/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Desafios e possibilidades no ensino da educação física: um estudo de caso em uma escola pública estadual em Belém do Pará
A presente pesquisa tem por objetivo identificar quais os limites e possibilidades do ensino da educação física em uma escola pública estadual, sendo predominantemente de cunho qualitativo e utilizando o método do estudo de caso. Para coleta de dados foi utilizado a técnica da observação partici...
Autor principal: | SILVA, Mauricélio da Costa |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4106 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4106 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41062022-06-09T03:05:39Z Desafios e possibilidades no ensino da educação física: um estudo de caso em uma escola pública estadual em Belém do Pará SILVA, Mauricélio da Costa CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da http://lattes.cnpq.br/4379323190080771 https://orcid.org/0000-0001-8143-6524 Escola Precarização do trabalho Educação física School Education physical CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA A presente pesquisa tem por objetivo identificar quais os limites e possibilidades do ensino da educação física em uma escola pública estadual, sendo predominantemente de cunho qualitativo e utilizando o método do estudo de caso. Para coleta de dados foi utilizado a técnica da observação participante com registros em diários de campo e entrevista semiestruturada. Para isso foram realizadas visitas semanais à escola-campo no período vespertino e as informações foram registradas em diários de campo, além disso, as entrevistas foram com o professor que ministra aulas de Educação Física na Escola Estadual Mário Barbosa, sendo realizadas no contexto situado da pandemia do COVID-19. Para a interpretação de dados foi utilizado a técnica de análise de conteúdo. Os resultados desta pesquisa revelaram um cenário altamente precarizado e limitado para o trabalho docente com relação a: a) Condições e jornada de trabalho: antes e durante a pandemia; b) Espaços e materiais destinados para as aulas de Educação Física. Por fim, essa pesquisa buscou explorar, problematizar e discutir temáticas envolvidas no processo do ensino da educação física por meio dos desafios encontrados na escola Estadual e identificar as possibilidades de superação de tais obstáculos para que consequentemente, houvesse a reflexão sobre a importância de garantir um ensino público de qualidade e a valorização do professor de EF para melhor atender os filhos (as) dos trabalhadores (as) no Brasil. A presente pesquisa tem por objetivo identificar quais os limites e possibilidades do ensino da educação física em uma escola pública estadual, sendo predominantemente de cunho qualitativo e utilizando o método do estudo de caso. Para coleta de dados foi utilizado a técnica da observação participante com registros em diários de campo e entrevista semiestruturada. Para isso foram realizadas visitas semanais à escola-campo no período vespertino e as informações foram registradas em diários de campo, além disso, as entrevistas foram com o professor que ministra aulas de Educação Física na Escola Estadual Mário Barbosa, sendo realizadas no contexto situado da pandemia do COVID-19. Para a interpretação de dados foi utilizado a técnica de análise de conteúdo. Os resultados desta pesquisa revelaram um cenário altamente precarizado e limitado para o trabalho docente com relação a: a) Condições e jornada de trabalho: antes e durante a pandemia; b) Espaços e materiais destinados para as aulas de Educação Física. Por fim, essa pesquisa buscou explorar, problematizar e discutir temáticas envolvidas no processo do ensino da educação física por meio dos desafios encontrados na escola Estadual e identificar as possibilidades de superação de tais obstáculos para que consequentemente, houvesse a reflexão sobre a importância de garantir um ensino público de qualidade e a valorização do professor de EF para melhor atender os filhos (as) dos trabalhadores (as) no Brasil. 2022-06-08T15:40:16Z 2022-06-08T15:40:16Z 2021-09-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Mauricélio da Costa. Desafios e possibilidades no ensino da educação física: um estudo de caso em uma escola pública estadual em Belém do Pará. Orientador: Willian Lazaretti da Conceição. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4106. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4106 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Escola Precarização do trabalho Educação física School Education physical CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
spellingShingle |
Escola Precarização do trabalho Educação física School Education physical CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA SILVA, Mauricélio da Costa Desafios e possibilidades no ensino da educação física: um estudo de caso em uma escola pública estadual em Belém do Pará |
topic_facet |
Escola Precarização do trabalho Educação física School Education physical CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
description |
A presente pesquisa tem por objetivo identificar quais os limites e
possibilidades do ensino da educação física em uma escola pública estadual,
sendo predominantemente de cunho qualitativo e utilizando o método do
estudo de caso. Para coleta de dados foi utilizado a técnica da observação
participante com registros em diários de campo e entrevista semiestruturada.
Para isso foram realizadas visitas semanais à escola-campo no período
vespertino e as informações foram registradas em diários de campo, além
disso, as entrevistas foram com o professor que ministra aulas de Educação
Física na Escola Estadual Mário Barbosa, sendo realizadas no contexto situado
da pandemia do COVID-19. Para a interpretação de dados foi utilizado a
técnica de análise de conteúdo. Os resultados desta pesquisa revelaram um
cenário altamente precarizado e limitado para o trabalho docente com relação
a: a) Condições e jornada de trabalho: antes e durante a pandemia; b) Espaços
e materiais destinados para as aulas de Educação Física. Por fim, essa
pesquisa buscou explorar, problematizar e discutir temáticas envolvidas no
processo do ensino da educação física por meio dos desafios encontrados na
escola Estadual e identificar as possibilidades de superação de tais obstáculos
para que consequentemente, houvesse a reflexão sobre a importância de
garantir um ensino público de qualidade e a valorização do professor de EF
para melhor atender os filhos (as) dos trabalhadores (as) no Brasil. |
author_additional |
CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da |
author_additionalStr |
CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Mauricélio da Costa |
title |
Desafios e possibilidades no ensino da educação física: um estudo de caso em uma escola pública estadual em Belém do Pará |
title_short |
Desafios e possibilidades no ensino da educação física: um estudo de caso em uma escola pública estadual em Belém do Pará |
title_full |
Desafios e possibilidades no ensino da educação física: um estudo de caso em uma escola pública estadual em Belém do Pará |
title_fullStr |
Desafios e possibilidades no ensino da educação física: um estudo de caso em uma escola pública estadual em Belém do Pará |
title_full_unstemmed |
Desafios e possibilidades no ensino da educação física: um estudo de caso em uma escola pública estadual em Belém do Pará |
title_sort |
desafios e possibilidades no ensino da educação física: um estudo de caso em uma escola pública estadual em belém do pará |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4106 |
_version_ |
1787155178466574336 |
score |
11.753735 |