Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A vivência do voleibol no projeto social “educando através do esporte”, no município de Igarapé-Miri – PA

O presente estudo objetiva investigar as contribuições da vivência do voleibol para alunos do projeto social “Educando Através do Esporte”, realizado em uma escola do município de Igarapé-Miri-PA. O esporte é moldado de acordo com os seus interesses, sejam econômicos, sociais, culturais ou estéti...

ver descrição completa

Autor principal: PANTOJA, Mauro Junior Serrão
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4104
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4104
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41042022-06-09T03:05:42Z A vivência do voleibol no projeto social “educando através do esporte”, no município de Igarapé-Miri – PA PANTOJA, Mauro Junior Serrão PINHEIRO, Welington da Costa http://lattes.cnpq.br/3643230594440900 https://orcid.org/0000-0002-6717-2013 Voleibol Esporte Competição escolar CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA O presente estudo objetiva investigar as contribuições da vivência do voleibol para alunos do projeto social “Educando Através do Esporte”, realizado em uma escola do município de Igarapé-Miri-PA. O esporte é moldado de acordo com os seus interesses, sejam econômicos, sociais, culturais ou estéticos. Nesse sentido, pode ser praticado em diferentes locais e usado de distintas maneiras, entretanto, a instituição escolar é um desses locais de apropriação do esporte, um dos conteúdos mais utilizados na Educação Física Escolar. Em termos metodológicos, o trabalho é de abordagem qualitativa e de caráter descritivo. Realizou-se uma pesquisa com 10 (dez) alunos que fizeram parte do projeto “Educando Através do Esporte” no ano de 2019. A demarcação desse período justifica-se pelo fato de que 2020 e 2021 não houve o funcionamento regular do referido projeto social, por conta da pandemia da COVID-19. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista, guiada por um roteiro contendo 4 (quatro) perguntas semi-estruturadas. Para fundamentação teórica do trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica relacionada ao esporte, voleibol e a prática esportiva na escola. Os principais resultados da pesquisa revelaram que o projeto trouxe contribuições para a vida dos alunos, segundo seus próprios relatos, no que tange à formação de valores, oportunidades de estudo e saúde. 2022-06-08T14:38:52Z 2022-06-08T14:38:52Z 2021-10-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PANTOJA, Mauro Junior Serrão. A vivência do voleibol no projeto social “educando através do esporte”, no município de Igarapé-Miri – PA. Orientador: Welington da Costa Pinheiro. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4104. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4104 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Voleibol
Esporte
Competição escolar
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
spellingShingle Voleibol
Esporte
Competição escolar
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
PANTOJA, Mauro Junior Serrão
A vivência do voleibol no projeto social “educando através do esporte”, no município de Igarapé-Miri – PA
topic_facet Voleibol
Esporte
Competição escolar
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description O presente estudo objetiva investigar as contribuições da vivência do voleibol para alunos do projeto social “Educando Através do Esporte”, realizado em uma escola do município de Igarapé-Miri-PA. O esporte é moldado de acordo com os seus interesses, sejam econômicos, sociais, culturais ou estéticos. Nesse sentido, pode ser praticado em diferentes locais e usado de distintas maneiras, entretanto, a instituição escolar é um desses locais de apropriação do esporte, um dos conteúdos mais utilizados na Educação Física Escolar. Em termos metodológicos, o trabalho é de abordagem qualitativa e de caráter descritivo. Realizou-se uma pesquisa com 10 (dez) alunos que fizeram parte do projeto “Educando Através do Esporte” no ano de 2019. A demarcação desse período justifica-se pelo fato de que 2020 e 2021 não houve o funcionamento regular do referido projeto social, por conta da pandemia da COVID-19. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista, guiada por um roteiro contendo 4 (quatro) perguntas semi-estruturadas. Para fundamentação teórica do trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica relacionada ao esporte, voleibol e a prática esportiva na escola. Os principais resultados da pesquisa revelaram que o projeto trouxe contribuições para a vida dos alunos, segundo seus próprios relatos, no que tange à formação de valores, oportunidades de estudo e saúde.
author_additional PINHEIRO, Welington da Costa
author_additionalStr PINHEIRO, Welington da Costa
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author PANTOJA, Mauro Junior Serrão
title A vivência do voleibol no projeto social “educando através do esporte”, no município de Igarapé-Miri – PA
title_short A vivência do voleibol no projeto social “educando através do esporte”, no município de Igarapé-Miri – PA
title_full A vivência do voleibol no projeto social “educando através do esporte”, no município de Igarapé-Miri – PA
title_fullStr A vivência do voleibol no projeto social “educando através do esporte”, no município de Igarapé-Miri – PA
title_full_unstemmed A vivência do voleibol no projeto social “educando através do esporte”, no município de Igarapé-Miri – PA
title_sort vivência do voleibol no projeto social “educando através do esporte”, no município de igarapé-miri – pa
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4104
_version_ 1787155177713696768
score 11.653393