da EJA. Para realização da pesquisa, elegemos a turma em que realizei a disciplina Est...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Vitor Manoel Gomes dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7340
Resumo:
A presente pesquisa teve como objetivo investigar: o que atravessa as aulas de Matemática na Educação de Jovens e Adultos no ensinar-aprender Matemática, observando e interagindo com o cotidiano de uma turma da EJA. Para realização da pesquisa, elegemos a turma em que realizei a disciplina Estágio Supervisionado III, realizada na Escola E. M. E. F, Castanhal/PA. Inicialmente, começamos com as observações sem nenhum tipo de interação com a turma, com o intuito de identificar aspectos empíricos, após esse período inicial começamos com as conversações e interações para com a turma e o professor. Em seguida, utilizamos falácias dos alunos e do professor para extrairmos informações relevantes. Como metodologia escolhemos o método qualitativo em uma abordagem fenomenológica. A priori, evidenciou-se, que as aulas na EJA, por se tratar de uma modalidade de ensino diferenciadas, seja em sua duração, ou em sua organização. A juvenilização presente nas salas de aula da EJA é perceptível e com ela há a interação entre gerações, resultando em uma troca de saberes para além dos conhecimentos científicos.