/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A vivência do voleibol no projeto social “educando através do esporte”, no município de Igarapé-Miri – PA
O presente estudo objetiva investigar as contribuições da vivência do voleibol para alunos do projeto social “Educando Através do Esporte”, realizado em uma escola do município de Igarapé-Miri-PA. O esporte é moldado de acordo com os seus interesses, sejam econômicos, sociais, culturais ou estéti...
Autor principal: | PANTOJA, Mauro Junior Serrão |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4104 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4104 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41042022-06-09T03:05:42Z A vivência do voleibol no projeto social “educando através do esporte”, no município de Igarapé-Miri – PA PANTOJA, Mauro Junior Serrão PINHEIRO, Welington da Costa http://lattes.cnpq.br/3643230594440900 https://orcid.org/0000-0002-6717-2013 Voleibol Esporte Competição escolar CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA O presente estudo objetiva investigar as contribuições da vivência do voleibol para alunos do projeto social “Educando Através do Esporte”, realizado em uma escola do município de Igarapé-Miri-PA. O esporte é moldado de acordo com os seus interesses, sejam econômicos, sociais, culturais ou estéticos. Nesse sentido, pode ser praticado em diferentes locais e usado de distintas maneiras, entretanto, a instituição escolar é um desses locais de apropriação do esporte, um dos conteúdos mais utilizados na Educação Física Escolar. Em termos metodológicos, o trabalho é de abordagem qualitativa e de caráter descritivo. Realizou-se uma pesquisa com 10 (dez) alunos que fizeram parte do projeto “Educando Através do Esporte” no ano de 2019. A demarcação desse período justifica-se pelo fato de que 2020 e 2021 não houve o funcionamento regular do referido projeto social, por conta da pandemia da COVID-19. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista, guiada por um roteiro contendo 4 (quatro) perguntas semi-estruturadas. Para fundamentação teórica do trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica relacionada ao esporte, voleibol e a prática esportiva na escola. Os principais resultados da pesquisa revelaram que o projeto trouxe contribuições para a vida dos alunos, segundo seus próprios relatos, no que tange à formação de valores, oportunidades de estudo e saúde. 2022-06-08T14:38:52Z 2022-06-08T14:38:52Z 2021-10-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PANTOJA, Mauro Junior Serrão. A vivência do voleibol no projeto social “educando através do esporte”, no município de Igarapé-Miri – PA. Orientador: Welington da Costa Pinheiro. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4104. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4104 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Voleibol Esporte Competição escolar CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
spellingShingle |
Voleibol Esporte Competição escolar CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA PANTOJA, Mauro Junior Serrão A vivência do voleibol no projeto social “educando através do esporte”, no município de Igarapé-Miri – PA |
topic_facet |
Voleibol Esporte Competição escolar CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
description |
O presente estudo objetiva investigar as contribuições da vivência do voleibol para
alunos do projeto social “Educando Através do Esporte”, realizado em uma escola do
município de Igarapé-Miri-PA. O esporte é moldado de acordo com os seus interesses,
sejam econômicos, sociais, culturais ou estéticos. Nesse sentido, pode ser praticado em
diferentes locais e usado de distintas maneiras, entretanto, a instituição escolar é um
desses locais de apropriação do esporte, um dos conteúdos mais utilizados na Educação
Física Escolar. Em termos metodológicos, o trabalho é de abordagem qualitativa e de
caráter descritivo. Realizou-se uma pesquisa com 10 (dez) alunos que fizeram parte do
projeto “Educando Através do Esporte” no ano de 2019. A demarcação desse período
justifica-se pelo fato de que 2020 e 2021 não houve o funcionamento regular do referido
projeto social, por conta da pandemia da COVID-19. O instrumento utilizado para a
coleta de dados foi a entrevista, guiada por um roteiro contendo 4 (quatro) perguntas
semi-estruturadas. Para fundamentação teórica do trabalho, foi realizada uma revisão
bibliográfica relacionada ao esporte, voleibol e a prática esportiva na escola. Os
principais resultados da pesquisa revelaram que o projeto trouxe contribuições para a
vida dos alunos, segundo seus próprios relatos, no que tange à formação de valores,
oportunidades de estudo e saúde. |
author_additional |
PINHEIRO, Welington da Costa |
author_additionalStr |
PINHEIRO, Welington da Costa |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
PANTOJA, Mauro Junior Serrão |
title |
A vivência do voleibol no projeto social “educando através do esporte”, no município de Igarapé-Miri – PA |
title_short |
A vivência do voleibol no projeto social “educando através do esporte”, no município de Igarapé-Miri – PA |
title_full |
A vivência do voleibol no projeto social “educando através do esporte”, no município de Igarapé-Miri – PA |
title_fullStr |
A vivência do voleibol no projeto social “educando através do esporte”, no município de Igarapé-Miri – PA |
title_full_unstemmed |
A vivência do voleibol no projeto social “educando através do esporte”, no município de Igarapé-Miri – PA |
title_sort |
vivência do voleibol no projeto social “educando através do esporte”, no município de igarapé-miri – pa |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4104 |
_version_ |
1787155177713696768 |
score |
11.753735 |