Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Desafios e possibilidades no ensino da educação física: um estudo de caso em uma escola pública estadual em Belém do Pará

A presente pesquisa tem por objetivo identificar quais os limites e possibilidades do ensino da educação física em uma escola pública estadual, sendo predominantemente de cunho qualitativo e utilizando o método do estudo de caso. Para coleta de dados foi utilizado a técnica da observação partici...

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Autor principal: SILVA, Mauricélio da Costa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
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spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41062022-06-09T03:05:39Z Desafios e possibilidades no ensino da educação física: um estudo de caso em uma escola pública estadual em Belém do Pará SILVA, Mauricélio da Costa CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da http://lattes.cnpq.br/4379323190080771 https://orcid.org/0000-0001-8143-6524 Escola Precarização do trabalho Educação física School Education physical CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA A presente pesquisa tem por objetivo identificar quais os limites e possibilidades do ensino da educação física em uma escola pública estadual, sendo predominantemente de cunho qualitativo e utilizando o método do estudo de caso. Para coleta de dados foi utilizado a técnica da observação participante com registros em diários de campo e entrevista semiestruturada. Para isso foram realizadas visitas semanais à escola-campo no período vespertino e as informações foram registradas em diários de campo, além disso, as entrevistas foram com o professor que ministra aulas de Educação Física na Escola Estadual Mário Barbosa, sendo realizadas no contexto situado da pandemia do COVID-19. Para a interpretação de dados foi utilizado a técnica de análise de conteúdo. Os resultados desta pesquisa revelaram um cenário altamente precarizado e limitado para o trabalho docente com relação a: a) Condições e jornada de trabalho: antes e durante a pandemia; b) Espaços e materiais destinados para as aulas de Educação Física. Por fim, essa pesquisa buscou explorar, problematizar e discutir temáticas envolvidas no processo do ensino da educação física por meio dos desafios encontrados na escola Estadual e identificar as possibilidades de superação de tais obstáculos para que consequentemente, houvesse a reflexão sobre a importância de garantir um ensino público de qualidade e a valorização do professor de EF para melhor atender os filhos (as) dos trabalhadores (as) no Brasil. A presente pesquisa tem por objetivo identificar quais os limites e possibilidades do ensino da educação física em uma escola pública estadual, sendo predominantemente de cunho qualitativo e utilizando o método do estudo de caso. Para coleta de dados foi utilizado a técnica da observação participante com registros em diários de campo e entrevista semiestruturada. Para isso foram realizadas visitas semanais à escola-campo no período vespertino e as informações foram registradas em diários de campo, além disso, as entrevistas foram com o professor que ministra aulas de Educação Física na Escola Estadual Mário Barbosa, sendo realizadas no contexto situado da pandemia do COVID-19. Para a interpretação de dados foi utilizado a técnica de análise de conteúdo. Os resultados desta pesquisa revelaram um cenário altamente precarizado e limitado para o trabalho docente com relação a: a) Condições e jornada de trabalho: antes e durante a pandemia; b) Espaços e materiais destinados para as aulas de Educação Física. Por fim, essa pesquisa buscou explorar, problematizar e discutir temáticas envolvidas no processo do ensino da educação física por meio dos desafios encontrados na escola Estadual e identificar as possibilidades de superação de tais obstáculos para que consequentemente, houvesse a reflexão sobre a importância de garantir um ensino público de qualidade e a valorização do professor de EF para melhor atender os filhos (as) dos trabalhadores (as) no Brasil. 2022-06-08T15:40:16Z 2022-06-08T15:40:16Z 2021-09-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Mauricélio da Costa. Desafios e possibilidades no ensino da educação física: um estudo de caso em uma escola pública estadual em Belém do Pará. Orientador: Willian Lazaretti da Conceição. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4106. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4106 Acesso Aberto 1 CD-ROM
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