/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Desafios da prática docente de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A pesquisa realizada pelo projeto foi de abordagem qualitativa explicativa, em 22 escolas da rede pública do...
Autor principal: | SANTOS, Alessandra do Socorro Rocha dos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4150 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4150 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41502022-07-06T03:05:29Z Desafios da prática docente de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental SANTOS, Alessandra do Socorro Rocha dos LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Prática de ensino Matemática - Ensino fundamental Student teaching Matemátics - Elementary School CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A pesquisa realizada pelo projeto foi de abordagem qualitativa explicativa, em 22 escolas da rede pública do município de Castanhal, estado do Pará, tendo como participantes, 146 professoras Pedagogas, que desenvolvem seu exercício docente em salas de aula com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As informações foram constituídas por meio de um formulário contendo objetos de investigação e suas dimensões, que foram respondidas pelas professoras pedagogas. A partir de minha participação como bolsista voluntária no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa que tem como objeto de estudo a Formação de Professores. Desta forma, este recorte que deu origem ao Trabalho de Conclusão de Curso, tem como objetivo analisar os desafios da prática docente das professoras para ensinar conceitos matemáticos básicos para estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para fundamentar as questões aqui propostas, realizamos levantamento bibliográfico que permitiu fazer as discussões relacionadas as questões que foram abordadas na pesquisa de campo. Para a escrita deste texto, retornamos ao campo de pesquisa e fizemos entrevista com cinco professoras, na perspectiva de obter maiores informações acerca dos desafios vivenciados por elas, para ensinar matemática no dia a dia da sala de aula. A partir de nossas analises pudemos apontar os desafios enfrentados pelas professoras Pedagogas, os quais englobam desde questões relacionadas a formação pessoal, acadêmica e profissional, além de questões politicas, sociais que acabam por influenciar o desenvolvimento do processo de ensino conceitos matemáticos básicos dentro das salas de aula. 2022-07-05T16:33:55Z 2022-07-05T16:33:55Z 2021-01-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Alessandra do Socorro Rocha dos. Desafios da prática docente de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4150. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4150 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Prática de ensino Matemática - Ensino fundamental Student teaching Matemátics - Elementary School CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Prática de ensino Matemática - Ensino fundamental Student teaching Matemátics - Elementary School CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA SANTOS, Alessandra do Socorro Rocha dos Desafios da prática docente de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
topic_facet |
Prática de ensino Matemática - Ensino fundamental Student teaching Matemátics - Elementary School CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado
Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental:
limites, desafios e possibilidades. A pesquisa realizada pelo projeto foi de abordagem qualitativa explicativa, em 22 escolas da rede pública do município de Castanhal, estado do Pará, tendo como participantes, 146 professoras Pedagogas, que desenvolvem seu exercício docente em salas de aula com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As informações foram constituídas por meio de um formulário contendo objetos de investigação e suas dimensões, que foram respondidas pelas professoras pedagogas. A partir de minha participação como bolsista voluntária no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa que tem como objeto de estudo a Formação de Professores. Desta forma, este recorte que deu origem ao Trabalho de Conclusão de Curso, tem como objetivo analisar os desafios da prática docente das professoras para ensinar conceitos matemáticos básicos para estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para fundamentar as questões aqui propostas, realizamos levantamento bibliográfico que permitiu fazer as discussões relacionadas as questões que foram abordadas na pesquisa de campo. Para a escrita deste texto, retornamos ao campo de pesquisa e fizemos entrevista com cinco professoras, na perspectiva de obter maiores informações acerca dos desafios vivenciados por elas, para ensinar matemática no dia a dia da sala de aula. A partir de nossas analises pudemos apontar os desafios enfrentados pelas professoras Pedagogas, os quais englobam desde questões relacionadas a formação pessoal, acadêmica e profissional, além de questões politicas, sociais que acabam por influenciar o desenvolvimento do processo de ensino conceitos matemáticos básicos dentro das salas de aula. |
author_additional |
LEDOUX, Maria Lídia Paula |
author_additionalStr |
LEDOUX, Maria Lídia Paula |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SANTOS, Alessandra do Socorro Rocha dos |
title |
Desafios da prática docente de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_short |
Desafios da prática docente de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Desafios da prática docente de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Desafios da prática docente de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Desafios da prática docente de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
desafios da prática docente de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4150 |
_version_ |
1787155198325555200 |
score |
11.753896 |