Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Educação financeira: uma necessidade curricular no ensino da matemática básica

This research aimed to reflect and generate curricular subsidies on Financial Education for the 6th year of Elementary School, especially during the pandemic period. A methodological study was carried out through a quantitative and bibliographical research, on the PCN's and the BNCC. To obtain da...

ver descrição completa

Autor principal: NASCIMENTO, Jéssica Cordovil do
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4152
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4152
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41522022-07-07T03:05:32Z Educação financeira: uma necessidade curricular no ensino da matemática básica NASCIMENTO, Jéssica Cordovil do SOARES, Maria Eliana http://lattes.cnpq.br/9877259421987347 https://orcid.org/0000-0001-8269-6184 Educação financeira Ensino fundamental Financial literacy CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA This research aimed to reflect and generate curricular subsidies on Financial Education for the 6th year of Elementary School, especially during the pandemic period. A methodological study was carried out through a quantitative and bibliographical research, on the PCN's and the BNCC. To obtain data, government websites were used, which dealt with financial education in elementary school, especially in the sixth grade. Through detailing, it demonstrated the need to develop in the student the ability to manage their future income, through the personal and family budget, for the responsibility of living in a consumer society and also making the student realize the consequences of a family budget poorly managed. A notebook of proposed exercises was prepared, which aim to teach the student's first steps to the conscious use of money and also ways to make him realize the importance of a calm financial life. The research concludes that although the pandemic period has affected the teaching of mathematics in relation to financial education, it is possible to readjust exercises that can be performed synchronously or even, through exercise books provided by the school, to students who do not have technological means monitoring of online classes. Esta pesquisa tinha por objetivo refletir e gerar subsídios curriculares sobre Educação Financeira para o 6º ano do Ensino Fundamental, em especial no período pandêmico. Foi realizado um estudo metodológico por uma pesquisa quantitativa e bibliográfica, sobre a PCN’s e a BNCC. Para obtenção de dados, foi utilizado sites governamentais, que versavam sobre a educação financeira no ensino fundamental, principalmente quanto ao sexto ano. Através do detalhamento, demonstrou a necessidade de desenvolver no aluno, a capacidade de gerir seus rendimentos futuros, através do orçamento pessoal e familiar, para a responsabilidade de conviver em uma sociedade consumista e também fazer com que o aluno percebesse as consequências de um orçamento familiar mal gerido. Foi elaborado um caderno de exercícios propostos, que possuem o objetivo de ensinar os primeiros passos do aluno ao uso consciente do dinheiro e ainda, maneiras de fazê-lo perceber a importância de uma vida financeira tranquila. A pesquisa conclui que embora o período pandêmico tenha afetado o ensino da matemática no tocante a educação financeira, é possível readequar exercícios que possam ser realizados de forma síncrona ou ainda, através de cadernos de exercícios fornecidos pela escola, aos alunos que não possuem meios tecnológicos de acompanhamento de aulas online. 2022-07-06T15:48:31Z 2022-07-06T15:48:31Z 2021-10-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NASCIMENTO, Jéssica Cordovil do. Educação financeira: uma necessidade curricular no ensino da matemática básica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4152. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4152 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação financeira
Ensino fundamental
Financial literacy
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Educação financeira
Ensino fundamental
Financial literacy
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
NASCIMENTO, Jéssica Cordovil do
Educação financeira: uma necessidade curricular no ensino da matemática básica
topic_facet Educação financeira
Ensino fundamental
Financial literacy
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description This research aimed to reflect and generate curricular subsidies on Financial Education for the 6th year of Elementary School, especially during the pandemic period. A methodological study was carried out through a quantitative and bibliographical research, on the PCN's and the BNCC. To obtain data, government websites were used, which dealt with financial education in elementary school, especially in the sixth grade. Through detailing, it demonstrated the need to develop in the student the ability to manage their future income, through the personal and family budget, for the responsibility of living in a consumer society and also making the student realize the consequences of a family budget poorly managed. A notebook of proposed exercises was prepared, which aim to teach the student's first steps to the conscious use of money and also ways to make him realize the importance of a calm financial life. The research concludes that although the pandemic period has affected the teaching of mathematics in relation to financial education, it is possible to readjust exercises that can be performed synchronously or even, through exercise books provided by the school, to students who do not have technological means monitoring of online classes.
author_additional SOARES, Maria Eliana
author_additionalStr SOARES, Maria Eliana
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author NASCIMENTO, Jéssica Cordovil do
title Educação financeira: uma necessidade curricular no ensino da matemática básica
title_short Educação financeira: uma necessidade curricular no ensino da matemática básica
title_full Educação financeira: uma necessidade curricular no ensino da matemática básica
title_fullStr Educação financeira: uma necessidade curricular no ensino da matemática básica
title_full_unstemmed Educação financeira: uma necessidade curricular no ensino da matemática básica
title_sort educação financeira: uma necessidade curricular no ensino da matemática básica
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4152
_version_ 1787155198932680704
score 11.753735